Menu

ADEUS À CULPA

ADEUS À CULPA
Facebook   E-mail   Whatsapp

LIÇÃO 9 - Parte 1
EU POSSO CONHECER O AMOR SOMENTE NO PRESENTE

O amor somente pode ser vivido no presente, e é somente através do amor que nós alcançamos a eternidade.

Apesar da maioria de nós ter uma grande dificuldade em viver o momento presente, as crianças, que ainda não se adaptaram ao conceito de tempo linear com um passado, presente e futuro, parecem capazes de fazer isto com facilidade. Eles narram estórias somente no tempo presente e, consequentemente, acredito que, diferente de nós adultos, eles não vivenciam um mundo baseado em fragmentações e separações.

Um recém nascido é um lindo símbolo de amor incondicional. Crianças não estão preocupadas com o passado ou futuro de seus pais, como eles se parecem ou como eles falam ou até mesmo se eles são ou não dignos de amor. A criança simboliza conhecimento, não como um acúmulo de fatos fragmentados, mas como amor, que é sabedoria genuína. O Amor é a essência do ser recém-nascido, e a luz que uma criança reflete pode somente ser um reflexo do amor de Deus. Com boa-vontade em acreditar e viver cada momento por completo, um recém-nascido nos ensina que cada instante pode ser uma nova oportunidade em se estender e expandir o amor.

O USO DO EGO NO TEMPO
Nossa mente-ego, contudo, usa o tempo para um propósito diferente. Seu propósito é o de julgar, de atacar e separar. Como discutimos anteriormente, nosso ego nos faria acreditar que nossa realidade é baseada nas informações que nosso cérebro recebe dos nossos sentidos físicos. Esta informação é interpretada em termos de passado, presente, e futuro. Nesse sentido, o tempo linear torna-se uma ilusão necessária para a sobrevivência do ego.

Essa crença, à qual a maioria de nós ainda contribui, nos encoraja a projetar nosso passado aprendido para o futuro, assegurando que nosso futuro será como o passado. Então, satisfazendo nossas necessidades de controlar e predizer, todos nós, contudo, eliminamos a possibilidade de viver o amor e a alegria no momento presente. Contrastando essa projeção de medo com o caminho do recém-nascido, que não tem necessidade de controlar o futuro, vemos que devemos viver a vida concentrando total atenção em estar completamente no momento presente.

Um Curso em Milagres sugere que o propósito verdadeiro do tempo é reconhecer que "A vontade de Deus para nós é a alegria perfeita", agora mesmo.

A PRESENÇA DE DEUS
A presença de Deus pode somente ser vivida no momento presente. Quando o momento está nas experiências do nosso passado ou torna-se preocupado com o futuro, nós deixamos o ego bloquear nossa habilidade de vivenciar o amor de Deus no presente. Para acordar para a possibilidade da realidade do amor - onde a preocupação e ansiedade são totalmente ausentes - nós devemos primeiro querer abandonar nossa ligação com o passado e com o futuro. Então, nós podemos reconhecer que nosso estado é imutável no amor, na alegria e na paz.

É possível focar a paz de Deus como nossa única meta e o perdão como nossa única função por um instante apenas. Naquele instante nós podemos desistir de julgar e avaliar, e acreditar que a voz do amor nos direcionará e guiará. Se nós estivermos dispostos a fazer isso por somente um instante, nosso futuro pode se tornar uma extensão de um presente de paz e amor que nunca acaba.

MENSAGEIRO DA VERDADE
Ao praticar a lição de hoje, descobri o seguinte processo que pode ser muito útil para você: imagine que o universo inteiro é feito somente de luz e que você está no centro daquela luz - no coração de Deus. Reconheça que sua única realidade é a luz. Agora, enquanto estiver na consciência daquela luz, dê um passo em direção ao mundo da ilusão do planeta Terra. Imagine que durante aquele um segundo que você está na Terra, tudo que você tem que fazer é deixar sua luz brilhar sobre e através de todas as mentes. Então, dê um passo para trás para o centro da luz mais uma vez. Dessa vez, respire o instante, enquanto você estiver no mundo da ilusão, sabendo que você é o mensageiro de Deus - um mensageiro da verdade - trazendo amor e luz a um mundo repleto de medo e escuridão.

Como um mensageiro do amor nós não temos que julgar ou avaliar; nós não temos que fazer nada, exceto deixar a luz de Cristo, que sempre esteve em nós, brilhar. Ela brilha naturalmente em tudo e não exclui nada. Conforme nós repetimos esse processo, lembrando a nós mesmos toda vez que "Eu posso conhecer o amor somente no presente", nossas mente irão vivenciar a alegria que surge da luz que trazemos para um mundo de escuridão. Neste sentido, nós despertamos para a sabedoria que nunca deixamos no coração de Deus, que é nossa moradia.

Você pode aplicar um exercício por dia ou aplicar o mesmo exercício durante a semana toda. Para melhor aproveitamento, faça uma pequena meditação colocando a frase principal do exercício em evidência na parte da manhã (mínimo 5 min) e à noite, antes de dormir. Procure seguir as diretrizes de cada lição para que você tenha maiores benefícios.
Exercícios retirados do livro "Goodbye to Guilt", de Gerald G. Jampolsky, Bantam Books.

www.cca.org.br


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa