Menu

Ouvir Mozart faz bem

Ouvir Mozart faz bem
Facebook   E-mail   Whatsapp

Ouvir Mozart faz bem, para a alma e para a saúde. E nem é coisa genérica, não, 12 minutos de Mozart por dia, três dias por semana, durante no mínimo quatro meses, bastam para baixar a pressão arterial.
A conclusão é de um estudo conduzido pela Escola de Enfermagem da Seattle University e que acabou de ser apresentado na conferência anual da American Heart Association sobre pressão arterial em Atlanta. “É um programa muito simples, muito fácil de ser seguido e que efetivamente ajuda a baixar a pressão”, afirmou a dra. Jean Tang, autora do estudo.
O grupo estudado incluía 40 idosos. Metade deles ouvia uma sonata de Mozart, a outra metade ouvia um cd com exercícios de relaxamento e de respiração e sons de ondas do mar. O grupo que ouvía Mozart apresentou resultados quase tão bons quanto o grupo que fazia os exercícios de relaxamento.
No Brasil, 35% da população com mais de 40 anos sofre de hipertensão, segundo estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). É uma das doenças mais comuns do mundo moderno. E mata. Além de remédios, o que se sabe é que são mudanças radicais no estilo de vida que ajudam a controlar a pressão. Essas mudanças incluem exercícios, dieta e técnicas variadas para lidar com o stress.
Para aqueles dentre nós que não podem cercar-se de “rocks rurais” e mudar para uma casa no campo, há que se exercitar a imaginação e achar alternativas para não deixar o ritmo da cidade grande e os apelos ansiosos da vida moderna acabarem com a nossa saúde. Mozart e ondas do mar… por que não?

Adília Belotti

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa