Menu

Livre-se do Egoísmo

Atualizado dia 7/17/2019 6:25:12 PM em Almas Gêmeas
por Florencio Antonio Lopes


Facebook   E-mail   Whatsapp

O egoísta está sempre fazendo tudo para agradar a si mesmo e nunca pensa na mãe, no pai, na esposa (ou marido) e nem nos filhos. Mais que isso, sempre pensa em si mesmo como um Deus. O choque de realidade, entretanto, é implacável. Quando perde algum de seus entes queridos, a compreensão de que não é Deus é imediata e o resultado é arrependimento e dor sem fim.

O roteiro do egoísmo é conhecido. Não há outro resultado possível a não ser a loucura e o desespero. Devemos, portanto, ter muito cuidado para não cairmos neste lamaçal que é o egoísmo.

Os pais devem ter especial atenção. Afinal, é normal um dos filhos achar que tenha que ser tratado de forma diferente, especial. Geralmente, esse filho tem alguma característica especial, como ser o mais velho, o caçula, a filha mulher ou o filho homem, enfim, as possibilidade são inúmeras.  Cabe aos pais, entretanto, não permitir que tais sentimentos criem raízes.

Não podemos agir dessa forma nem em relação a nós mesmos. Quando pensarmos que merecemos algum privilégio ou tratamento diferenciado, devemos lembrar que não basta agradar a um dos elementos da família, relegando os outros ao segundo plano. Devemos chegar a uma saída, agradar a nós mesmos e a todos os demais, pois este é o caminho religioso e verdadeiro de um ser humano superior.

Da mesma forma acontece na nossa relação com os outros. Não somos o centro do universo e nem da nossa própria família. Não podemos pensar em nos agradar unicamente, temos sempre que achar uma maneira de fazer com que o que nos faz bem não prejudique os demais. Mais que isso, tem que fazer bem a nós e também aos outros.

Afinal, somos membros da Sagrada Família e, para Deus, somos todos irmãos. Jesus Cristo não hesitou em sacrificar a si mesmo para o bem de sua família. Não foi egoísta. Assim como Ele fez conosco, devemos combater o egoísmo, dar as mãos e caminhar junto com nossos irmãos para uma grande evolução.

Vamos deixar o caminho do egoísmo! Que tal estender a nossa mão aos necessitados, àqueles que sofrem de um grande mal? Que tal acalmar o coração dos aflitos doentes, ajudar os casais, os pais, os filhos? E que tal ajudar os viciados e os aidéticos? São apenas exemplos de ações que podemos tomar e que trarão benefícios não só a nós como também aos outros.

Nós temos sempre que ajudar, não importa a situação. No código de moral babilônico, por exemplo, há um ditado que quem ajuda ao próximo recebe benefícios. Ao ser questionado, diz o babilônico em sua defesa: “Não libertei o escravo, o que estava preso num cárcere, nem perdoei meu devedor?”. Essa metáfora é importante e mostra o benefício de fazer o bem, ajudar as pessoas. Por isso, em nossas reuniões no Amor Entre os Povos, orientamos que devemos pelo menos “libertar um escravo”, porque esta pessoa poderá ser muito importante para nós, para a comunidade e para a pátria.

Nunca devemos negar-nos em ajudar nossos irmãos que estejam escravizados por algum motivo, seja por conta das drogas, da desesperança, da doença ou da desilusão. Não somos ninguém para julgá-lo. Devemos procurar ser úteis, mas, se nada pudermos fazer materialmente, temos a chance em ajudá-lo em orações e vibrações para que esta pessoa possa ter a paz em vez de aflição.

Hoje o que vemos, infelizmente, são pessoas que se omitem no fazer o bem e se apressam em julgar sem conhecer. Essa realidade é terrível e mostra que estamos regredindo, entrando de cabeça na violência. Antes de julgar o próximo, convém olharmos para nós mesmos e iniciarmos por nós o julgamento.

Nosso endereço: Amor Entre os Povos, Rua São José, 247 – centro – Ribeirão Preto - SP, fone: 16 3625-0574.

Abraços

Florêncio Antonio Lopes
Mestre Espiritualista
Site:www.aep.org.br
[email protected]
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Florencio Antonio Lopes   
FLORÊNCIO ANTONIO LOPES Mestre Espiritualista graduado "Senhor-Mestre" Ribeirão Preto - SP
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa