Menu

PROJETO UNICÓRNIO - A ARTE DE AMAR E SER AMADO

Atualizado dia 5/12/2010 12:08:53 PM em Almas Gêmeas
por José A Bonilla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Amar e ser amado! É o sonho mais maravilhoso que o ser humano guarda no recanto mais intimo de seu coração. Alguns milhares de privilegiados conseguem chegar até lá, mas milhões e milhões de homens e mulheres, solteiros, casados, viúvos, separados ou divorciados, sentem aquele ideal como inatingível, como o grande prêmio da loteria e o medo que esta situação provoca alimenta numerosas fontes de negativismo e de desajustes individuais de milhões de pessoas, originados em grande parte por problemas relacionados com carências afetivas. 

A afetividade humana não é, pois, um tema acadêmico de salão ou de pequenos círculos intelectuais. Ela é um grande tema, talvez o Grande Tema, cujo correto desenvolvimento poderá brindar mais alegria e satisfação autênticas aos seres humanos, que quase qualquer outra coisa. Com efeito, a saúde, o sucesso e a prosperidade, por exemplo, são assuntos da maior importância para muitas pessoas, mas parecem vazios se não estão acompanhados da maravilhosa vibração que surge do Amor, considerando como tal aquele que brota espontaneamente entre um homem e uma mulher. 

Talvez apenas exista um nível mais profundo de felicidade: aquele percebido por pessoas com grande desenvolvimento espiritual e para as quais a palavra Amor tem um sentido mais profundo, já que ele significa a fusão com Deus, com a Unidade, com o Oceano Cósmico. 

Mas, antes de conhecer, sentir e vivenciar o Amor Divino, necessitamos experimentar o amor terreno, o amor humano, a maravilhosa vibração que faz unir com um selo inviolável o coração de um homem e o coração de uma mulher. Este selo inviolável protege um fluxo esplêndido de duas vias, envolvendo cálidos eflúvios de um coração para outro. Trata-se de uma simples, mas fulgurante experiência: amar e ser amado. No plano humano, a nível emocional, não existe nada mais fascinante. 

Amar e ser amado são uma possibilidade concreta que todo ser humano tem. Deus nos criou para que gozássemos dessa maravilha, mas Ele também nos deu o livre arbítrio, a livre escolha como excitante exercício de nossa vontade, de nossa liberdade. O ser humano tem, pois, a alternativa de escolher entre o Bem e o Mal, entre o certo e o errado.
Desta forma, podemos adquirir experiência, podemos ganhar discernimento. Se escolhemos errado, não poderemos conhecer a Felicidade, não poderemos chegar a jogar o maravilhoso jogo de amar e ser amado; e o preço será o sofrimento, o desânimo e a dor. 

Existe uma força poderosa que milita contra a realização do ser humano em qualquer campo: é a comprovação da existência de injustiças evidentes. De que vale, então, ser bom, amoroso, sincero e honesto, se a ruindade, desonestidade e brutalidade parecem ser mais bem recompensadas? Estes pensamentos, muito comuns na área dos negócios, têm se estendido a outras áreas, entre elas a da afetividade.

Por exemplo, muitas mulheres ao saberem das ardilezas e das insinceridades de outras, para conquistar um homem ou defraudadas pela conduta aproveitadora e egoísta de alguns deles, acabam levando uma vida ruim, envenenadas por queixas, sentimentos feridos e inveja. Assim se autoconvencem de que o mundo é ruim, maligno e injusto e que elas são vitimas propiciatórias, marionetes humanas, folhas arrastadas pelo vento. Mas, na verdade, o que acontece é que estão espiritualmente cegas e até que não acordem para a luz, permanecerão em seus leitos de angústia e sofrimentos. 

Com efeito, as injustiças que existem no mundo são realmente injustiças aparentes. Na verdade, no fundo, elas são produzidas não ao acaso e sim pelo funcionamento das leis cósmicas, como compensação por atitudes, sentimentos e pensamentos que se desenvolvem em nosso interior e depois, de alguma forma, são lançados para o exterior, poluindo o meio ambiente. Se na mente de milhões de pessoas se alojam o medo, os ciúmes, o ódio, a inveja, o ressentimento, a raiva e os desejos de vingança, como esperar que o amor sorria para elas, que a saúde core suas faces, que a harmonia as abençoe e que a alegria as impregne? 

Por favor, é necessário gravar isto com palavras de fogo: não é suficiente se abster de criar pensamentos e sentimentos negativos; também será necessário não incorporar inadvertidamente aqueles fabricados pelos outros. Para isto é imprescindível desenvolver autoproteção e a melhor forma de fazê-lo ‑ apesar de todas as dúvidas que possam existir ‑ é preencher nossos corações de sentimentos positivos e amorosos, nos constituindo assim num deslumbrante foco de luz e esperança para todos os que nos rodeiam. 

Agindo dessa forma, a irradiação de belíssimos sentimentos que surgirá de nosso interior será um maravilhoso manto protetor que nos protegerá para sempre do Mal, porque este manto tem como base o Amor e, portanto, está ligado a elevadas energias divinas. O materialista homem do século XXI não sabe, mas essas energias divinas existem, sendo armazenadas em reservatórios gigantescos por seres excelsos, que no Ocidente são conhecidos como Anjos ou Arcanjos e no Oriente como Nirmanakayas. 

Estas energias só podem ser mobilizadas pelo ser humano através do Amor em suas múltiplas formas. Todo ato de Amor espontâneo, genuíno, autêntico tem a virtude de se harmonizar com aquelas energias poderosíssimas, encaminhando cada vez mais à pessoa que o pratica para as luminosas avenidas da paz interior, da felicidade e do amor correspondido. 

Todos estamos acostumados a considerar a vida humana e, em particular, a correspondente a nosso vertiginoso século, como uma coisa bem negativa, tingida de interesse, ódios, exploração e muito sofrimento. Pensamos que isto é a Realidade, mas é só a "realidade", ou seja, um lado da moeda. Para que a moeda seja perfeita, é necessário que seja equilibrada, com seus dois lados igualmente pesados. O outro lado, a face oculta da vida, é a que possibilita a sobrevivência do ser humano; é o lado positivo, repleto de Amor.

OBSERVAÇÃO : Nas próximas semanas novos artigos sobre esta temática fascinante.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: José A Bonilla   
Professor José A Bonilla (Universidade Federal de Minas Gerais). Temas: A Arte de Amar e Ser Amado, Educação para a Vida e Vida Espiritual. Autor de 18 livros e 247 artigos científicos e de divulgação. Sete Cursos on line e livros serão disponibilizados brevemente neste site. E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa