Menu

Regressão de Memória - Dúvidas Freqüentes

Atualizado dia 9/10/2021 1:35:22 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A regressão não é somente atributo de psicólogos, aliás, até o ano 2000, o Conselho Federal de Psicologia proíbia os profissionais cadastrados a praticar a regressão, a hipnose e outras técnicas alternativas. Porém, apesar de acreditar que podem existir terapeutas não-psicólogos aptos a praticar uma regressão segura, acredito também que o conteúdo que movimentamos num trabalho de regressão ou hipnose merece que tenhamos um profissional bem habilitado para que os resultados sejam potencializados, e também pelo fato de que estamos mexendo em conteúdos profundos e isso é muito delicado.

Muitas pessoas me perguntam: Ficarei inconsciente durante a regressão?
Respondo que não, pois apesar de existirem várias técnicas de regressão, como por exemplo, uma que utiliza a hipnose profunda; no meu trabalho não a utilizo, pois acredito que a consciência do paciente deve ser preservada durante o processo para que possamos "relembrar", e não fazer somente imposições e sugestões hipnóticas na vivência do paciente, que não teria como perceber e acompanhar os resultados.

No processo que utilizo, o paciente se mantém sempre consciente e em estado de relaxamento profundo, porém ele fica no controle do processo.

Outras pessoas dizem não acreditar em reencarnação e vidas passadas e me perguntam se podem submeter-se ao trabalho assim mesmo. Na verdade, o paciente não precisa acreditar em alguma coisa, basta querer resolver seu conflito, ter vontade de entrar em contato com seu interior e autodescobrir-se.
A regressão é um caminho para o autoconhecimento, para busca de respostas para seu modo de ser, de sentir o mundo e de viver o presente, alçar vôo num maravilhoso mundo de nossas imagens mentais, lembranças arcaicas e mundo astral. Não é preciso que seja espiritualista, apesar de minha linha de trabalho partir deste pressuposto; mas na sua síntese, o trabalho busca um resultado terapêutico para a queixa que o paciente nos traz e, portanto, basta que ele esteja motivado para a regressão e estado receptivo.

Muitos bloqueios que atravancam nossa vida são resolvidos através do movimento interno que ocorre num processo terapêutico de regressão. Por isso, sempre volto a alertar, que o profissional seja habilitado e apto a fazer psicoterapia pois senão os conteúdos não sendo trabalhados, trazem um alívio de sintomas a curto prazo, porém, retornam os mesmos sintomas em uma ou duas semanas. Movimentando nossas imagens mentais, integramos estados internos em desequilíbrio, que tenham se posicionado em estado de bloqueio em algum momento de nossas vidas (ou outras vidas ). Em estados alterados de consciência entramos em contato com nosso ser transpessoal, nossas imagens mentais, nossas várias consciências e nos conectamos com nossa espiritualidade.

Muitas pessoas têm medo de não voltar de uma regressão; isso é lenda, pois, na realidade, não vamos a lugar nenhum, mas sim em nos consciência. Existe o chamado "cordão de prata" que liga o nosso corpo ao nosso espírito e este cordão só se rompe no momento de nosso desencarne; portanto, antes disso, não podemos nos desligar. Além de que buscamos acessar memórias arcaicas em nossas várias consciências e não fazemos viagens ou desdobramento.

Outra dúvida que os pacientes nos trazem é de questionarem se as lembranças realmente ocorreram. Na verdade, não temos como comprovar isso por ser uma experiência consciencial do indivíduo. Podemos sim apelar para seu julgamento interno a partir do coração, ou seja, ele mesmo pode acessar em seu coraçáo a veracidade da vivência ou não. Mas digo que na grande maioria dos casos, a pessoa sente que realmente viveu aquilo, pela força com que vivenciam a experiência.

As pessoas sentem reaçoes físicas, emocionais, porém pode ser que sejam criações do nosso inconsciente tentando fazer com que nossos conflitos façam sentido de alguma forma. De qualquer modo ressalto que a terapia visa um resultado clínico, terapêutico, e não somente uma curiosidade, e nesse sentido, podemos aceitar a experiência como uma vivência passada, ou como uma criação mental, de qualquer modo, o que importa é o resultado, ou seja, as respostas e a mudança interior que ocorre durante o processo.

Não há dúvida que a regressão modifica nosso padrão mental em relação às situações experienciadas, mudança de crenças, padrões de pensamento antigos que causavam conflitos internos são dissolvidos no trabalho. E assim, situações na vida cotidiana que causavam desconforto, como fobias, medos injustificáveis, repetição de padrões negativos em relacionamentos, são revertidos no trabalho de fundo da terapia, e harmonizados em seu conjunto, trazendo melhoria na qualidade de vida e paz interior.


Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa