Equinócio da Primavera




Autor Beatriz Villac
Assunto AstrologiaAtualizado em 9/22/2025 9:57:49 PM
Dia 22/09 o Sol entra no signo de Libra e aí permanece por um mês. Nesta data temos no hemisfério sul o equinócio da primavera.
Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o equador celeste, passando exatamente por esta linha.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. O equinócio ocorre duas vezes no ano, em março e em setembro. No dia do equinócio os dois hemisférios da Terra se encontram igualmente iluminados pelo Sol.
Aqui no hemisfério sul temos o equinócio da primavera palavra que deriva do latim (primo vere), que significa primeiro verão porque a partir deste momento, os dias vão ficando mais longos até chegar o verão. No hemisfério norte ocorre o contrário, os dias vão ficando mais curtos porque vai ocorrendo um distanciamento do Sol até a chegada do inverno.
Astrologicamente, este é um momento de celebração porque a duração de tempo igual entre o dia e a noite nos traz mais uma vez a possibilidade de equilibrar os opostos, ou seja, feminino/masculino, introspecção/extroversão, ouvir/falar, espírito/matéria, eu/outro, natureza/civilização, força/suavidade, expansão/contensão, mente/sentimento e por aí vai. Nesse momento, podemos nos conectar com este fenômeno para integrarmos mais equilíbrio, bom senso e harmonia entre todas estas polaridades para conduzirmos melhor nossa vida e tudo o que nos cerca.
Neste sentido, o signo de Libra que rege a ponderação e a diplomacia favorece essa possibilidade para todos nós. Este signo é do elemento ar, relacionado com a energia vital da respiração, o prana. Tudo respira numa troca incessante, de modo rítmico, num grande pulsar da vida. O elemento ar interconecta tudo. A energia de Libra favorece a elaboração de um refinado senso de estética, harmonia, educação e gentileza. Está ligado às artes e a beleza de modo geral, traz sociabilidade, companheirismo e a capacidade de se relacionar. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não deixar de lado a franqueza e um posicionamento contundente quando for adequado, para impedir que as atitudes nefastas se imponham, dando um rumo prejudicial aos acontecimentos. Como a energia de libra não bate de frente também pode haver uma tendência a uma articulação exagerada, manipuladora e ilícita, que atua por debaixo dos panos para conseguir o que quer só em benefício próprio.
A primavera é um momento de frutificação. Vamos entrar nesta sintonia e aprendermos a nos conectar com as forças da natureza e cósmicas para resgatarmos a organicidade da vida, a interconexão entre todas as coisas para prosperarmos de verdade. Vamos restabelecer este elo perdido, a conexão com o que promove verdadeiramente o fluxo da vida, a frutificação, o equilíbrio entre a natureza e a civilização.
Feliz Primavera!
Texto Revisado
Autor Beatriz Villac . Astrologia e Tarô fundamentados na psicologia junguiana . Master Reiki, Karuna e Seichim Reiki . Master facilitadora em Magnified e Light Healing . Master facilitadora do Método Melchizedek e Gaiadon Heart . Cromoterapia . Terapia Floral . Radiestesia e Radiônica . Geobiologia e Feng Shui . Formação em psicologia analítica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |





Deixe seus comentários: