Menu

A Influência da Autoestima

Atualizado dia 6/2/2016 10:52:39 AM em Autoajuda
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

A autoestima é uma necessidade humana fundamental. Independentemente da consciência que tenhamos dela ou do nosso consentimento, ela está sempre presente em nossa existência.

Uma definição sucinta e clara é a de que a autoestima é o conceito íntimo do valor que creditamos a nós mesmos. Deste modo, quer estejamos conscientes ou não da condição de nossa autoestima, ela afeta sobremaneira o nosso modo de viver; motivando nosso sucesso quando positiva, e fomen-tando nossos fracassos e sofrimentos quando negativa.

Consequentemente, a autoestima está intimamente li-gada ao nosso grau de autorrealização, isto é, se aspiramos uma existência onde paulatinamente possamos atingir um grau elevado de satisfação ou realização pessoal, não pode-mos prescindir de conscientemente investir em seu aprimo-ramento. Lembrando ainda, que a autoestima possui uma via de mão dupla, ou seja, se por um lado ela influencia nossas atitudes, do outro, ela se nutre destas mesmas atitudes; o que equivale dizer que, reciprocamente, quando melhoramos o patamar da nossa autoestima damos qualidade às nossas ati-tudes e vice-versa.

Nathaniel Branden diz o seguinte a respeito da influên-cia da autoestima: “A autoestima, quando plenamente reali-zada, é a vivência de que somos adequados para a vida e suas exigências. Especificamente, autoestima é: confiança em nossa capacidade de pensar; confiança em nosso direito de vencer e sermos felizes; a sensação de que temos valor, e que merecemos e podemos afirmar as nossas necessidades e aquilo que queremos alcançar nossas metas e colher os frutos dos nossos esforços”.

Desta forma, quando não concretizamos nossa autoes-tima, ou seja, quando não a aprimoramos e deixamos que ela permaneça em desequilíbrio, menos ambicionamos e menos conseguimos. A falta de clareza do que realmente é bom ou satisfatório para nossa vida será sempre um grande obstáculo ao nosso crescimento. Com a autoestima baixa a probabili-dade de que desistamos dos nossos objetivos é praticamente certa, pois, nos faltará a confiança necessária para despren-dermos todo o esforço imprescindível em prol daquilo que almejamos.

Os desafios tornam-se assustadores quando nos falta autoestima ou ela é baixa. Porém, quando ela é positiva o grau de coragem e persistência é mais elevado diante das dificuldades, assim como a motivação será maior para fazer o melhor a fim de realizar os nossos propósitos existenciais.
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa