Menu

Seu filho grita e tudo se transforma no caos? E você, conhece as suas emoções?

Atualizado dia 1/11/2018 1:40:28 PM em Autoajuda
por AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM


Facebook   E-mail   Whatsapp

  Sabia que os filhos aprendem com o exemplo dos pais?

  Um dia, em uma conversa com um dos meus primos, pais de duas crianças, disse-me que as palavras se perdem com o vento e que o exemplo é que fica. E contou-me o que o fez chegar a tal conclusão. Estava ele com os filhos em um aniversário e, em uma roda de viola, cruzou as pernas, escorou o cotovelo no joelho, a mão no rosto e seguia o ritmo da música tocando o rosto suavemente com os dedos. Ao olhar para o lado, um dos filhos estava exatamente na mesma posição, tocando o rosto com os dedos ao ritmo da música. Ele sorriu para o filho e o chamou para o abraço. O menino falou: Sou igualzinho a você, papai. Desde então, passou a observar mais os seus atos e as suas orientações na educação das crianças para educar com coerência.
 Há jargão muito conhecido: "faça o que eu digo, mas não faça o que faço". Muitos pais não percebem que agem assim quando falam para os filhos que não pode gritar, mas gritam com eles, dizem que não podem fazer coisa errada mas tentam furar a fila do supermercado, subornar o guarda de trânsito... são as pequenas ações no dia a dia que moldam a personalidade da criança que tem o pai como o adulto-referência.

  A educação dos filhos é coisa séria que precisa ser muito bem planejada, discutida com os responsáveis pela crianças. Os pais devem entrar em acordo sobre as decisões a tomar diante dos desafios com os filhos. Se o pai diz água e a mãe diz vinho, a criança desanda. Se você acredita que o seu filho grita e não tem limites, observe o seu comportamento diante dele, mesmo que não esteja lhe dirigindo a palavra diretamente. Ciranças são curiosas, observadoras e estão sempre atentas a tudo o que acontece ao seu redor. Atente-se para "o que", "o como" e "quando" diz algo com outros adultos na presença das crianças ou mesmo com o(a) seu(sua) parceiro(a) pois a crianças registra os seus atos como "verdades" que devem ser seguidas.
Quer filhos tranquilos? Aja com tranquilidade. Quer filhos atenciosos? Dê atenção a eles. Conheça as suas emoções para poder gerenciá-las e evitar atitudes implsivas e suas consequências.
Proponho um desafio: Que tal você registrar as suas emoções durante o dia e o que aconteceu para que tal emoção tenha sido aflorada? 
Registre "todas as emoções" boas ou ruins. E se você fizer esse exercício durante uma semana, registrando dia após dia? Perceberá que depois de uma semana você poderá analisar que situações lhe tiram do sério, que comportamentos você teve diante da emoção para, então, conhecendo-se melhor, saber lidar, controlar as suas emoções.
Agir no impulso pode complicar ainda mais a situação. Pode deixar marcas no seu filho que durarão por toda a sua vida. A atividade/desafio proposta e uma forma de ajudá-lo a autoconhecer-se.  
Calma! Nada acontece da noite para o dia. Você pode estar se perguntando. Como fazer isso? Não é fácil! Sim! Não é! Porém não é impossível. Quer aprender algumas técnicas para enfrentar os desafios, as adversidades da vida com serenidade? Participe do grupo de whatsaap “Desafio 21 dias eu sou” que será realizado no período de 18/01 a 07/02. Para participar, envie uma mensagem com o seu nome+cidade+#desafio21diaseusou para (38) 988539363
Você será muito bem-vindo(a) e terá a oportunidade de discutir sobre temas em comum com pessoas que passam pelos mesmos desafios.
Gratidão
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: AILZA GABRIELA ALMEIDA AMORIM   
Ailza Amorim é Terapeuta de Prosperidade para Mulheres, Mestre em Educação, Palestrante, Reikiana e Practitioner de Barra de Access. Ajuda mulheres a ressignificar crenças, a criar uma nova realidade para conquistar a prosperidade plena. Atendimento individual e/ou em grupo, online. Agende uma consulta gratuita via whatsapp (38) 988539363
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa