auravide auravide

A BOA SAÚDE



Escrevi, em certa ocasião, que aquele que não aprende a cuidar da saúde está fadado a viver cuidando da doença. E isso fica cada vez mais verossímil quando observamos o modo de viver de muitas pessoas. É incrível a tendência que elas têm de cometer desatinos que inevitavelmente as levam a ficar doentes. E o que é pior: parecem sentir um prazer mórbido em declararem-se doentes, posto que se esmeram em teatralizar a descrição dos seus sintomas. Esse tipo de comportamento mormente representa a tipologia do vitimismo, um modo neurótico e viciado de buscar atenção a qualquer preço. Além disso, há aqueles que lastimam suas enfermidades não pelo desejo da melhora, mas por se sentirem impossibilitados de continuar praticando atos contra sua própria vida permanecendo nas vias dos desatinos e dos vícios. Muitos hipocondríacos, por exemplo, desenvolvem comportamentos assemelhados, acrescidos de outras nuanças próprias dessa patologia.

Bem, esteja você ou não na situação que descrevi, o que desejo valorizar nesta breve reflexão é a existência de um princípio básico para auxiliar na libertação de enfermidades ou desconfortos emocionais, o qual pela sua importância deveria ser evidenciado em todo procedimento terapêutico que vise restabelecer a saúde humana. E ele se resume em estimular sua consciência e a compreensão do profundo valor da saúde e todos os benefícios que isso representa, ou seja, elevar, valorizar e dar clareza ao significado da boa saúde em termos do aperfeiçoamento das suas habilidades em obter a auto-satisfação que a vida consciente pode lhe proporcionar.

Nenhum processo de cura ou remédio, do mais simples ao mais sofisticado, libertará alguém de qualquer desconforto físico ou da desarmonia existencial, se não houver a consciência de que além do equilíbrio orgânico, é necessário equilibrar-se emocional e espiritualmente. Portanto, eleja sua saúde como o bem número um que você deve preservar e investir, adotando rotinas saudáveis e posturas condizentes com o seu propósito de ser e viver saudável.

Boa reflexão para você.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 17/2/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15



foto-autor
Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.br
E-mail: willesterapeuta@bol.com.br | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa