Menu

5 Crenças que podem destruir sua vida

Atualizado dia 6/2/2015 2:55:21 PM em Autoconhecimento
por Murillo Cezar Cucatto


Facebook   E-mail   Whatsapp

1. AUTOESTIMA SE BASEIA NA OPINIÃO DOS OUTROS

Algumas pessoas se enxergam como acham que os outros a veem. Sim, “acham como os outros a enxergam”. Nem sempre os outros nos avaliam exatamente como pensamos. Lembre-se de que a opinião dos outros pouco importa quando a questão é autoestima. Mantenha isso em mente e trabalhe para ver a si mesmo de uma maneira positiva.

2. EU SOU ASSIM MESMO, E NUNCA VOU MUDAR

É muito interessante como ouvimos esta frase e o mais incrível é que independe da idade. Pessoas com 20, 30, 50 anos ou mais. Quando se acha que não se pode mudar, simplesmente não se muda. Se você quer que algo se modifique em sua vida, esteja aberto a mudanças agora.

3. NOSSA VIDA É CONTROLADA POR FORÇAS EXTERNAS

É muito comum as pessoas se preocuparem com fatores externos e justificarem seus insucessos colocando a culpa em determinadas circunstâncias. Covey, no livro "7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", define isto como círculo das preocupações. Quando focamos nossa atenção em fatores que não temos o controle, logicamente desperdiçamos tempo e não conseguimos resultados. Situações como: o dólar está aumentando, não vale mais a pena comprar imóveis, o mercado está difícil, as demissões estão aumentando, são exemplos de coisas que podem nos tirar o foco. Ao invés de reclamar, a pessoa consciente foca no seu círculo de influência, ou seja, naquilo em que pode tomar decisões e mudar o rumo do negócio. Se o dólar vai subir mais, não tenho influência sobre isto, mas tenho sobre as estratégias de contingência que posso utilizar e que podem redefinir o meu negócio.

4. EU AINDA NÃO ESTOU PRONTO

Você conhece alguém que já fez vários cursos, continua fazendo e que não atua em sua área? Pois é, não é só com cursos que isto acontece. Ocorre em relacionamentos, em negócios, em tomada de decisões, enfim, em muitas áreas da vida.
São pessoas que não começam a agir. Acham que ainda falta alguma coisa para começar. Ainda não sabem o suficiente.
Infelizmente, estas pessoas nunca estarão prontas se não começarem hoje. E isto é simples provar.
Nunca teremos todo o conhecimento, sempre haverá algo novo a aprender. O momento perfeito parece nunca existir, pois sempre haverá algo a ser melhorado. O perfeito, sempre dependerá de ajustes. Então digo: “melhor feito do que perfeito”. Se não for realizado, será só conhecimento, quando feito, passa a ser sabedoria. Aplique o que aprendeu agora!

5. TUDO EM QUE EU ACREDITO É VERDADEIRO

Você já deve ter visto duas pessoas discutindo um determinado assunto. Opiniões contrárias e que querem ser impostas por cada uma das partes. As duas acham que tem razão e continuam a discutir.
O engraçado é que realmente as duas teêm razão. Em PNL costumamos chamar isto de Mapa de Mundo. Cada um tem a representação interna daquele tema. Os valores, experiências de vida, conhecimento agregado, são os responsáveis pelas opiniões diferentes. Porém, é fato que quando duas pessoas não passaram pelas mesmas experiências, ou até, tiveram resultados diferentes, é normal que exista este tipo de embate.
Quando uma pessoa que montou um restaurante e não teve sucesso ouve um amigo dizendo que irá montar um restaurante, é normal que se escute. “Restaurante não dá dinheiro, fuja é uma ilusão. Eu montei um e não deu certo”.
Este é o mapa de mundo desta pessoa, ninguém vai convencê-la que está errada, mas perguntas como: o seu restaurante era por quilo ou buffet? Era de comida francesa? Resumindo, existem formas de se ganhar dinheiro com restaurante; se não, eles não existiriam. Talvez o tipo de restaurante, a forma de gerenciar, ou qualquer outra característica, possam ser úteis para se tornar algo positivo.
Procure então explorar o mapa dos outros, pode ser que encontre ajustes em seu mapa, pode ser que agregue informações e assim terá um mapa melhor.

Desejo que este artigo seja útil e que o inspire a ir avante em algum aspecto de sua vida.

Fraterno Abraço,

Murillo C. Cucatto

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Murillo Cezar Cucatto   
Doutorando em Psicologia, Master em Hipnose Clínica,Trainer e Master em PNL e Pós-graduado em Pedagogia da Programação Neurolinguística. Bacharel em Economia pela FESP-PR.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa