Menu

O psiquiatra, o psicólogo, o terapeuta e você

Atualizado dia 10/21/2008 7:34:42 PM em Autoconhecimento
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

O psiquiatra é um médico que, após ter concluído sua formação acadêmica, opta por estudar os transtornos mentais, podendo, assim, receitar medicamentos.

O psicólogo está voltado para trabalhar os aspectos emocionais.

O terapeuta é um psicólogo com formação fundamentada na análise do comportamento.

Você é a combinação dos três.

O psiquiatra tem a difícil tarefa de diagnosticar qual o transtorno psíquico do seu paciente. Feito isso, faz uso do tratamento medicamentoso. Porém, um caso é sempre diferente do outro, devido a carga emocional que cada pessoa carrega e pelo lado orgânico de cada um. Por isso, mesmo que duas pessoas tenham o mesmo diagnóstico, a forma de tratamento e o medicamento utilizado podem ser totalmente diferentes.

Com a evolução, os psiquiatras resolveram se aprimorar também na área da Psicologia.

Os psicólogos estudam a ciência do comportamento humano e aplicam esse conhecimento no seu contexto profissional. Os contextos de trabalho dos psicólogos são bastante diversificados. Eles também avançaram em seus métodos, ficando cada vez mais espiritualistas e tratando seus clientes com medicina alternativa, incluindo a meditação e os relaxamentos da mente e do corpo.

O terapeuta possibilita ao seu cliente, de maneira didática, a discriminação dos seus comportamentos, de distúrbios que lhe causa sofrimento e lhe traz prejuízo à saúde. Com base na teoria da aprendizagem, desenvolve formas mais adaptáveis e positivas.

A Terapia Comportamental faz uso de algumas técnicas, mas antes e, acima de tudo, faz uma análise funcional junto com o cliente, ou seja, como, quando e onde tais comportamentos ocorrem, e que função têm esses comportamentos. O terapeuta tem competência para atuar como clínico, tratando transtornos de ansiedade, pânicos, fobias, transtornos do afeto, depressão e transtornos de personalidade.
Por tratar do “eu interior” dos seus pacientes, o terapeuta tende a ficar mais perto dele, paciente, criando um ambiente de confiança e intimidade. O terapeuta ocupacional trabalha com a pessoa em atividade. O uso da atividade terapêutica e do estabelecimento da intervenção, focalizando a vida desse paciente, é o que irá diferenciar a profissão de todas as outras práticas. A intervenção do profissional se diferenciará de acordo com o modelo teórico assumido. Esse modelo irá se imprimir tanto no planejamento e execução do seu plano terapêutico, como na sua visão do ser e da sua saúde, assim como seu bem estar em todos os níveis da vida.

Hoje, os terapeutas são bem mais espiritualizados, mais místicos, e com isso, tratam seus clientes com medicina alternativa, dando ênfase ao trabalho com regressão, que vem dando ótimos resultados.

Você usa a Psicanálise, a Psicologia e a Terapia para eliminar os problemas que a vida coloca em seu caminho. Mas o ideal seria procurar um profissional que o ajudasse na retomada da fé, da auto-estima, do amor-próprio e, naturalmente, do amor ao próximo. Mas cabe a você decidir quem deve procurar.

Em momentos difíceis, faz-se necessária uma ajuda e, nesse caso, entram as religiões, os métodos alternativos e os espíritas, que contribuem muito para a sua cura interior, despertando a caridade nos corações e proporcionando verdadeiros milagres.

Porém, não é demais lembrar que você tem todo tipo de cura dentro de você, e o que procura, de verdade, é apenas um condutor, que trará de volta seu equilíbrio e, naturalmente, a fé e a certeza de que você possui a magia de transformar sua vida para melhor.

BNN

Texto revisado por



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 134


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa