Menu

O que nos torna humanos?

Atualizado dia 10/25/2015 7:46:32 PM em Autoconhecimento
por Edneusa Pinheiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que de fato nos diferencia de outros animais?

Essa é uma questão bastante discutida desde os primórdios da humanidade e ainda gera opiniões controversas.

O argumento mais defendido está relacionado ao fato de termos consciência e não agirmos unicamente por instinto, assim como o fazem os demais animais.

No entanto, me pergunto se na prática não agimos unicamente baseados em nossos instintos, já que em muitas situações de stress, raiva ou medo nos comportarmos de maneira quase irracional. E tendo em vista que boa parte do tempo estamos à mercê desses sentimentos, não é de surpreender que o resultado de nossas atitudes seja de natureza instintiva agindo tal qual as forças de uma tempestade incontrolável e violenta.

Como já dizia a música de Renato Russo: "Sou um animal sentimental, me apego facilmente ao que desperta meu desejo..."

Contudo, em meio às vicissitudes de nossa natureza, residem também sentimentos capazes de promover uma perfeita comunhão com a vida e despertar a plenitude de nossos gestos de modo a nos apresentar o real significado de existir.

E muito embora ser humano esteja relacionado ao lado instintivo e irracional, não se resume apenas a essa composição. O cultivo do amor, da gratidão e do afeto é outra faceta de nossa condição humana e tem a possibilidade de limitar o cenário arrebatador.

Então, em algum momento entre o instinto e a reflexão, surge a aspiração pela sublime beleza do ser em seu formato mais pleno.

Somos seres capazes de controlar nossos impulsos e agir em conformidade com nossa consciência. E ao optarmos por desenvolver ações de amor, potencializamos nossa capacidade de ir além da satisfação imediata.

Caminhando sobre duas patas, liberamos as mãos não apenas para buscar alimentos mas também para acariciar, oferecer um abraço em um momento difícil e até mesmo desenhar situações e paisagens acolhedoras capazes de atribuir um significado diferente a nossa realidade.

Através da fala desenvolvemos a oportunidade de transmitir ao mundo nossas percepções, sentimentos e convicções e assim transformar o ambiente ao nosso redor. Afinal nossas palavras podem ampliar a beleza do mundo.

E se essas oportunidades podem nos diferenciar dos outros animais, acredito que reside aí um bom motivo para nos orgulhar dessa diferenciação e assim atuar na constituição de um novo ser humano.



Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Edneusa Pinheiro   
Psicoterapeuta com especialização em Hipnose, PTV (Psicoterapia Trajetória de Vida), Grafologia e Practitioner em PNL. Efetua atendimentos clínicos em consultório. Contato: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa