Menu

8 passos para resgatar a Criança Interior

Atualizado dia 10/8/2015 1:51:45 PM em Autoconhecimento
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Com a proximidade do famoso dia das crianças algumas perguntas começaram a brotar em minha cabeça:

"Os adultos são realmente maduros?", "As crianças são tolas?", "Se nós carregamos nossas mazelas e traumas de infância isso não significa que paramos no tempo? Que abandonamos nossa criança?", "O ego é uma criança ferida?".

A criança interior é a fonte de vitalidade e criatividade de um indivíduo e a vida “adulta” pode ser ameaçadora para ela. Portanto, estabelecer um relacionamento saudável e contínuo com a criança interna pode ser crucial para um desenvolvimento profícuo e cura de muitos de nossos problemas emocionais pré-existentes.

É preciso paciência, coragem e uma boa dose de confiança (aquela confiança de criança mesmo, de que tudo dará certo no final) para estabelecer ou restabelecer esse contato.

Algumas crianças foram abandonadas há tanto tempo que talvez nem as reconheçamos no dia de seu resgate tamanha a poeira que as acoberta.

Você conhece a criança que está dentro de você? Se não conhece, sugiro que comece a interessar-se por ela, pois para se tornar sábio você precisará do conhecimento que ela dispõe. E para adquirir o conhecimento que ela carrega você precisará de tempo e dedicação.

As crianças possuem chaves importantes que abrem portas sagradas para os adultos; que os relembra de uma essência perdida, de um amor olvidado, de uma energia criativa guardada num baú do esquecimento.

A criança é mais ação e menos reflexão. É mais impulso, vibração. A criança é uma dança, um embalo nas batidas cósmicas da criação. Ela não é escrava da mente, pelo contrário, é sua Senhora. As crianças usam a mente para criar. Criam estórias, contos, fantasias, veem coisas ilimitadas em planos limitados, veem possibilidades nas “adultas” impossibilidades, veem motivo de alegria e celebração em tudo. As crianças carregam aquele agente transformador dentro delas. Aquele agente capaz de transformar a pior tragédia do universo na mais bela poesia de amor.

Os adultos não são realmente maduros em minha opinião, aliás, muitos deles são mais infantis que muitas crianças que conheço. Isso se dá, pois eles não cuidaram de suas crianças internas. Em contrapartida, muitas crianças apresentam uma sabedoria que vai além de sua idade física.

A criança está inteiramente presente. Sem passado e sem futuro a criança simplesmente É. Adultos possuem uma dificuldade enorme de simplesmente Ser, pois o Ter ocupa muito de seu tempo.

Adultos gostam de acumular e esse acúmulo os torna pesados. Crianças estão sempre renovando, transformam areia em castelos e depois os destroem sem apego. Gargalham do feito, pois no fundo elas sabem que é assim que a natureza funciona. Elas estão em contato intrínseco com a transitoriedade das coisas neste mundo. Crianças são o próprio reflexo da matéria: movimento constante. Crianças estão alinhadas com as ondas naturais da criação por isso fluem; por isso elas são parte do oceano. Adultos fazem movimentos antinaturais, estáticos, antifluidez, antitransformação, e acabam não fluindo. Ficam estagnados e é aí que os problemas começam. Os adultos querem ter e querem ter para sempre daquele mesmo jeito. Mas não é assim que as coisas funcionam.
Restabelecer contato com a criança interior é fundamental para a integração e evolução humana.

Pois bem, como então resgatar essa criança interior? Como estabelecer um contato eficaz com esta outra parte de nós mesmos?

1) Brinque. Crie tempo para se entreter, para simplesmente Ser. Deite-se na grama.

2) Observe o mundo à sua volta. Maravilhe-se e espante-se com as pequenas coisas magníficas que você nunca tem tempo de ver. As cores vibrantes da natureza, a gargalhada gostosa de seu filho, a sensação da água tocando sua pele no banho, o gosto doce do chocolate.

3) Ouça seus verdadeiros sentimentos sem a interferência da mente. Acolha-os da maneira que se apresentarem. Passe segurança e confiança para sua criança interior.

4) Ressignifique suas experiências ruins. Perceba que seus pais erraram, pois também estavam com suas crianças interiores feridas, mas agora, você como adulto consciente, pode ressignificar aqueles momentos.

5) Vá devagar. Respeite os limites de sua criança. Se ela ainda não se curou muito bem de uma situação, não a exponha. Saiba preservá-la.

6) Colecione momentos positivos e felizes. Encontre mais motivos para sorrir do que para chorar. Mais motivos para agradecer do que para se lamentar.

7) Seja criativo. Mantenha-se criativo para que sua criança sempre esteja viva dentro de você.

8) Converse mais com as crianças e esteja aberto a aprender com elas.

Quer ser um adulto saudável e realmente maduro? Então, resgate a criança interior que existe dentro de você!



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 64


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa