Menu

4 - Swami Galvão, o místico, em... vida e morte! (parte 2)

Atualizado dia 9/27/2007 11:30:31 AM em Autoconhecimento
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

- Qual a diferença?
- Ora, Swami! Uma coisa é beber um pouco. Ou deixar-se levar pelo instinto. Outra coisa é matar alguém.
- Quem morreu?
- A mulher e dois filhos! E depois o doido.
- Como você sabe que eles morreram?
- Porque tava lá os corpos! Onde você quer chegar?
- Não existe morte. Estas pessoas já eram antes de nascerem, e continuam sendo agora. A mente acha que pode matar, porque a mente é uma gravação que vai ser apagada quando o coração parar de bater. As vezes a mente apaga antes da morte física: uns caras batem a cabeça e ficam com amnésia, não lembram de mais nada. Significa que a mente apagou, e tem que gravar coisas novas... Imagine que uma pessoa com amnésia é encontrada milhares de quilômetros de distância de onde morava, e é adotada por moradores locais... Tudo que ele vai reaprender é novo. Um nome novo, uma família nova, conceitos sobre religião e moral novos, gostos de comida novos, prazeres novos, raivas novas...
- É, isso é verdade... Mas quer dizer que um cara pode matar outros?
- Não, isto não é natural... Isto é doentio. O ser humano tem o instinto de preservação, entende? É igual bicho, todo mundo quer viver e não quer se ferir. É da natureza! Se está se matando sem sentido, é doentio. Mas tudo isso é muito superficial, cara. Ninguém morre, ninguém vive. É uma ilusão até que existem pessoas separadas, umas das outras. Todos somos um só. Não vemos porque nossos olhos e sentidos não conseguem ver. Acho que você está confundindo o moralismo com realidade. Quando as religiões falam não matar, isto não é de Deus, porque Deus criou tudo tão jóia, tão bacana, tão perfeito, que é impossível estragar o que Deus criou. O homem não pode matar nada criado por Deus! Se ele acha que pode, é porque está se achando maior que Deus... A questão é que “não matar” é uma coisa social, é uma lei que serve para os homens.
- E não está correta?
- Como lei social, talvez. Mas Deus nunca falaria isso. E tem mais uma coisa: tirando os caras doentes, e isto serve para muitos presidentes deste planeta, atacar e matar é contra a natureza humana. As pessoas estão deixando se dominar pela mente doentia delas, e não estão mais ouvindo o departamento de censura. E sabe por quê?
- Não, perguntei com curiosidade.
- Porque deixaram se contaminar pelo querer. A propaganda fala cada segundo o que você tem que querer para ser legal – e, claro, pra vender. Um celular, um carro, um emprego, um salário, uma calça, uma casa, umas férias, uma viagem, um peito empinado, uma família assim ou assado... A mente, como todo bom gravador irracional, grava tudo, e depois repete. O homem acredita que é a mente, que são seus pensamentos, e começa a querer coisas que não tem. Daí, começa a se esforçar como louco, passa em cima da sua saúde, da família, dos colegas, dos concorrentes... Consegue algumas coisas, mas nunca está satisfeito. Daí, quer mais. Em nível de países, é a mesma coisa. Tem país por aí que acha que precisa ter mais e mais e mais... Deste nível para agredir o outro, roubar, matar, é um pulinho...
- E é isto que aconteceu com o cara que deu as marteladas? Ele queria alguma coisa que não deram e saiu matando? Quis provocar um pouco o meu guru.
- Não carinha. A idéia é a mesma, mas o que ele achava que faltava na vida dele não eram coisas materiais. Era aceitação, amor, carinho. As pessoas são abandonadas ou maltratas pelos pais, e acham que não estão recebendo amor, o que é uma grande mentira. Porrada, conforme o caso, é amor. Tem muito neguinho no mundo que endireita porque teve uma criação dura. O deserto e o gelo formam os homens mais fortes e resistentes. Tudo é justo neste mundo, e quem leva porrada é porque necessita desta porrada para despertar o ser que existe dentro de si. E os pais que não tratam com carinho os filhos é porque também não foram tratados com carinho. Isto é natural e deve ser aceito. Mas o cara não aceitou. Ao contrário, deve ter ficado com muita mágoa das pessoas que não davam o que ele achava que precisava. Daí para a maluquice é um pulinho!
- Como você pode ter certeza disso, se nem conhece o caso?
- Porque é sempre assim, meu... Toda a infelicidade humana é gerada por uma mente que tem necessidade de alguma coisa que acha que falta. Mente sempre vai ver falta, porque ela é um gravador com capacidade enorme de armazenar dados. Quanto mais coisas se coloca na cabeça para querer, existe mais espaço para querer mais e mais. No fundo, todas as mentes querem amor, mas o amor já é a essência do ser humano, de cada grão de alimento, de todo o universo. Um sujeito centrado em sua própria mente não vai ver amor em nada. As vezes pode até sentir, mas não vai estar em poder deste amor... O segredo é dar um passo pra trás e observar a própria mente a distância. Depois, observar o amor que existe em tudo, até na formação da própria mente.
- Como posso observar as coisas sem a mente?
- Somente observando. Nenhuma atividade a mais. Nada. Só observar...

Estávamos na Rua dos Estudantes, na porta de um pequeno e simplesmente decorado restaurante chinês. Swami se calara subitamente. Minha pobre mente estava confusa e meu pobre estômago já dava pulos de fome. A alma fora alimentada com palavras que eu não entendera, porém, tinham coerência. Chegara a hora de alimentar o corpo.

Parte 1

Aruanan
Consultor, terapeuta PNL e Constelação Familiar e escritor
Encontro gratuito: O caminho do equilíbrio
Cursos e Workshops
www.nokomando.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa