Menu

A Alma e o Coração da Baleia - Pequena Reflexão

Atualizado dia 6/28/2007 11:26:35 AM em Autoconhecimento
por Academia Mental


Facebook   E-mail   Whatsapp

Questionamentos:
1. Há coisas intocáveis? Quais são?
2. O mal, estando feito, pode-se repará-lo?
3. A destruição está ligada com a incompreensão?
4. Matar e destruir são coisas diferentes?

"Era uma vez um corvo, muito bobo e convencido, que voou para bem longe e foi para o mar. Exausto de tanto bater as asas procurou um lugar para descansar, mas não avistou nenhum pedaço de terra no meio de toda aquela água. Vou morrer afogado, suspirou, já sem forças para continuar voando.

Nesse exato momento uma enorme baleia subiu à tona e o corvo, sem pensar duas vezes, mergulhou naquela bocarra aberta. Foi parar na barriga da baleia onde, para o seu espanto, deparou-se com uma casa muito limpa e confortável, bem iluminada e quentinha.

Uma jovem estava sentada na cama, segurando uma lanterna. "Fique à vontade", disse ela amavelmente. "Mas, por favor, nunca toque em minha lanterna." O corvo feliz da vida prometeu que jamais faria tal coisa.

A moça parecia inquieta; a todo instante se levantava, ia até a porta e voltava a sentar na cama. "Algum problema?", o corvo perguntou. "Não...", ela respondeu. "É só a vida... A vida e o ar que se respira." O corvo estava morrendo de curiosidade. Assim, quando a jovem foi até a porta, resolveu tocar na lanterna para ver o que acontecia. E aconteceu que a moça caiu estatelada na sua frente e a luz se apagou.

O mal estava feito. A casa ficou fria e escura, o cheiro de gordura e sangue deixou o corvo enjoado. Inutilmente ele procurou a porta para sair dali e, cada vez mais nervoso, começou a se coçar de tal modo que arrancou todas as penas. Agora é que eu vou morrer congelado, choramingou, tremendo até os ossos.

A moça era a alma da baleia que a impelia para a porta toda a vez que enchia os pulmões de ar. Seu coração era a lanterna acesa. Quando o corvo a tocou, a chama se extinguiu. Agora a baleia estava morta e guardava em seu interior o pássaro intrometido.

Depois de muito chorar e pensar, o corvo finalmente conseguiu sair das escuras entranhas e sentou no dorso daquele imenso defunto. Ensebado, sujo, depenado, era uma tristíssíma figura.

A baleia morta ficou flutuando no mar até que desabou uma tempestade e as ondas a empurraram para a praia. Quando a chuva parou, alguns pescadores saíram para trabalhar e viram a baleia. O corvo também os viu e se transformou num homenzinho feio e estropiado. Então, em vez de confessar que se intrometera onde não fora chamado e destruira algo de belo que não conseguira compreender, pôs-se a gritar: "Eu matei a baleia! Matei a baleia." E assim se tornou um grande homem entre os seus pares."

Questionamentos e Reflexões:
1. Há coisas intocáveis? Quais são?
Sim. A essência.
2. O mal estando feito, pode-se repará-lo?
Não. Mas, sim, mudar de atitude em novas situações.
3. A destruição está ligada com a incompreensão?
Não. E, sim, com a curiosidade desmedida.
4. Matar e destruir são coisas diferentes?
Sim. Matar não permite reconstrução.

Comentários:
A partir de uma proibição cria-se uma curiosidade desmedida que, geralmente, leva à destruição por falta de conhecimento. Com isso a única possibilidade é tentar reconstruir o que for possível, utilizando outros referenciais de valores.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Academia Mental   
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa