auravide auravide

Adversidade e Superação


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quase todos nós temos o velho hábito de superestimar nossos desconfortos. Invariavelmente, colocamo-nos na posição de que a nossa dor é maior que a dos outros, o nosso problema não se compara com o de ninguém.

Às vezes chega a ser um vício o de nos colocarmos sempre na postura de coitadinhos, de vítimas de todas as injustiças e azares do mundo. Da mesma forma parece ser igualmente difícil olharmos ao redor e observar que existem pessoas com adversidades maiores e que, no entanto, vão à luta e superam suas dificuldades. Vejo os atletas paraolímpicos como um demonstrativo de que com muita força de vontade, dedicação e disciplina, é possível vencer obstáculos aparentemente intransponíveis. Porém, nas paraolimpíadas da vida temos centenas de milhares de criaturas que todo dia sobem ao pódio da superação.

Só não supera as adversidades aquele que se entrega ao fracasso. Tenho comigo que os nossos desafios são do tamanho da nossa competência, se não os confrontamos e vencemos é porque por algum motivo anulamos a nossa capacidade reativa, ou porque nos falta autoestima suficiente para confiar que é possível fazer melhor.

O que mais causa angústia e dor não é a situação a ser enfrentada; sim o acomodamento, o conformismo. Toda a adversidade traz em si lições ou provas que a meu ver são como dádivas para enriquecer o nosso crescimento e a nossa evolução. Porém, muitas vezes o que nos falta é inteligência, conhecimento e clareza para visualizarmos o seu conteúdo e extrairmos dela o necessário aprendizado.

A atitude da superação é consciente e acontece de dentro para fora, é no âmago de cada um que reside o seu gérmen, essa fonte energética que ao ser acionada aquece o ânimo motiva as capacidades tanto reativas como criativas. É nesse espaço inteligente interior que se torna possível também a reativação do amor por si mesmo, da autodeterminação e da capacidade de assumir a responsabilidade em fazer o melhor pela sua vida.

A superação consciente é um dos elementos fundamentais da dinâmica existencial de todo ser humano. Descobrir e aplicar esse fundamento em sua lide vivencial é o que transforma as adversidades em aliadas da sua própria evolução.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa