Menu

Ansiedade - 8 dicas para acabar com ela

Atualizado dia 1/6/2015 9:43:13 PM em Autoconhecimento
por Maly Miranda


Facebook   E-mail   Whatsapp

A ansiedade é um estado que atinge a muitas pessoas.

Sim, chamei de estado, porque não vejo a ansiedade como doença. Se o ansioso achar que é doente por viver a ansiedade, isso, por si só, já o deixará mais ansioso. Percebe?

E muitas vezes quando a pessoa se vê doente, sente-se com menos força de transformar o seu estado atual (e indesejado) para o estado de saúde plena.
Sim... Saúde plena!! A sua essência é saúde... Talvez nunca tenham lhe dito isso e então você não sabe como viver a saúde plena que há em você. Talvez você tenha aprendido com seus pais (e avós, tios) que a preocupação com algo que poderia (ou não) acontecer lhe ajudaria a se preparar para que esse algo não acontecesse. E como muitas das coisas com as quais nos preocupamos não acontecem – porque muitas não passam de imaginação –, essa sensação posterior de alívio (pelo que temia não ter acontecido), reforçou a crença de que a preocupação lhe foi útil.

E aí você repetiu o comportamento dos seus pais, avós e tios...

Percebe que a ansiedade não atinge a qualquer pessoa? Percebe que a ansiedade é gerada por nós pela escolha que fazemos sobre qual pensamento mantemos na mente? Se você pensa que algo pode lhe acontecer e lhe trazer dor, você vai gerar o sentimento do medo e por isso a preocupação surgirá na sua mente. Então, por ter escolhido manter esses pensamentos (determinada coisa pode me acontecer + me trará dor), você já criou a ansiedade no seu campo vibratório.

Acredito que agora você entendeu que você não é um ser passivo que foi atingido pela ansiedade, como uma doença qualquer... Por você ter escolhido adotar certos tipos de pensamentos que lhe levaram ao medo, à preocupação e a outros sentimentos, você criou a ansiedade na sua vida. Mas assim como criou a ansiedade, pode eliminá-la através da adoção de pensamentos mais positivos.

Todo ser humano cria pensamentos que lhe levem a fugir da dor e buscar o prazer. Mas por que isso? Porque ele ainda não se reconheceu como o ser pleno que ele é. Ele ainda não descobriu que não há dor em nada. Em tudo há aprendizado! E poder aprender algo novo (ou reforçar as coisas boas que aprendeu outrora) em situações que denominamos de negativas é a maior riqueza nessa vida.

Sim, a nossa maior riqueza nessa vida é a nossa evolução diária e isso não se faz se nos mantivermos eternamente na nossa zona de conforto... Precisamos nos expor a situações novas e acreditar que todo o resultado será positivo. Se elas nos trouxerem o prazer que estávamos esperando, ótimo! Se não trouxerem, ótimo também, pois aprenderemos com esse outro resultado a estarmos bem com tudo o que a vida nos traz.

Já pensou nisso?
É fantástico viver a vida pensando assim... Faça isso e a ansiedade sumirá da sua vida!
Vamos agora já começar a eliminar a ansiedade que você se acostumou a sentir?

ENTREGUE-SE À VIDA E AOS APRENDIZADOS QUE ELA LHE TRARÁ: o Universo é perfeito e por ser sabedoria pura, lhe trará exatamente os aprendizados que a sua alma precisa. Viver e aceitar isso é estar totalmente no fluxo da sua evolução. Não, não vai ter dor, vai ter a satisfação de ser uma pessoa mais amadurecida a cada dia. Acredite em mim...

LARGUE O CONTROLE QUE VOCÊ DESEJA TER SOBRE AS PESSOAS E OS ACONTECIMENTOS: você não exerce controle absoluto sobre nada nem ninguém. Essa é a verdade! Quando você aprende que todas as pessoas são livres para pensarem, sentirem e agirem como quiserem, você já entende que não há razão em querer controlar o que elas possam pensar, sentir ou falar. Então, assumindo que não se tem controle sobre elas por que temer participar de uma reunião, por achar que alguém poderá criticar a sua fala ou algum projeto seu? Essa possível crítica é natural, se ocorrer. Aceite isso com amor, pois se alguém lhe fizer uma crítica, é o exercício do direito de livre expressão dessa pessoa. Quando aceitamos que não podemos controlar os outros, já não perdemos tempo pensando em como evitar que, nesse caso, uma crítica surja. Entende? Então você já não estará ansioso. Se a crítica vier, é uma coisa normal, você não precisa sentir dor por isso. Só vai doer se você tiver outras questões internas mal resolvidas (complexo de inferioridade, baixa autoestima, etc) e por isso é de grande importância que você se conheça. O autoconhecimento pode ser atingido sozinho ou com a ajuda de um profissional, o que importa é que você saiba que é um ser de luz, de paz e de equilíbrio emocional.

DIMINUA O RITMO DOS SEUS PENSAMENTOS: o pensamento acelerado é uma coisa muito comum hoje em dia. Pensamos muitas coisas ao mesmo tempo; sentimos tudo ao mesmo tempo (amor, ódio, paixão, medo, coragem, ansiedade, raiva, frustração, pequena sensação de paz e uma grande insatisfação) e falamos milhares de palavras num dia. Há quem fale até dormindo... Você se viu em alguma dessas situações? Se sim, lhe convido a silenciar mais. Comece fazendo isso por poucos minutos no dia. Que tal começar com 30 minutos? Se puder estar em contato com a natureza nesse seu momento de silêncio, o efeito será melhor. Aproveite então silenciar enquanto vê o sol se despedir de você; enquanto você escuta o cantar dos pássaros; enquanto assiste a dança das águas do mar e escuta o seu ruído ou até mesmo ao ver o desfilar das nuvens... Tente nesse momento observar a natureza e isso já desacelerará os seus pensamentos.

RESPIRE COM A CONSCIÊNCIA DE UM SER DE LUZ: você já observou como na maior parte do tempo a nossa respiração é curta? Isso ocorre porque não dominamos o turbilhão de pensamentos e com eles, os sentimentos que nos deixam tensos, desesperançosos e inquietos. Portanto, lhe aconselho a observar qual a qualidade da sua respiração. Quando você estiver preocupado, respire lentamente ao mesmo tempo que se lembra da sua essência como um ser de luz. Segure um pouco esse ar e expire lentamente. Quanto mais lento forem esses 3 movimentos, mas você conseguirá oxigenar o seu cérebro e já desacelerar os seus pensamentos. A qualidade deles também já será outra. Repita esses movimentos por 3x sempre que estiver preocupado, nervoso, triste... Repita isso por várias vezes ao dia. E quando for iniciar alguma tarefa que lhe cause medo, faça também.

MEDITE DO SEU JEITO. MAS MEDITE: muitos dos meus clientes falam que não sabem como meditar e por isso não começam. Outros dizem que não meditam porque não conseguem zerar os pensamentos da mente. Certa do poder da cura da meditação, eu sempre elaboro meditações personalizadas para os meus clientes, de acordo com a necessidade de cada um deles. E o resultado que vejo nos meus clientes é: um autoconhecimento mais profundo + criação de novas trilhas neurais + adoção de hábitos saudáveis = transformação interior e exterior. Isso é felicidade! Você não precisa parar os seus pensamentos para meditar. Você nem precisa fechar os olhos... Basta você estar em estado de consciência pura e assim sentirá a sua potencialidade, no lugar da ansiedade, pois quem reconhece o seu potencial não vibra na mesma sintonia da ansiedade. E se você tiver um jeito próprio de meditar, ainda que pareça esquisito, lembre-se: o seu jeito é o jeito certo. O importante é meditar!

RECONHEÇA O SEU VALOR: muitas pessoas perdem tempo se comparando às demais e essa é a fórmula certa para sofrer de ansiedade. Entenda que todo mundo tem qualidades e pontos de melhorias e que, apesar disso, você tem habilidades e talentos exclusivos. Assim como os outros. E é nessa diversidade que vamos nos ajudando mutuamente. Portanto, reconheça o que você tem de bom e seja grato por isso. Aceite os seus pontos que precisam ser aperfeiçoados e entenda que se leva um tempo para se transformar. Não precisa pressa nem angústia. Aceite algumas críticas que possam surgir a seu respeito e faça delas um trampolim para você ser uma pessoa cada vez melhor. Percebe como quem lhe criticou lhe foi útil? Não há dor nisso, há, sim, um ganho. Então, tenha como a sua melhor referência o seu poder interno de se transformar e pare de se comparar e se sentir inferior. Você é um ser em evolução constante. Confie em você!

VIVENCIE A SUA ESSÊNCIA QUE É PURA ABUNDÂNCIA: a sociedade capitalista nos imprime um ritmo frenético de vida. Acordamos e já pulamos da cama preocupados com o que de mais prazeroso comeremos, o que de mais belo vestiremos, o que de mais interessante faremos no dia, qual a fórmula de ganharmos mais dinheiro, como alcançarmos o topo da nossa profissão??!! Nesse ritmo já nem respiramos direito... E cadê o tempo para fazermos uma oração, meditação e nos conhecermos mais? Vivemos o ritmo dos outros, a vida e os desejos dos outros. Deixamos que o outro dite o que é melhor para nós, justamente porque não nos preocupamos com o SER EU. Essa ausência do “ser eu” é o que nos faz inseguros, insatisfeitos e ansiosos, pois desconhecemos a abundância que já existe em nós e apenas precisa ser ativada na mente para que se materialize. Quando você se der conta disso, verá que basta um mínimo de esforço para que as coisas boas sejam uma realidade na sua vida, de forma harmoniosa e sem ansiedade.

VIVA O AQUI E O AGORA: se você ficar preso no passado sofrerá depressão, se ficar imaginando o futuro, sofrerá ansiedade. Se quiser ser feliz, viva o seu agora! Viver o agora é praticar a aceitação. Aceite seus pais como são; seu companheiro como ele é; as escolhas dos seus filhos; o fluxo da vida. Aceite tudo como uma maneira de garantir a sua paz. Mude para melhor o que depende apenas de você e aceite o que você não pode mudar. Sinta-se grato pela vida, saúde, familiares, amigos, casa, trabalho, carro, ainda que eles não sejam como você gostaria. Essa gratidão lhe proporcionará a sensação de satisfação. Tudo bem que você queira algo melhor, isso é crescimento, mas pelo menos se sinta um pouco realizado com o que você já tem. Isso lhe retirará a insatisfação e você sentirá alegria aqui e agora. E a partir desses bons sentimentos sobre o presente, você conseguirá criar um melhor futuro, com harmonia e sem ansiedade.

Tenho certeza de que após essa leitura, você se lembrou de que só depende de você escolher afastar a ansiedade da sua vida. Coloque em prática tudo o que amorosamente lhe convidei a fazer e você já se sentirá melhor. Lembre-se de que esperar a aprovação dos outros é escolher viver um martírio e você não merece isso. Saiba que a escolha de pensamentos negativos lhe fará estar numa faixa vibratória cada vez mais negativa e isso certamente será a causa de mais ansiedade e doenças como síndrome do pânico, depressão e outras.

Finalizo feliz por você ter estado até aqui comigo e agradeço a sua atenção!
Lembro-lhe, mais uma vez, que você nasceu para ser feliz porque a sua essência é de alegria, paz, segurança, saúde e amor. E por isso é o único responsável por decidir viver a sua felicidade agora.

Se precisar da minha ajuda para identificar quais pensamentos e sentimentos lhes são mais recorrentes, como eles nasceram e como ressignificá-los para que eles possam gerar sensações de leveza, segurança e felicidade, estou pronta para atender-lhe com os meus serviços de Desenvolvedora Pessoal e a prática da Emotional Freedom Techniques (EFT). Essa prática lhe ajudará a eliminar as emoções que lhe causam a ansiedade e qualquer outra dor emocional ou física. Conheça mais sobre mim aqui: link

E antes de me despedir, lhe presenteio com uma consulta grátis! On line ou presencial. Me escreva para [email protected] e agende o seu horário gratuitamente.

Sinta-se à vontade para me escrever sobre qualquer outro assunto que lhe incomode.

Eu tenho interesse em conhecer a sua história!

Um 2015 abençoado para você!

Com amor,
Maly Miranda

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maly Miranda   
Desenvolvedora Pessoal, Professional &Life Coach, Analista Comportamental, Analista 360°, Consultora de Florais de Bach e Profissional de EFT (acupuntura sem agulha). www.malymiranda.com Skype: malymiranda [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa