Menu

Ansiedade - Onde vamos com tanta pressa?!

Atualizado dia 11/6/2007 12:15:10 AM em Autoconhecimento
por A Educação emocional


Facebook   E-mail   Whatsapp

A ansiedade é a fuga do Agora. Nosso momento atual, o agora, representa a vida como
ela verdadeiramente é. Onde as coisas são realmente vividas, a experiência pura, onde podemos atuar efetivamente. Só progrediremos no real. Por isso viver, definitivamente, é estar no presente.

O passado e o futuro não existem. O passado não é mais que uma idéia em nossa memória e dependendo do uso dessa memória pode se tornar um fantasma que nos assusta e nos bloqueia se dermos atenção a nossos fracassos, perdas... sofrimentos.

O futuro também é uma suposição. O caminhar desenhará o caminho. Podemos nos conscientizar dos nossos desejos e isso é bom, é uma questão de auto-conhecimento. Porém, planejar de forma inflexível é tolice, é mais uma tentativa de controle, por medo da aventura, do novo. O ansioso vive no futuro.

A segurança de que estamos ligados a uma força maior que nos impulsiona a progredir e nos tornarmos fortes, seguros e felizes, faz com que deixemos o passado e o futuro em “seus devidos lugares” e nos concentremos relaxados e tranqüilos no presente.

Nosso mundo atual fixou um propósito em nos assegurar uma situação de controle de nosso bem estar, baseado em nossa vivência material: todo o conforto em que vivemos pretende nos trazer felicidade e uma sensação de poder sobre as nossas vidas, dinheiro, tecnologia avançada, fazendo-nos, de maneira fictícia, “senhores da situação”.

O homem transformou-se em um construtor (desde a infância) de sua vida de forma material e palpável. Esquecendo-se da complexidade de um ser humano, a visão simplista e equivocada transformou a vida e nosso dia-a-dia em uma grande busca do ter. O vir a ser o tornar-se algo, alguém, torna os momentos, coisas e relacionamentos descartáveis na fantasia de que o que está à frente é o melhor... e que ainda não podemos usufruir pois não chegamos lá (um “lá” inatingível).

Vivemos fugindo do que temos, desejando o que não temos. Vivemos para o futuro e isso nos confunde e nos consome. Ficamos vazios e procuramos compensar e nos enganar. Invertemos valores e fechamos os olhos para nossos sentimentos, porque eles nos causam dor e angústia.

Onde vamos com essa pressa toda? Atropelando-nos, ansiosos, competindo? Ao caos, ao vício, ao desequilíbrio, a menos que não protelemos mais para reconstruir ou descontruir para começar pela base, o ser humano vendo a si próprio como muito mais do que o que é visível e palpável. Aprendendo a encarar seus desafios, sem medo. A dor de olhar é decrescente e a de fugir é crescente.

Nossa ansiedade não nos leva onde queremos, porque a solução não está no futuro
e sim no presente, não está em nada além de dentro de nós.

Se sua ansiedade o faz comer em excesso, leia neste site "Comer demais, o que esse sintoma significa".

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: A Educação emocional   
Psicanalista desde 1983. Sucesso em atendimento à educação e vínculo direto com as artes visuais, dança, música e teatro.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa