Menu

As leis que não são dos homens - Final

Atualizado dia 3/1/2007 12:13:40 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Lei de Sociedade
A vida social está na natureza. Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.
Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas, umas às outras, se completam para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados.
Da necessidade que o homem tem de viver em sociedade, nascem-lhe obrigações especiais. E a primeira de todas é a de respeitar os diretos de seus semelhantes. Aquele que respeitar esses direitos procederá sempre com justiça.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei do Progresso
Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas. Quando, porém, um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos em tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.
O homem não pode conservar-se indefinidamente na ignorância porque tem que atingir a finalidade que a providência lhe assinou. Ele se instrui pela força das coisas. As revoluções morais, como as revoluções sociais, se infiltram nas idéias pouco a pouco; germinam durante séculos; depois, irrompem subitamente e produzem o desmoronamento do carunchento edifício do passado que deixou de estar em harmonia com as necessidades novas e com as novas aspirações.
O maior obstáculo ao progresso moral é o orgulho e o egoísmo, enquanto o progresso intelectual se efetua sempre.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei da Evolução
A Lei da Evolução prevalece para todos os seres do universo, tanto quanto os princípios cosmocinéticos que determinam o equilíbrio dos astros; são, na origem, os mesmos que regulam a vida orgânica, na estrutura e movimento dos átomos.
"Evolução em Dois Mundos", André Luiz/Chico Xavier

Lei da Igualdade
Perante Deus, todos os homens são iguais, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Dizeis frequentemente: "O sol é luz para todos" e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.
Todos os homens estão submetidos às mesmas Leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação. A riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação. Não é Lei da Natureza a desigualdade social. É obra do homem e desaparecerá quando o egoísmo e o orgulho deixarem de predominar.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de Liberdade
Só a Deus cabe o direito de julgar a consciência. Assim como os homens, pelas suas leis, regulam as relações de homem para homem, Deus, pelas Leis da Natureza, regula as relações entre Ele e o homem.
Desde que juntos estejam dois homens, há entre eles direitos recíprocos que lhes cumpre respeitar; não mais, portanto, qualquer deles goza de liberdade absoluta. A obrigação de respeitar os direitos alheios, de modo algum, tira ao homem o seu pertencer-se a si mesmo. Porquanto este é um direito que lhe vem da natureza.
"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec

Lei de Justiça e Amor
Conforme os princípios de causa e efeito que nos traçam a reencarnação, cada qual de nós traz consigo a soma de tudo o que já fez de si, com a obrigação de subtrair os males que tenhamos colecionado até a completa extinção, multiplicando o bem que já possuamos, para dividi-los com os outros, na construção da felicidade geral.
”Causa e Efeito”, Emmanuel/Chico Xavier

Quando Jesus, ao responder aos seus discípulos, questionou: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?", referia-se à precariedade dos laços de sangue, estabelecendo a forma de amor, a qual não deve estar circunscrita ao ambiente particular, mas ligada ao ambiente universal, em cujas estradas deveremos observar e ajudar, fraternalmente, a todos os necessitados, desde os aparentemente mais felizes, aos desvalidos da sorte.
”O Consolador”, Emmanuel/Chico Xavier

Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa