Menu

Autoaceitação I

Atualizado dia 10/4/2016 11:10:19 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Notadamente, certas palavras ou termos, por serem usadas de modo inadequado ou vulgar, perdem-se do seu real conteúdo. Dando margem a interpretações errôneas, ou, até mesmo, servindo de instrumento de manipulação ao transmitirem ideias equivocadas e contrárias àquilo que verdadeiramente significam. Com o termo autoaceitação, o qual designa um dos componentes da autoestima, isso repetidamente acontece, gerando um falso entendimento do seu significado e importância.

Num curso sobre autoestima, por exemplo, uma participante me disse: “... mas, eu não consigo me aceitar assim como sou, eu quero mudar...”. Eu lhe respondi: “mas quem disse que ao se autoaceitar você não pode mudar?”. Ela então concluiu: “já me disseram que eu devo conformar-me com a minha vida, aceitá-la assim como ela é...”. Observem que nesse diálogo fica patente o equívoco no modo de compreender o que seja a autoaceitação, o que é fruto do desconhecimento ou de um aprendizado impróprio onde a pessoa confunde autoaceitação com conformismo.

Aliás, esse tipo de entendimento inapropriado da realidade é bastante contumaz, e deve-se, sobretudo, à precária cultura educacional da maioria das pessoas. Que, além da influência negativa da educação familiar e escolar, é impregnada do ensino religioso, onde algumas doutrinas ensinam, até hoje, que todo indivíduo deve aceitar suas deficiências ou dificuldades como se elas fossem obra de Deus, como se tudo estivesse determinado a ser como é. Conclusão: é essa crença no determinismo que tem impedido a evolução e o crescimento de um estimável número de indivíduos, levando-os a acomodarem-se a situações de desequilíbrio, sofrimento e fracasso. E isso só pode ser transformado quando a pessoa sente a necessidade de mudar; quando sente que não dá mais para prosseguir acumulando desconfortos e que algo precisa ser feito para melhorar o seu viver.

Quando sob o ponto de vista da reestruturação da autoestima ou da busca de um modelo para um viver mais equilibrado, que é o enfoque deste escrito, a autoaceitação é na verdade o ato consciente do indivíduo enfocar positivamente suas qualidades e limites visando evoluir a partir desta constatação íntima.

Não se trata de uma aceitação passiva das suas deficiências, mas, da compreensão ativa delas visando investir em suas capacidades pessoais para superá-las. Nathaniel Branden, referência já citada anteriormente, diz o seguinte sobre o assunto: “a autoaceitação não implica numa ausência de vontade de mudar, melhorar ou evoluir. A verdade é que ela é uma pré-condição de mudança. Se aceitarmos de fato o que somos e sentimos, a qualquer momento de nossa existência nós poderemos nos permitir ser plenamente conscientes da natureza de nossas escolhas e atos; e nosso desenvolvimento não será bloqueado”. Em síntese, então, podemos admitir que toda pessoa que promova sua autoaceitação de modo pleno e afirmativo tende a aumentar sua autoestima, tomando para si a responsabilidade de tornar sua vida muito mais edificante e prazerosa.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa