Menu

Autoaceitação II

Atualizado dia 11/23/2016 10:37:17 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para tornar ainda mais claro o conceito emitido no texto anterior, podemos também afirmar que a atitude da autoaceitação ampara-se na consciência plena de si mesmo sem passar pelo crivo do que os outros acham ou pensam. Sendo assim, a autoaceitação é uma atitude íntima, somente da pessoa que, ao ter plena clareza de suas qualidades, compreende suas dificuldades ou deficiências não como algo insuperável, mas, como desafios a serem vencidos.

Muitos indivíduos são infelizes por viverem o tempo todo desejando ser aceitos pelos outros, por tornarem-se dependentes dos conceitos ou pré-conceitos alheios. Fazem isso de modo contumaz, mormente abdicam de suas qualidades, desejos e sonhos, para moldarem-se àquilo que acham que vai agradar aos outros. Portanto, essa postura, baseada na falta de autoaceitação, além de ser uma declaração de baixa autoestima é o reconhecimento da falta de competência pessoal para poderem ser e viver de acordo com seus próprios princípios ou valores.

Pensando bem, é desafiador ser fidedigno vivendo num mundo onde a tônica é agradar a todos. Porém, é mais compensador do que ser submisso, do que aderir à prática constante de viver cumprindo expectativas alheias alimentando rotineiramente suas frustrações. Um exemplo drástico desse modelo são aqueles filhos que vivem apenas para cumprir as expectativas dos seus pais ou familiares. Porquanto, seja no campo profissional ou nas relações interpessoais, num dado momento, com certeza, arcarão com as consequências por não terem escolhido o caminho que mais desejavam trilhar ou por não terem realizado aquilo que mais lhes traria satisfação na vida.

Enfim, a autoaceitação consciente promove na pessoa o reconhecimento da sua totalidade, e isso com certeza a motivará a fazer as transformações existenciais que aspira. Quem conhece bem a si próprio e aquilo que é melhor para si, estabelece conscientemente propósitos e metas para sua vida. E quando aprende a alimentar seu autorrespeito e sua autoconfiança, passa a viver também num estado de harmonia consigo mesmo, usufruindo melhor das oportunidades que lhes são oferecidas; usando também com maior eficácia a sua criatividade. Além do que, seus relacionamentos, de modo geral, ganham em qualidade e prazer ao vivenciá-los autenticamente.

Autoaceitar-se, então, é algo como você olhar no espelho e dizer para si mesmo: “Esta pessoa sou eu! Com qualidades e deficiências eu me aceito plenamente, e comprometo-me a superar-me e realizar muito mais e melhor por mim”. Lembre-se: este pode ser o momento de um encontro maravilhoso em sua vida. Deixe que a emoção brote como se fosse água límpida de sua fonte interior e que purifique seus pensamentos e atitudes. Aceite lapidar o cristal maravilhoso que com certeza existe dentro de você, não perca esta oportunidade, só por hoje!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa