Menu

AUTO-ESTIMA E CONSCIÊNCIA (I)

Atualizado dia 7/3/2007 7:27:19 PM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em textos anteriores já fiz referência a duas posturas importantes da auto-estima que são a autoconfiança e o auto-respeito. A primeira compreende o grau de confiança que o indivíduo deposita em si próprio, e a segunda, representa o nível de respeito que ele tem por si mesmo.

No que se refere à autoconfiança, é possível afirmar que muitas pessoas têm perdido algumas oportunidades de crescimento e realização, pelo fato de não confiarem nelas próprias diante dos obstáculos que lhes surgem. Por outro lado, a condição do baixo respeito que o indivíduo tem por si, o faz submisso impedindo sua capacidade reativa diante de imposições, manipulações e até mesmo de humilhações constantes. Em resumo, qualquer pessoa que não confie e respeite seus próprios valores e competências, dificilmente obterá confiança e respeito dos outros.

Diante disso surge a pergunta: “O que fazer para aumentar a autoconfiança e o auto-respeito?” A resposta é: “Viver conscientemente”.

Partindo da premissa de que “somos aquilo que pensamos”, ou seja, somos a idéia ou o conceito que temos de nós mesmos, é possível aquilatar a importância do uso da mente para dar existência a um processo de transformação existencial para viver conscientemente. É assim que também entende Nathaniel Branden, norte-americano, estudioso sobre o assunto, quando afirma: “Nossa mente é o meio básico de nossa sobrevivência. Todas as conquistas que nos distinguem como homens são reflexos da nossa capacidade de pensar. A vida bem sucedida depende do uso adequado da inteligência – adequado, quero dizer, às tarefas e metas que estabelecemos para nós mesmo e aos desafios que enfrentamos”.

Todos possuem inteligência, mas o que nos diferencia é o uso que fazemos dela. O que vale também para a consciência, pois é da nossa livre escolha usá-la da melhor maneira para que possamos modificar ou melhorar tudo aquilo que desejarmos. É provável que fatores como educação familiar, desconfortos emocionais e até traumas mais fortes nos impeçam por determinado tempo de visualizar nossas qualidades ou potencialidades. Porém, isso não nos impede de resgatá-las e fazê-las novamente fluir, pois ao escolhermos viver conscientemente nossa capacidade seletiva volta a funcionar de modo adequado para tomarmos as melhores decisões para nossa lida existencial. Optar por saber e entender mais sobre nós mesmos e sobre tudo o que nos cerca, é um ato que se reveste de vital importância, pois quanto mais conhecermos nossas qualidades, deficiências e limites, maior a possibilidade de sucesso em nossas escolhas.

Viver conscientemente é diferente de viver às escuras, sendo dirigido por expectativas, modelos e mandos dos outros. É valorizar uma visão mais cristalina da vida, em contrapartida à cegueira que, em muitos casos, nos faz submissos e incompetentes para encontrarmos soluções para nossos problemas ou desconfortos. Aliás, é bom saber que muitas pessoas depressivas entram nesse estado por não terem consciência da força que possuem para vencer os desafios que lhes surgem no dia-a-dia.

E mais, lamentações sobre fracassos e infortúnios não fortalecem ninguém, pelo contrário, é um gasto inútil de tempo. O que gera maior nível de confiança em nós mesmos é a escolha em utilizar adequadamente nosso potencial de inteligência e racionalidade para qualificar melhor a vida, o que, a priori, exige uma auto-estima equilibrada.

Boa reflexão para você.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa