Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Breve reflexão sobre Caixinhas

Breve reflexão sobre Caixinhas

por Willes S. Geaquinto

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que só sabem pensar “dentro da caixinha”*; pessoas que se limitam a pensar como os outros querem. Sendo assim, vale acrescentar que esse pensar dentro da caixinha, na verdade, resulta em condutas dentro da caixinha, ou seja, a liberdade de agir é cerceada ou limitada por paradigmas, pré-conceitos ou padrões, estipulados de fora para dentro por outrem. Muito do jogo político-social-econômico, e até religioso de dominação classista, é feito de modo a levar as pessoas a se submeterem a alguma “caixinha”.

Você também já deve ter ouvido o ditado popular “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Pois bem, é preciso estar vigilante, posto que não existe apenas uma “caixinha”, elas são inúmeras. Às vezes, você corre o risco de fugir de uma e cair em outra igual ou de teor assemelhado, já que existem uma gama de mecanismos como a televisão, a publicidade e hoje as chamadas mídias sociais via internet, para induzi-lo a adentrar e amoldar-se a uma delas.

Para tornar mais clara essa reflexão, vou citar algumas das “caixinhas” disponíveis. São elas a da mediocridade, do comodismo, do vitimismo, da autopiedade, da submissão, da exacerbação do sofrimento, do consumismo desvairado, do determinismo, do fatalismo, do inconformismo inútil, da rebeldia inconsequente, da desresponsabilidade, da ignorância, da arrogância, do egoísmo, da baixa autoestima, do reducionismo etc..

E aí você deve estar se perguntando: “como escapar dessa armadilha?”. A primeira resposta que me ocorre é aprendendo a pensar e agir conscientemente diferente. De preferência, baseado no bom conhecimento adquirido e na valoração positiva das suas próprias vivências e perspectivas, pois, enquanto estiver pensando ou agindo de acordo com outrem você será igual, embora possa diferir em alguns tons. Pense nisso!

*Às vezes, usa-se também o termo “pensar dentro da casinha”, o que é apenas uma variação sobre o mesmo tema.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 15/03/2019

Veja também
Unindo inspiração e música, além, muito além...
O que fazer quando a ansiedade se torna um transtorno?
Para onde seu piloto automático está te levando?
Que toda paixão se converta em amor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
57 - SUN - A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa