Menu

Como suas crenças familiares afetam o sucesso em sua vida

Atualizado dia 1/27/2012 6:55:32 AM em Autoconhecimento
por Berenice de Lara


Facebook   E-mail   Whatsapp

O núcleo mais importante na formação daquilo que somos é nossa família, em todos os sentidos. Aquilo que vivemos, ouvimos e vimos durante os primeiros anos de nossa infância formam a base da nossa autoconfiança ou insegurança, da nossa maneira de ver o mundo e interagir com ele, das nossas escolhas futuras: de parceiros, amigos, profissão, etc., podendo nos conduzir inconscientemente ao sucesso ou ao fracasso nas nossas ações.
Imagine uma família em que o pai tenta por diversas vezes ter sucesso em um negócio próprio e, seja por qual razão for (que a criança nem tem como avaliar), acaba não dando certo. A criança sofre junto com os demais membros da família as conseqüências dessa situação.
Mais tarde, o pai presta um concurso público, por exemplo, e passa a ter uma vida mais estável financeiramente, que se reflete na qualidade de vida de todos.

É bem provável que na vida adulta, de alguma forma, o registro dessas ações e conseqüências ajudem a definir as escolhas profissionais dessa criança, ainda que ela não tenha consciência disto.

Toda família tem um lema, oculto ou declarado, que é passado aos seus membros, como valores de vida. Certos ditados populares muito repetidos nas conversas em casa, podem refletir o pano de fundo daquilo em que se baseia o conceito de vida daquela família.

A criança que cresce ouvindo "Dinheiro não traz felicidade" , ou "Melhor chorar na seda do que nos trapos" vai internalizar valores diferentes na forma de lidar com o dinheiro, por exemplo.

O primeiro ditado minimiza ou mesmo despreza o dinheiro como solucionador de problemas. Pelo contrário, acaba incutindo a noção de que, se você quer ser feliz, não deve se preocupar em ganhar dinheiro, porque ele não tem o poder de fazer alguém feliz. Simplificadamente, para o cérebro é assim, porque o cérebro interpreta tudo literalmente.

É claro que o dinheiro não é garantia de felicidade, até porque alcançar esse estado -que não é permanente e constante, como sabemos- depende de uma série de fatores. Mas que ter dinheiro ajuda, é fato.

Por outro lado, crescer ouvindo o ditado que soa meio cínico -já que todos vão chorar mesmo, é preferível chorar com conforto, vestindo seda- de alguma maneira vai fixar valores que dizem metaforicamente para se ir atrás do dinheiro como forma de minimizar o sofrimento.

Você concorda que são visões de vida completamente diferentes? E a criança vai "bebendo" esses ensinamentos familiares com o leite materno.

Vamos pensar em outros ditados como lema familiar: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Ele fala de perseverar no enfrentamento dos obstáculos, ainda que de forma teimosa, porque se chegará a um bom resultado. Mesmo que, lá no fundinho, ele diga que a vida tem essa dureza a ser vencida.

"De grão em grão a galinha enche o papo" é um ditado que ensina subliminarmente a criança a ser uma poupadora, a cuidar atentamente das pequenas quantias, porque os resultados podem ser recompensadores. Mas em algum nível, se outros reforços forem dados nesse sentido, ela pode pensar sempre em micro escala, nas suas conquistas financeiras.

E nas relações afetivas, quando a criança ouve muito "Antes mal acompanhado do que só", como uma conclusão em conflitos na relação dos pais? Qual é o exemplo que fica? Uma conformação com o que tem de ruim nos relacionamentos, desde que se tenha um parceiro (ou parceira).

Em terapia sistêmica, uma das dinâmicas que usamos no consultório é pedir que a família ou o cliente construa um brasão, com os elementos que ele considere símbolos que representam a sua família. Ao final, como todo brasão tem, escolhe-se um lema para a família, normalmente o ditado popular que sintetiza melhor a direção que a família segue.

Vejam o lema do brasão de São Paulo, uma das cidades mais competitivas do mundo: "Não sou conduzida. Conduzo" - em latim, "Non ducor. Duco". Dá para ver a profecia se cumprindo, não é mesmo?

Na sua vida também é assim. Reflita um pouco sobre isto e veja qual lema de sua família de origem acaba norteando suas ações inconscientemente. E escolha mudar, se for o caso. Ou se apoie nele de forma consciente!

As essências de cristais dão suporte para essa modificação na sua vibração. A fórmula composta do sistema Florais de Lara-Dharma F-11 Liberação dos Karmas Familiares dá suporte para uma mudança e superação dessa e muitas outras questões! A essência de Turmalina Castanha ajuda a superar registros de uma família disfuncional, por exemplo. Se você vive a dependência na relação afetiva, para não ficar só, experimente tomar Quartzo Rosa. Você vai se sentir mais acolhida internamente e segura de si. Se o problema é como gerenciar bem sua vida financeira, adicione à sua fórmula Turmalina Verde. A essência ajuda a clarear .os "pontos cegos" desse aspecto. Se tiver dificuldade em cobrar o justo por seu trabalho, tome sempre Malaquita, até aprender a dar valor ao dinheiro como remuneração pelo seu tempo e esforço investido. Muitas outras possibilidades estão disponíveis, para ter uma visão mais clara de sua vida.

Para quem é terapeuta, experimente trabalhar com esses ditados populares, para ver onde seu cliente fica paralisado e ajude a corrigir com as essências vibracionais de cristais.

Todos nós devíamos, de vez em quando ao menos, consultar um terapeuta para ajudar  a detectar onde está o nó oculto, desatando-o para uma vida mais plena e feliz, construindo um novo lema de vida, que tenha mais a ver com cada um e nossas escolhas agora!

Texto revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Berenice de Lara   
Terapeuta floral com pós graduação pelo IBEHE/UERJ e sintonizadora do sistema de essências de cristais e flores Florais de Lara-Dharma. Autora dos livros Elixires de Cristais Novo Horizonte da Cura Interior, A cura dos chakras com cristais, entre outros. Atendimento online pelo Skype e preparo de sua fórmula pessoa"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa