Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Como surgiu o rosário?

Como surgiu o rosário?

por Rafael Souza

Muitas pessoas, por mais que tenham passado toda a vida dentro da igreja, acabam tendo algumas dúvidas referentes a coisas que nem sempre são tão bem explicadas.
O rosário, por exemplo, é uma forma de oração muito conhecida dentro do catolicismo, mas quase ninguém sabe de sua origem, como surgiu e como se popularizou.
Isso porque desde sempre aprendemos a rezar, mas esse tipo de questionamento nem sempre vem à tona. Fato é que conhecimento nunca é demais, pode sim ser muito interessante saber mais sobre isso no final das contas.

O que é o rosário?

A maioria das pessoas já conhecem o tão famoso terço, que é composto de bolinhas maiores e menores e uma cruz. Pode ser feito de diversos materiais, e nos tempos antigos era feito de madeira e linha somente.

O rosário serve para ajudar a guiar o fiel em suas orações, de modo que não se perca. Séries de orações são realizadas com o auxílio dessas bolinhas, para saber ao certo o que orar em cada vez.

Existem vários tipos de orações utilizando o rosário e não somente uma. Existem muitas formas de utilizar isso durante as orações, algumas mais famosas do que outras, cada uma com a sua importância.

Origem do rosário

A Igreja Católica é antiquíssima e isso já não é segredo para ninguém. Estima-se que o rosário surgiu em torno do ano 800, e desde então quase não sofreu alterações em seu formato.

Acontece que nessa época, pouquíssimas eram as pessoas que sabiam ler, ou tão pouco tinham acesso às orações de forma escrita. O jeito encontrado pelos fiéis foi decorar o pai nosso e rezá-lo sempre cento e cinquenta vezes.

O rosário é de extrema importância para a religião católica, de modo que funcione como uma “ferramenta da fé”, auxiliando os fiéis a realizar as suas sequências de orações sem perder o fio da meada.

As contas presentes no rosário servem para representar sobre como foram os momentos da vida de Cristo, divididos em gozosos, luminosos e dolorosos.

Enquanto realiza as orações, o fiel deve meditar sobre a vida de Cristo e Maria, de modo que jamais se esqueça de como fora a vida do Senhor e Redentor Jesus Cristo em seu tamanho sofrimento.

Acredita-se que Maria apareceu para alguns importantes e antigos membros da igreja, salientando sempre a importância do rosário, quase como se fosse um verdadeiro símbolo da igreja.

A oração em terço é uma das mais importantes marcas da igreja católica, acredita-se que não existem causas sem solução quando esse tipo de oração acontece com fé.

Então, devido a tudo isso, popularizou-se o rosário que conhecemos hoje em dia, de modo que nunca deixou de ser usado, com orações de conta em conta. É uma maneira muito boa de se rezar.

Existem ainda algumas histórias paralelas sobre o rosário, de maiores mensagens de Cristo e de Maria sobre o tão conhecido terço. Fato é que mal não faz rezar, e isso por si só já basta, não é mesmo?

Quando feitas com fé, as orações são muito poderosas e podem mover pedras de nosso caminho. Não existem obstáculos grandes o suficiente para parar o trabalho de nossa fé quando não temos dúvidas.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história do rosário e da Igreja Católica, saber nunca é demais. Sempre que for orar faça com concentração e fé, não se esqueça do rosário!

Via: oracoesfortes.info

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Rafael Souza
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 14/06/2019

Veja também
Quando nos curamos trazemos paz ao mundo
Como lidar com o Abuso Emocional?
As transformações no mundo assustam você?
Sonhar com pessoa morrendo, qual o significado?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
19 - LIN - APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa