Menu

Crenças Negativas

Atualizado dia 4/12/2019 9:52:53 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os leitores assíduos dos meus textos em jornais, revistas e na internet, já devem ter percebido que existem algumas abordagens que, de vez em quando, trago à baila novamente com o objetivo de aprofundar a reflexão. Hoje destaco mais uma vez as crenças negativas que, sob o meu ponto de vista, são elementos impeditivos de progresso ou evolução. Esse tipo de crença, na maioria das vezes, tem sua origem nos valores morais, comportamentais ou religiosos, provenientes da nossa formação educacional ou, ainda, pode originar-se de situações traumáticas e de resquícios mal compreendidos de nossas próprias vivências pretéritas. Em síntese, pode-se afirmar que são aspectos ou pré-disposições negativas que, consciente ou inconscientemente, interiorizamos e aceitamos como verdades, como guias em nossa existência.

É importante observar que muitas dessas crenças possuem o caráter de pré-conceitos ou falsos valores e regras adotadas pela maioria das pessoas sem nenhum critério ou racionalidade. Outro dado, é que, de modo geral, essas crenças vão além dos valores que sugerem representar, algumas singularmente soam como verdadeiras sentenças ou profecias que acabam de maneira categórica determinando o comportamento que a pessoa vai desempenhar, às vezes, pelo resto da vida.

Por exemplo, uma criança, de tanto ouvir o pai ou a mãe chamá-la de burra, medrosa ou outro tipo de adjetivo do mesmo teor, poderá muito bem assumir para si como verdadeira uma imagem que corresponda ao que lhe foi dito e, em função dessa influência negativa, mesmo quando adulta, comportar-se-á seguindo esse. Já imaginou quantas pessoas seguem por aí levando consigo a crença de que nunca serão bem-sucedidas na vida, por força de sentenças deste tipo?

Pois bem, a verdade é nua e crua: cada um vive de acordo com aquilo em que acredita. E se o seu desejo é mudar de rota, fugir aos atalhos e encarar a vida de frente para transformá-la, é fundamental compreender que isso só será possível quando você passar a comandar a sua mente e, através dela, o seu livre-arbítrio. Só assim, assumindo conscientemente seu direito inalienável de escolha, é que será possível eliminar as falsas crenças que comandam sua existência e, ao mesmo tempo, criar novos princípios e posturas que lhe servirão como guia rumo à conquista de si próprio e de tudo quanto almejar para sua vida.

O curso harmonioso e firme dos propósitos maiores que você escolher vivenciar, depende única e exclusivamente das sementes que plantar em seu solo interior, os frutos serão a sua herança.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa