Menu

Danças Circulares Sagradas - Uma Proposta de Cura!

Atualizado dia 2/27/2007 3:48:16 PM em Autoconhecimento
por CIRANDDA DA LUA


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos pode mudar o mundo; de fato, é a única maneira disto acontecer."

A dança em círculo é uma das formas mais antigas de celebração comunitária. O círculo é uma forma de circunferência ininterrupta e é um símbolo de totalidade, um lugar igualitário de aprendizagem. Quando um círculo está centrado forma uma roda ou mandala invisível, podendo causar a mudança e evolução do indivíduo, recuperando as antigas tradições nas quais os sacerdotes e curandeiros utilizavam danças relacionadas a sons específicos para "tocar a alma" de seus fiéis.

Este movimento intitulado "DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS" foi um trabalho de resgate do bailarino alemão Bernhard Wosien, que já havia passado dos 60 anos, e buscou uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos. Freqüentando grupos de Danças Folclóricas percebeu que ali estava o que procurava. Vivenciou alegria, amizade e amor, tanto para consigo mesmo como para os outros e sentiu que a dança em roda possibilita uma comunicação sem palavras e mais amorosa entre as pessoas.

Em 1976, a pedido de Peter Caddy, Bernhard Wosien deu seu primeiro treinamento dessas danças na Comunidade Espiritualista de Findhorn, no norte da Escócia. De Findhorn este trabalho espalhou-se pelo mundo todo.

Como focalizadora de Danças Circulares no grupo Cirandda da Lua, acredito que dançar e cantar em círculo é uma das mais belas experiências que a humanidade já experimentou. A Roda possui um mistério que não pode ser explicado. Através dela podemos vivenciar e resgatar muito mais do que costumes e tradições culturais. Resgatamos, sobretudo, os arquétipos e a memória de nossos antepassados e de toda a criação.

No círculo trabalhamos o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo. Percebemos que não estamos sós e, sim, estamos amparados por todos os lados e reconhecemos nossa igualdade divina - o centro - ao mesmo tempo em que nos emocionamos com a presença única e insubstituível de cada um colocado na linha da circunferência.

De acordo com minha vivência cito alguns benefícios das danças circulares:
. Despertar a leveza, a alegria, a beleza, a paz, a serenidade, o amor que existe dentro de cada um;
- Proporcionar o trabalho em grupo sem que as pessoas percam a sua individualidade;
- Desenvolver o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação;
- Favorecer o auto-conhecimento e a auto-cura;
- Incentivar o indivíduo a expressar o que ele tem de melhor dentro de si;
- Trazer musicalidade e ritmo para a vida diária;
- Equilibrar os corpos físico, emocional, mental e espiritual;
- Ampliar a percepção, a concentração, a atenção e a flexibilidade;
- Desenvolver a auto-estima, ajudando a transformar medos, angústias, ansiedades.
- Combater o stress e a depressão.

Este texto é um convite aos que querem ter maior contato consigo mesmo e com os outros. "Dançar é mover o dom..." Dancem!!!

Com carinho,

Soraya Ferreira Mariani
Quer saber mais?
www.ciranddadalua.com.br
[email protected]
(11) 9979-0447
Quer Dançar?
Jornada Pela Espiral da Transformação - Resgatando o seu Poder Pessoal!
05/03, 12/03, 19/03, 26/03 - Segundas-feiras
20:00 as 22:00
Rua Leopoldo do Amaral, 43 (altura do 1750 da Lins de Vasconcelos)

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CIRANDDA DA LUA    
Soraya Mariani é coordenadora do Projeto Cirandda da Lua.Tem formação acadêmica em artes e pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Arte Terapia. Agrega ao seu conhecimento diversas técnicas holísticas: floral, fitoterapia, encantação de contos, tarô; e ainda dedica-se ao estudo e prática da mitologia arquetípica, filosofia, antroposofia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa