Menu

ENEAGRAMA -Parte 4

Atualizado dia 5/8/2008 10:43:39 AM em Autoconhecimento
por Mariane Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tipo 7 - Feliz e otimista

São muito otimistas, vendo tudo de forma boa e sempre demonstrando alegria. Seu vício emocional inconsciente é a gula, porque buscam sentir prazer.
São pessoas bem-humoradas e adoram se divertir. São muito otimistas, vendo tudo como fosse melhor e esperando as possibilidades boas. Alimentam muitas ilusões e fantasias. São pessoas ativas e encantadoras por causa de sua alegria e entusiasmo, expressam muita alegria. Odeiam desprazer e evitam entrar em contato com qualquer eventual dor ou sofrimento.
Facilmente se entediam com as coisas e ficam saciadas rapidamente, por isso odeiam rotinas e evadem dos padrões e regras. Odeiam ficar paradas e procuram sempre estar fazendo algo que lhes agrade. São imaginativas e criativas, adoram estimular sua imaginação, tendo muitas idéias e planos, que às vezes são impossíveis de existir.
Por serem otimistas e acreditarem no melhor, têm dificuldade em perceber os valores alheios, porque para elas as coisas são perfeitas não percebendo o que realmente é bom. Consideram-se improvisadoras. São muito loquazes.
São pessoas superficiais, sobrecarregam-se com atividades como meio de fugir das dificuldades emocionais, assumindo vários compromissos simultaneamente, mas têm dificuldade para completá-los. Têm boa agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo, mas dão prioridade ao prazer.
Para eles é muito divertido inventar e iniciar atividades que envolvam outras pessoas. Têm tendência a ser humoristas, por terem prazer em diversão. Abandonam qualquer plano que saibam que pode falhar; quando não sabem dessa possibilidade são positivistas. Não refletem sobre o que os outros pensam.
São pessoas manipuladoras, quase sendo charlatãs, facilmente convencem os outros e são insistentes. Consideram a realidade como sua imaginação positivista. Consideram-se confiáveis, apesar de poderem ter segundas ou terceiras intenções, devido à quantidade de seus interesses. Como otimistas, confiam nos outros e acreditam neles.
Gostam de ter muitos pensamentos e idéias, chegando a pensar que eles são ilimitados e e sentem capazes de resolver qualquer problema; são intelectualmente analíticas. Chegam a ser presunçosas e arrogantes, mas são pessoas brincalhonas que preferem ser crianças, evitando responsabilidades e rotina.
Trabalham normalmente em áreas em que não há rotina e é necessário o uso da criatividade como, por exemplo, marketing, vendas, planejamento e negociação. São bons para resolver problemas devido à sua criatividade e otimismo, mas são indisciplinadas e irresponsáveis, tendo dificuldade com normas ou pessoas rígidas e evitando a rotina.
Seu ponto de estresse é 1, incorporando o vício ira; seu ponto de segurança é 5, incorporando a objetividade (habilidade de observação), quando criativas.

Tipo 8 - Desafiador e autoritário

Nunca pedem perdão. A princípio, são sempre contrárias a qualquer novidade.
São rebeldes e autoritárias, porque gostam de desafiar e dominar os outros sem se preocuparem com os outros. Seu vício emocional inconsciente é a luxúria, que está relacionada ao seu hábito de dominar os outros e serem sexualmente sádicas.
São autoritárias ao extremo, querendo que tudo seja do seu modo, desprezando a opinião alheia. São pessoas que adoram desafios e odeiam ambientes pacatos. Expressam-se de forma direta e objetiva, tendo facilidade em fazer escolhas e reações imediatas a situações.
São pessoas insensíveis, apegadas à força, à justiça e ao poder, sendo dominadoras e agressivas. Gostam de exagerar seus pensamentos, desconsiderando o pensamento dos outros. Gostam de agir, mas não de discutir. Consideram-se realizadoras.
São firmes em suas ações, confrontadoras em suas relações, sendo pessoas rebeldes, que gostam de ir contra. Para atingirem seus objetivos são insistentes, teimosas e determinadas. Irritam-se com facilidade e têm ações radicais facilmente.
Em discussões podem ficar muito irritadas, mas depois seu rancor pode ser esquecido. Odeiam e desprezam pessoas sensíveis e fracas. Buscam o confronto como forma de impor sua supremacia, muitas vezes por simples prazer. Gostam de conquistar e de serem vistas como pessoas fortes.Gostam de vingar injustiças, consigo e com os outros, defendem veementemente os oprimidos e chegam a cometer absurdos para protegerem ou vingarem em nome de quem foi injustiçado. São agressivas, mas não percebem sua agressividade. São corajosas, grossas e seguras, sendo intimidadoras.
Exigem a verdade e dizem sempre o que pensam. Sua ética de justiça é pessoal. Quando alguém não concorda com elas, pensam que estão sendo desafiadas, querendo que todos participem. Evitam interioridade e adoram desafiar os outros para obterem estímulo de vida; seus alvos são os mais desafiadores e também os mais evasivos.
Não se preocupam com os outros; para conseguirem o que querem preferem tomar, não se importando com o que os outros pensam. Dificilmente fazem pedidos, mas quando pedem são autoritários. Têm facilidade em mandar e liderar, dando prioridade à realização; assumem o controle de tudo o que fazem, desde as coisas mais banais até as mais significativas.
Trabalham normalmente em uma área relacionada à liderança como, por exemplo, liderando empresas. Sendo confiantes e negociadores procuram crescer, usando métodos diretos e eficazes. O que querem fazer, elas fazem, sendo realizadoras. Podem ser bons líderes, cuidando firmemente dos interesses do grupo, mas só quando coincidem com os seus próprios.
Seu ponto de estresse é 5, incorporando o vício avareza; seu ponto de segurança é 2, incorporando a generosidade (fazer doação, piedade), quando criativas.

Tipo 9 - Preguiçoso e pacifista

São tranqüilas e gostam de preservar a paz e evitar confrontos. Seu vício emocional inconsciente é a indolência, por causa de sua tranqüilidade, indecisão, busca por ócio e por adiar suas tarefas.
São pessoas lerdas, mas são agradáveis, carismáticas e amigáveis; gostam de manter a paz e a ordem, por isso não são competitivas e são mediadoras, dando prioridade ao bem comum. Apesar de serem calorosas, tolerantes e acomodadas, são pessoas apáticas que desenvolveram um estado de anestesia para não sofrerem atritos com a realidade. Tendo preguiça de mudar ou agir, adaptam-se facilmente ao ambiente. Dificilmente tomam decisões, mas quando tomam são repentinas e firmes.Expressam serenidade e calma, mesmo não sendo estes seus sentimentos reais.Consideram-se pessoas distraídas, confusas, com memória fraca e conciliadoras.
Sendo mediadoras, são indicadas para resolver conflitos e divergências, mas costumam ceder muitas vezes para evitar ou resolver o conflito. Adiam o que têm que fazer. Deixam até as mais altas prioridades por último, chegando a realizá-las no último momento, muitas vezes esquecendo-se de tarefas importantes.
Têm dificuldade em saber o que pensam ou sentem, o que as leva a adotar desejos alheios. Trabalham nas mais variadas áreas, pela sua facilidade em se adaptar Normalmente estão nos setores administrativos, secretariado, atendimento ao público e auxiliares.
Seu ponto de estresse é 6, incorporando o vício medo, e seu ponto de segurança é 3, incorporando a capacidade de realização criativa.

Baseado
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eneagrama
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariane Ambrosio   
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos
http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa