Menu

ENEAGRAMA - Parte 2

Atualizado dia 5/8/2008 10:51:32 AM em Autoconhecimento
por Mariane Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tipo 3 - Egoísta e mentiroso

As pessoas do Tipo 3 são progressistas, fazendo um trabalho bom com o objetivo de prosperar. Seu vício emocional inconsciente é a mentira (engano), por criarem uma imagem falsa para conseguirem admiração dos outros.
Vivem em busca do sucesso, sendo egoístas, e seu objetivo é beneficiar-se. São pessoas frias que disfarçam essa frieza com uma imagem humanista e uma falsa generosidade. Inventam e conseguem inventar desculpas com muita facilidade.
Têm facilidade para disfarçar seus sentimentos. Expressam apenas os sentimentos necessários para obter seus interesses que, na maioria das vezes, são falsos, reprimindo seus outros sentimentos, os mais sinceros.
Em sua ganância agem manipulando as pessoas com suas mentiras e exigências, sendo impessoais. São chamadas de camaleão por se comportarem de forma diferente com cada pessoa, fingindo se comportar com as idéias dos outros, nunca demonstrando pensamentos e emoções próprias.
São calculistas e visam o reconhecimento, sendo muito vaidosas. Tornam-se hostis se não receberem o reconhecimento e a admiração que desejam.
Consideram-se eficientes e superiores. Para elas, o importante é o objetivo, os resultados e a eficiência, não se importando com os detalhes. Para elas, "os fins justificam os meios".
Relacionam-se com as pessoas apenas para que elas as ajudem a alcançar seus objetivos, sendo falsas com as pessoas úteis a elas, exigindo dessas pessoas mais do que elas podem fazer. Evitam contato com pessoas que não são úteis para elas, agindo de forma educada e gentil com desculpas falsas, tornando-se inacessíveis.
São autoconfiantes e demonstram ser talentosos em relação aos outros. Preocupam-se em ser admiradas pelos outros, por vaidade e para manter sua auto-estima. Talvez confundam admiração com amor, por terem sido admiradas quando crianças por terem algo especial, passando a procurar por admiração. São pessoas presunçosas.
Só fazem algo se receberem alguma coisa em troca: se receberem generosidade, dão em troca admiração e respeito. São pessoas que só fazem algo para serem bem-sucedidas. Por vaidade, consideram o fracasso uma experiência e culpam os outros, não admitindo que fracassaram.
Trabalham normalmente em áreas em que há possibilidade de crescimento como, por exemplo, vendas, advocacia, administração, consultoria, assessoria, política e trabalhos autônomos. São boas para trabalhar, devido à sua eficiência, objetividade e dedicação, tendo boas idéias para conseguir as metas. Sua habilidade de negociação os ajuda a conseguir o que querem. São descomprometidas, mudam de lado ou abandonam algo quando encontram alguma coisa melhor. Por isso têm problemas em relacionamentos mais íntimos.
Seu ponto de estresse é 9, incorporando o vício preguiça; seu ponto de segurança é 6, incorporando a responsabilidade, quando criativas.

Tipo 4 - Insatisfeito e emotivo

As pessoas do Tipo 4 são as que mais sofrem; são sentimentais e exageram seu sofrimento. Seu vício emocional inconsciente é a inveja, devido à sua insatisfação.
As pessoas do tipo 4 são as que mais apresentam diferenças entre si; têm dificuldade de perceber seu vício de inveja, por isso têm dificuldade de se identificar no eneagrama, mas reconhecem sua insatisfação.
Para elas sempre falta alguma coisa ou várias. Suas atitudes são aparentemente masoquistas, fazendo comparações constantemente e pensando que têm nada, tendo inveja, tornam-se pessoas mordazes e críticas, muitas vezes irônicas e queixosas. Por isso são exigentes e detalhistas e se sentem enganadas, como se conspirassem contra elas.
São sensíveis e instáveis, podendo ter ações histéricas, mudando de humor de forma repentina ou facilmente. Consideram-se injustiçadas.
Conseguem perceber o que a maioria das pessoas não percebe, devido à sua sensibilidade de percepção. Assim, percebem as coisas boas do mundo e isso gera sua sensação de inferioridade que provoca inveja.
Valorizam coisas que são insignificantes por pensarem ter muita imperfeição em si ou consigo. São românticas por idealizarem uma vida com alguém onde tudo é maravilhoso. São criativas, mas pouco objetivas. Por comportarem-se tragicamente, têm tendência a se tornarem artistas. As artes são a forma delas expressarem seus sentimentos. São individualistas e têm pouco contato com o mundo exterior.
Buscam um significado para sua vida e querem amor; são melancólicos e sofrem por pensarem serem inferiores, sofrendo por um motivo inventado. Elas exageram a expressão do sofrimento para obter algo, tendo uma vida dolorosa. Para elas, desejar é mais importante do que possuir.
Evitam sentimentos comuns em relacionamentos, colocando metas que podem ser impossíveis. Sua vida está relacionada a sentimentos e relacionamentos; às vezes, quanto mais distantes, mais perfeitas as pessoas lhes parecem.
São pessoas autênticas por causa de sua crítica e a exigência de originalidade, e solidárias com o sofrimento alheio. Gostam de ser especiais e únicas e têm carência de atenção. Quando a vida se banaliza podem ter crises emocionais ou existenciais.
Trabalham normalmente em áreas em que a criatividade e a originalidade possam ser expressadas como, por exemplo, artes, estilismo, decoração, psicologia e jornalismo. Gostam de coisas diferentes, querem expressar seus sentimentos, usando sua criatividade.
Seu ponto de estresse é 2, incorporando o vício orgulho; seu ponto de segurança é 1, incorporando a organização (planejamento), quando criativas.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariane Ambrosio   
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos
http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa