Menu

Ensinamentos do Srimad Bhagavatam - VII

Atualizado dia 8/12/2007 11:54:50 AM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Srimad Bhagavatam é um comentário sobre o Vedanta-Sutras elaborado pelo sábio Sukadeva Gosvami aproximadamente 5000 aC. Nas explanações feitas por Sukadeva ele transmite também os ensinamentos de vários transcendentalistas. Neste artigo vamos evidenciar o conhecimento do sábio vedanta Kapila transmitido por Sukadeva para que possamos ampliar o nosso nível de consciência.

Kapila
Salienta Kapila que o conhecimento que ele transmite não é para as pessoas apegadas ao mundo material e nem para as pessoas que não praticam serviço devocional a Deus. O conhecimento que transmite é para a alma que cultiva o desapego, o serviço devocional e é amistosa com todos os seres vivos. Essa instrução deve ser transmitida pelo mestre espiritual a pessoas que consideram a Suprema Personalidade o Ser mais querido.

A fase na qual a consciência da alma é atraída pelas energias materiais chama-se vida condicionada. Quando esta mesma consciência da alma se apega a Deus a alma se situa na consciência de liberação. Quando a consciência da alma pensa que o eu é o corpo físico, identificando-se com o corpo grosseiro ou corpos sutis aparecem a luxúria e a cobiça. Quando a alma se livra de todo condicionamento ou apego às energias materiais a consciência se purifica transcendendo a fase das supostas felicidades e aflições materiais.

Na fase de consciência liberada a alma cultiva o desapego e o serviço devocional a Suprema Personalidade de Deus tornando-se indiferente à existência material. Não existe perfeição sem serviço devocional, pois a liberação é justamente o serviço devocional a Deus no universo transcendental. O caminho correto é o cultivo do desapego e o serviço devocional. Todo ser humano que possui conhecimento sabe muito bem que o apego ao corpo material e às energias materiais é a prisão da alma ao mundo transitório.

Importante observar que existem dois tipos de apego: o apego da alma à energia material e o apego da alma à energia divina, sendo que o apego da alma à energia material obscurece a consciência da alma prendendo-a no mundo das ilusões. O apego da alma à energia divina integra a alma a ela. A característica da alma liberada (apego da alma à energia divina) é a tolerância, misericórdia e amizade com todas as entidades vivas. A alma liberada é totalmente passiva orientando-se pelas escrituras. O cultivo do desapego à existência material elimina todo tipo de luxúria fazendo surgir a tolerância, misericórdia e amizade com todos os seres vivos.

A alma que busca a liberação está sempre praticando a postura sentada, controlando a respiração, afastando os sentidos do mundo material e concentrando a mente na forma da Suprema Personalidade de Deus. O ser humano deve inalar profundamente mantendo a respiração dentro do corpo e, depois exalar; ou então, inverter o processo iniciando pela exalação mantendo a respiração fora do corpo e, finalmente inalar. O trabalho com a respiração estabiliza a mente ficando livre das perturbações externas. Mediante esse processo ou qualquer outro deve-se praticar o desapego, eliminando toda atração pelo gozo material.

Quando a alma cultiva o desapego fica livre da natureza material. Ao livrar-se de todo apego material a alma passa a se vincular à Suprema Personalidade e tem a experiência de ser una com Ele. A alma situada no nível transcendental mais elevado fica totalmente livre de toda reação material situando-se na própria glória que é transcendental a todas as concepções materiais de felicidade.

No cultivo do desapego a pessoa deve executar da melhor maneira possível o seu trabalho de sobrevivência evitando executar deveres que não lhes são atribuídos. Deve também contentar-se com a posse de apenas o que seja necessário para sua manutenção. A respeito da religião deve seguir aquela que indica o caminho do desapego e do serviço devocional a Deus, vivendo o mais retirado possível da vida turbulenta e se alimentando apenas do necessário. Deve praticar a não-violência e a veracidade. Deve se abster da vida sexual, praticar austeridade, ser limpo e estudar os Vedas.

A renúncia da alma a todo tipo de ligações e relações com o mundo material é o caminho para o serviço devocional puro. Não podemos desassociar serviço devocional do cultivo do desapego. Quanto maior o desapego melhor o serviço que prestamos a Deus e quanto mais nos dedicamos a Deus maior é o desapego. A alma não deve se ocupar com os serviços ligados ao mundo material, mas ampliar a consciência sobre Deus, cultivar a renúncia e com a consciência sempre fixa no serviço devocional alcança a associação com Deus ainda ocupando o corpo material.

A alma que adora a Suprema Personalidade de Deus, com serviço devocional abandona todas as aspirações ligadas ao mundo material sendo levada por Deus ao outro lado do nascimento e da morte. O terrível medo de nascer e morrer somente pode ser eliminado por Deus, a Suprema Personalidade.

A alma, por causa do seu esquecimento de sua relação com Deus, aceita a influência da energia material como sendo o seu campo de atividade vivendo erroneamente. É justamente o ato de a alma viver na energia material como se fosse seu campo de atividade que ela é afetada diretamente pela energia material sendo condicionada aos modos da natureza material (bondade, paixão e ignorância).

A alma totalmente confundida com o corpo não sabe que seu próprio corpo é finito, possui um limite e que os atrativos do lar, da terra e da riqueza são também temporários. Somente devido ao apego ao mundo material a alma se confunde e pensa que tudo é permanente. A alma quando está apegada a qualquer coisa material não possui aversão pela coisa que está apegada e sente-se satisfeita na plataforma do referido apego porque devido à união da alma com o objeto do apego fica iludida e não sente vontade de deixar tal relação.

O maior dos cativeiros é o apego sexual sendo, o sexo, a porta para os mundos inferiores. O ato sexual é comparado a um poço profundo camuflado com grama. A vida de casal, o lar e os filhos são arranjos que levam ao apego e a ida para regiões inferiores depois da morte.

Quando a alma descobre que o erro de sua existência é justamente o apego à natureza material passa a cultivar o desapego para ser independente. A alma liberta situa-se em sua própria glória. Toda a potencialidade da energia material não pode prejudicar uma alma liberta, mesmo que ela se ocupe de atividades materiais, porque ela possui consciência da verdade absoluta e sua consciência está fixa na Suprema Personalidade de Deus praticando serviço devocional.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa