Menu

ENTREGUE-SE A SI MESMO...

Atualizado dia 11/19/2006 4:24:01 PM em Autoconhecimento
por Joäo Virginio Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Acredito que há três fenômenos básicos e supremos que quando bem compreendidos podem produzir transformações profundas na vida de qualquer ser humano. Sem a compreensão e conhecimento desses fatores, a vida humana tem sido e será sempre de má qualidade. A ambição, o desejo e a busca pela felicidade são esses três fatores que, a meu ver, aniquila completamente qualquer possibilidade de vivermos em paz uns com os outros. Se a sua ambição não for completamente destruída você jamais experimentará uma vida rica.

Mas, o que é ambição? O que é ser uma pessoa ambiciosa? Não sei se vocês, algum dia, já se fizeram essa pergunta. Mas, ser ambicioso é querer ser aquilo que não se é; é o pobre querendo ser rico, é o feio querendo ser lindo, ou o materialista querendo ser espiritualista. Todo mundo ambiciona ser algo “mais”, todo mundo ambiciona ser diferente daquilo que de fato é. Parece-me que ninguém está contente consigo mesmo. Isto é ambição. Você está contente com aquilo que você é? Seja o que for, você está contente consigo mesmo do jeito que você é? Não está? Então isso é ambição, e é exatamente isso o que não lhe deixa viver em paz com os outros e nem consigo mesmo.

Sendo assim, você certamente permanecerá miseravelmente infeliz. Por que? Porque você não pode ser outra coisa. Você só pode ser você mesmo; nada mais é possível. Todo “mais” é fútil, muito prejudicial tanto para a sua saúde física quanto mental; todo “mais” é bastante perigoso tanto para você quanto para o mundo.

Portanto, tome muito cuidado, pois você pode desperdiçar a sua vida inteira, pode jogar fora toda a sua existência por causa da ambição. Aquilo que você é, seja o que for, é você. Simplesmente, aceite-o; jamais alimente o desejo de ser diferente. A ausência da ambição é algo fundamental à toda transformação espiritual, pois quando você se aceita como é, muitas coisas começam a acontecer. A primeira delas é que você não será mais uma pessoa tensa. Não haverá mais tensão alguma. Porque você já não deseja ser algo mais, e não desejando ser algo mais, não há também nenhum lugar para ir.

Não tendo mais nenhum lugar para ir, a sua cabeça fica quieta, e quando a sua cabeça fica quieta, você poderá estar aqui e agora onde a vida está acontecendo. Outra coisa, é que não há também mais nenhuma comparação para se fazer. E assim, você próprio é um SER único.

Você já percebeu que para a ambição existir ela precisa de futuro, ela precisa de espaço para crescer? A ambição não pode crescer no aqui e agora, pois não há espaço algum para ela desenvolver. Este momento presente é tão pequeno, tão atômico, que a ambição não pode existir. Ela precisa da ilusão do futuro. Quanto maior for a ambição, maior também o futuro de que ela necessita. Se a sua ambição for tão grande a ponto de não poder ser satisfeita nesta vida, então você criará uma outra vida após a morte para satisfazê-la. Você criará o Céu, criará o Paraíso, criará toda a idéia de renascimento ou de reencarnação. Não estou querendo dizer que a reencarnação não exista. Apenas estou dizendo que você acredita na reencarnação, não porque ela existe, mas porque as suas ambições são tão grandes que elas não podem ser satisfeitas numa única vida. Sua crença na reencarnação, certamente, não deriva de que isso seja um fato para você. A sua crença vem por causa de sua ambição e de seu desejo de se tornar melhor do que você é. A reencarnação pode ser um fato mas, para você, não passa de uma ficção. Para você é apenas uma questão de futuro, de mais espaço para você se mover na existência.

Você jamais poderá ser ambicioso no momento presente. Isso é impossível. Não há espaço. O momento presente é tão atômico, tão pequeno, que você não pode se mover nele. Você pode estar nele, mas não pode desejar. Ele é suficientemente amplo para o “Ser”, mas não o é para o desejo. Para você desenvolver o desejo por alguma coisa, você precisa do futuro, você precisa do tempo. Na verdade mesmo, o tempo só existe na sua cabeça por causa dos seus desejos. Para as árvores, para os pássaros, não há tempo algum; só para os homens o tempo psicológico tem existência. Para as estrelas, para o sol, para a Terra, não há nenhum tempo. O tempo existe por causa do desejo humano. Se a humanidade não estivesse nesta Terra, não haveria tempo, não haveria nem passado e nem futuro.

São os nossos desejos que criam o futuro. É a nossa memória que cria o passado. E ambos são partes de nossa mente. Se você não desejar, o futuro desaparecerá. E quando não há futuro, não há, também, tensão alguma. Não há nenhuma possibilidade de ficarmos tensos se não há futuro. E se não há passado, ou melhor, se você sabe, se você compreende que o passado é apenas memória, é apenas a poeira acumulada durante o caminho, como pode haver qualquer ansiedade? Com o passado vem a ansiedade e a angústia e com o futuro vêm os planos, as imaginações, as projeções que, certamente, resultará em tensão e medo. Quando o passado desaparece e o futuro não está aberto, você simplesmente está aqui e agora, onde não há nenhuma ansiedade, nenhuma tensão, nenhuma angústia, nenhum medo.

A não-ambição significa aceitar-se tal como é, independentemente do que as outras pessoas pensem a seu respeito. Isso não significa também que não haja nenhuma possibilidade de crescimento. Ao contrário, pois somente quando você se aceita tal como é, a transformação realmente inicia-se. Você começa a crescer, mas em uma outra dimensão. Então, a dimensão não está mais no futuro, mas no eterno. Preste muita atenção nessa distinção: futuro e eterno. Elas não são a mesma coisa.

Todo ser humano pode se mover de dois modos. Se você se move no futuro, está se movendo na sua mente, num mundo de ficção, fantasia, ilusão, num mundo de sonhos. Se você não se move no futuro, então, uma outra dimensão se abre para você a partir desse exato momento. Você está se movendo no eterno. O eterno se oculta no momento. Se você puder estar aqui e agora no momento presente, você penetrou no eterno. Mas se você continua pensando no futuro e no passado, você está vivendo no tempo. E o temporal é o mundo, o eterno é o Nirvana dos Hindus ou o Céu dos cristãos. Conta-se que Buda repetia freqüentemente em suas pregações que, se você puder permanecer no agora, não é necessário mais nada em sua vida.

Mas como você pode permanecer no agora se você for ambicioso? A mente ambiciosa não pode estar no agora; ela pode estar em qualquer outro lugar, menos no aqui e agora. Uma mente ambiciosa sempre se move para longe do presente. Ela pensa no que está por vir, pensa no amanhã e no que já se foi. Ela pensa numa vida após a morte e não se interessa pela vida que está aqui. Interessa-se por algo que poderia ser e não se interessa pelo que é. Uma mente ambiciosa está sempre interessada pelo que deveria ser, pelo que poderia ser. E esse interesse não tem nada de religioso. Porque uma mente religiosa, uma consciência religiosa, interessa-se pela existência tal como ela é, e não pelo como ela deveria ser.

Destrua a sua ambição, compreendendo-a para que você possa experimentar e penetrar no eterno e ficar face a face com Deus.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Joäo Virginio Silva   
*" LOUVAI AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM; PORQUE A SUA BENEGUINIDADE É PARA SEMPRE "*
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa