Menu

Espiritualidade – Força Interior agindo conosco (4ª parte)

Atualizado dia 5/26/2008 6:14:16 PM em Autoconhecimento
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta quarta parte de nossa reflexão, com idêntico objetivo, estaremos progredindo no nosso intento de esclarecer como a Força Interior nos auxilia em reforçar as condições de nos integrarmos com nosso Ser Interior.

Dessa forma, como estamos sempre afirmando, a Força Interior nos auxiliará a acreditarmos em nós mesmos, concentrando nossas mentes no ponto de conseguirmos dissolver as experiências densas do medo.

A pergunta permanece, buscando resposta: Como criarmos condições para conseguir os benefícios de nossa Força Interior?

Vamos lá refletir sobre o tema?

O que buscamos sempre é, tanto o despertar de nossa consciência, como também a consciência desse despertar. Esta relação íntima entre despertar e consciência nos faz indentificarmos recursos que possam contribuir para a realização. Assim, é importante sabermos que podemos escolher como manter concentração e interpretação adequadas em nossas vidas.

Como resultado, nossas vidas irão seguir o intento criativo dessas nossas escolhas. Nas edições anteriores, Concentração e Interpretação foram indentificadas como Força Criativa #1 e #2. Agora:

Força Criativa #3: Integralidade: – Como a utilizarmos diante do que vivenciamos?

Na seqüência da Força Criativa # 1 – Concentração e #2 - Interpretação - a escolha da Força Criativa #3 – Integralidade - siginifica o atributo do que é integral, ou seja, a chave do ser saudável.

Todos nós, como já dissemos, criamos nossas crenças através dos fatos. Na extensão dessa afirmativa podemos dizer que a crença assumida em cada um de nós certamente será adotada como verdade, desde que baseada em algo que observamos e vivenciamos.

Outra verdade crucial originada em nossas observações e vivências: Poderemos nos desapontar com verdades que se revelarão falsas e que as consideramos legítimas por muito tempo.

A crença exacerbada em verdades, ainda que sejam aparentemente baseadas em evidências factuais, nos conduzirão a descrenças quando falsas, gerando estado de ânimo negativo e até mesmo destrutivo. Todos esses aspectos mencionados estão intimamente ligados à nossa imaginação.

Integralidade e imaginação estão estreitamente ligadas à nossa Força Interior. Como?
A faculdade mental de imaginação é uma das mais importantes qualidades de nossa saúde e bem-estar. Poucos estão esclarecidos dos altos poderes da imaginação; em consequência, ela é freqüentemente mal entendida e até avalidada como insignificante.

Históricos médicos relatam que pessoas chegam ao estado terminal, porque estavam convencidas de suas doenças fatais que nunca existiram. A doença não estava no corpo, mas, sim, na mente. Faz sentido?

Paracelsus (1493-1541), médico, alquimista, pioneiro no uso de medicamentos à base de elementos químicos e minerais afirmava que: “Imaginação é a principal causa das doenças nos seres humanos”.

Assim como a imaginação tem influência destrutiva, ela é de forma idêntica uma fantástica força construtiva! Então, por que esta qualidade tão especial de nossa mente é tão poderosa tanto em destruir como em construir nossa saúde?

Porque a imaginação é a falculdade da mente que produz nossas impressões visuais dando forma a elas, ou seja, tem o espírito de representar imagens e fantasias; de evocar imagens de objetos que já foram, ou ainda não, percebidos; e de realizar novas combinações de imagens, criadas na conjugação das idéias. A imaginação é a autora da projeção de tamanho, peso, forma e cor de tudo o que se tornará visível a nós. Tudo o que nos é invisível é trazido para um resultado tangível em nossas mentes pelo poder da imaginação. Está claro?

Sabemos que um artista plástico enxerga primeiro em sua mente o que vai representar na tela de pintura. De idêntica forma nós, seres humanos espirituais, acumulamos idéias disformes que nossa imaginação molda em resultados definitivos.

O sentido da imaginação é duplo, tanto produz, como desfaz a forma. Como? Quando nossa imaginação flagra uma imagem mental nas células do nosso corpo físico, os centros do cérebro nessas células respondem. Através da substância encontrada nas células, elas tomam formas que corresponderão ao que foi flagrado pela imaginação. Correto?

Por exemplo: Quando estamos visualizando a integralidade, nossa imagem mental fixa a idéia da integralidade na substância invisível da mente, localizada nas células do nosso corpo. As forças da mente encontradas nas células produzem a imagem da integralidade.

Por outro lado, se estamos visualizando algo negativo no nosso corpo, através do mesmo processo, a imaginação irá construir células que surgirão no corpo como doenças.
Visualizar saúde e bem-estar é uma das formas científicas de utilizar a imaginação para a vida saudável, sendo também o caminho mais curto para a cura!

Através desses esclarecimentos estamos mais informados quanto aos entendimentos de como controlar nossas crenças e, dessa forma, exercitar o controle positivo de como nossa Força Interior poderá agir sobre nossas vidas. Aprendemos muito nessas reflexões de como a crença é de forte influência sobre as condições de plenitude de nossas vidas. Lembremos, nessas quatro partes do tema dessa reflexão, os exemplos de como as pessoas definem suas opções.

Agora sabemos algo importante: Podemos controlar e conduzir as escolhas de nossas crenças. Deus, na sua Infinita Sabedoria, nos deu qualidades para de forma consciente podermos definir nossas vidas no Amor, tanto conosco, como com os outros.



Voltaremos ao assunto.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa