Menu

Expectativa e Cura da Frustração com Hipnose Condicionativa - Hipnoterapia

Atualizado dia 10/8/2014 11:12:48 AM em Autoconhecimento
por Ricardo Almeida Gameiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para você, o que é expectativa?
A palavra expectativa pode soar bem ou pode soar mal, depende da experiência que você teve com a expectativa.
Para a maioria das pessoas, expectativa incomoda, remete a algo ruim, lembranças de alguma frustração com relação a pessoas ou mesmo uma decepção de cunho profissional ou pessoal.

Somos na vida, na maioria das vezes, orientados para não criar expectativas sobre quaisquer coisas ou sobre pessoas; na verdade, quem está nos orientando tem uma intenção positiva em querer nos proteger de decepções.

Vamos analisar a palavra expectativa:

Dicionários informais:
 
  • Condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa
  • Estado de quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades ou na possível efetivação deste.
  • Desejo intenso por algo próspero
  • Grande desejo, vontade de algo

Michaelis - dicionário.
1 Situação de quem espera uma probabilidade ou uma realização em tempo anunciado ou conhecido. 2 Esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. 3 Estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável. 4 Probabilidade. E. de direito: possibilidade de alguém obter vantagens ainda não definidas. E. de vida: número de anos, baseado na probabilidade estatística, que qualquer pessoa, de idade ou classe dadas, pode esperar de viver. Var: expetativa, expectação.

Quais os sentimentos que estão na expectativa? Alguém viu algo negativo na expectativa?
As expectativas nos dão indícios de que estamos aguardando coisas boas acontecerem, é uma motivação para uma ação e também é uma abertura para o Receber.
Se estivermos aguardando que algo de bom aconteça é por que temos indícios e motivos positivos para que isto aconteça, e isso nos deixa feliz, contente para a chegada do acontecimento que foi baseado em uma possível realização positiva.
Se estivermos com expectativas com relação a pessoas, é porque a pessoa que projetamos a expectativa nos deu indícios que pode vir algo de bom da pessoa projetada e quem está projetando está emanando bons sentimentos para com ela.
O que infecta a expectativa é uma crença limitadora de que o sentimento de EXPECTATIVA é negativo.
E quem prega isso talvez tenha passado pelo dissabor da experiência da frustração.

Mas, agora, vamos entender a Frustração.

Dicionário informal
 
  • Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu.
  • Frustração é quando se quer fazer algo e não se faz. Ou quando se quer algo e não consegue. Ou quando é possível realizar algo e não é realizado por medo.
  • Ex: A minha maior frustração foi não ter ficado com ele quando tive chance. (ou seja faltou ação para a realização da expectativa).

Michaelis – Dicionários
Frustração: sf (lat frustratione) 1 Ato ou efeito de frustrar. 2 Psicol Negação de uma satisfação.

Pois bem, por que nos frustramos?
Frustramo-nos talvez por não agir positivamente com relação às expectativas.
Frustramo-nos por autossabotagem, por não saber receber e dizer sim para os sinais do universo.

Frustramo-nos porque esperamos positivamente das pessoas e essas pessoas não estão no mesmo nível vibracional e de percepção que o nosso e também não desenvolveram a percepção sobre si mesmas; muitas vezes elas podem ser mais do que são ou pensam, doar mais do que acreditam que podem, realizar mais do que pensam, sentir mais do que acham que sentem, fazer mais do que acreditam que sabem, fazer mais do que acreditam que fazem. E é natural de quem tem expectativa aguardar que as coisas aconteçam porque quando se tem expectativa ela foi baseada em alguma informação vinda da parte projetada.

É muito fácil ouvir de alguém nos aconselhando:
- Cuidado... não crie falsas expectativas...

Existe mesmo falsa expectativa?
Se a expectativa foi desenvolvida com base em informações e essas informações são possibilidades de acontecimentos positivos, onde está o falso, então?
Ter expectativa é na maioria das vezes um bom sinal, um sinal que você pode AGIR positivamente para a realização de algo pessoal ou profissional.
Ter expectativa com relação a pessoas é sinal de que você está vibrando positivamente para alguém, e esse alguém pode ter ou não a percepção sobre si mesmo que é capaz de ter ou fazer determinadas atitudes positivas.
A frustração ocorre por não compreendermos corretamente a expectativa e não sabermos lidar com este sentimento.

Não podemos pegar a nossa frustração e distorcer a expectativa. O que podemos fazer é compreender a expectativa, agir em favor dela.
Concretizando ações para a realização e compreendendo o outro, orientando sobre seu potencial pessoal. Por isso, quem tem expectativa vê o melhor na pessoa projetada.
E a Frustração ocorre para nos ensinar. Ensinar a perceber a essência de nossas expectativas e como trabalhar com elas para que não virem frustrações, mas sim realizações. Pois afinal Expectativas são sentimentos sempre positivos.

Infelizmente, isso não vem escrito em nenhum manual e às vezes passamos a vida inteira sofrendo com expectativas frustradas, sem saber compreender porque elas ocorrem e sem saber por que elas viram frustrações.

E o excesso de frustrações criam registros mentais negativos, que nos levam para cada vez mais sofrimento, autossabotagem, tristeza, medos, depressão e a outros problemas de saúde.

Na hipnose condicionativa, que é uma técnica de relaxamento profundo, onde uma parte da atenção mental fica concentrada na orientação do terapeuta, com técnicas empregadas conforme as queixas do cliente, faz-se ressignificação dessas frustrações, levando o cliente a um alívio emocional, sentindo-se mais leve, eliminando o sofrimento que pode ter sido a causa de doenças físicas/emocionais.

Para saber mais acerca da Hipnose Condicionativa e como você pode mudar sentimentos, percepções, motivar-se e agir corretamente frente às expectativas acesse, link e escolha o seu Hipnoterapeuta.
A autora do artigo acima é Lucelia de Carvalho Borges, nossa companheira e parceira da Terapia de Hipnose, profissional de RH especializada em treinamento e desenvolvimento, Personal e Professional Coach e Hipnoterapeuta.

Contato: [email protected] (62) 9107-7667 e (11) 9 7620-2582



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ricardo Almeida Gameiro   
Ricardo Almeida Gameiro – Coach e Formador de Coaches, Trainer em PNL, Hipnoterapeuta, formado em Administração de Empresas e especializado em comportamento humano e trabalho em equipes de alta performance.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa