Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Fracasso ou Sucesso?

Fracasso ou Sucesso?

por Willes S. Geaquinto

Culpar os outros pelos nossos insucessos é o caminho mais curto para o fracasso. Digo isso porque é comum encontrarmos pessoas que, amparadas nesse tipo de transferência, veem naufragar seus sonhos sem ao menos terem lutado para realizá-los. Aliás, é bastante cômodo atribuirmos a outrem a responsabilidade pelas nossas escolhas mal sucedidas. Cômodo, porém, negativo, já que, entre tantas habilidades, somos dotados de inteligência, vontade e livre-arbítrio, instrumentos necessários para alterar a qualquer momento a nossa rota existencial.

Disse um pensador que “o ser humano é a única criatura na face da Terra que sente pena de si mesmo”, e isso é pura verdade, já que não há registro de que tenha sido encontrado algum animal, dito irracional, com pena de si mesmo. Eles, à sua maneira, vivem a vida que lhes foi “dada” sem titubeios e nem recuos. A maioria de nós, pelo contrário, ao primeiro sinal de dificuldade, esconde-se atrás de mil desculpas e disfarces, e o alvo mais fácil para acobertar a essa incompetência em lidar com os desafios é sempre os outros.

Pode até parecer incrível, mas é verdadeiro. Existem indivíduos que não medem esforços para permanecerem sempre os mesmos; resistem a mais diminuta mudança de hábito, mesmo sob a pena de comprometer a própria saúde, para continuar como sempre foram. Doentiamente, muitos preferem permanecer em situações de sofrimento ou de mal-estar que lhe são conhecidas, apenas por não terem coragem suficiente para enfrentar a novidade de viver bem e de serem bem-sucedidos. Em casos mais extremos, alguns até parecem sentir um mórbido prazer ao posarem como eternos sofredores ou injustiçados, referindo-se a seus fracassos como se fossem “ganhos” esperando, com isso, receber mesmo que negativamente, algum tipo de atenção.

A verdade é simples, quem deseja caminhar em direção ao sucesso deve tomar a própria vida em suas mãos; tornar-se e sentir-se responsável por ela, alimentando assim a confiança em sua capacidade de enfrentar os obstáculos.

Somar à ousadia o bom ânimo e a perseverança é predicado determinante para quem aspira ser vencedor.

Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 09/06/2019

Veja também
Você sabia que homens também são vítimas de Abuso Emocional?
Prece do vigilante da luz no burilamento consciencial
Quando nos curamos trazemos paz ao mundo
Como lidar com o Abuso Emocional?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
03 - CHUN - DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa