Menu

Fracasso ou Sucesso?

Atualizado dia 9/6/2019 12:38:31 PM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Culpar os outros pelos nossos insucessos é o caminho mais curto para o fracasso. Digo isso porque é comum encontrarmos pessoas que, amparadas nesse tipo de transferência, veem naufragar seus sonhos sem ao menos terem lutado para realizá-los. Aliás, é bastante cômodo atribuirmos a outrem a responsabilidade pelas nossas escolhas mal sucedidas. Cômodo, porém, negativo, já que, entre tantas habilidades, somos dotados de inteligência, vontade e livre-arbítrio, instrumentos necessários para alterar a qualquer momento a nossa rota existencial.

Disse um pensador que “o ser humano é a única criatura na face da Terra que sente pena de si mesmo”, e isso é pura verdade, já que não há registro de que tenha sido encontrado algum animal, dito irracional, com pena de si mesmo. Eles, à sua maneira, vivem a vida que lhes foi “dada” sem titubeios e nem recuos. A maioria de nós, pelo contrário, ao primeiro sinal de dificuldade, esconde-se atrás de mil desculpas e disfarces, e o alvo mais fácil para acobertar a essa incompetência em lidar com os desafios é sempre os outros.

Pode até parecer incrível, mas é verdadeiro. Existem indivíduos que não medem esforços para permanecerem sempre os mesmos; resistem a mais diminuta mudança de hábito, mesmo sob a pena de comprometer a própria saúde, para continuar como sempre foram. Doentiamente, muitos preferem permanecer em situações de sofrimento ou de mal-estar que lhe são conhecidas, apenas por não terem coragem suficiente para enfrentar a novidade de viver bem e de serem bem-sucedidos. Em casos mais extremos, alguns até parecem sentir um mórbido prazer ao posarem como eternos sofredores ou injustiçados, referindo-se a seus fracassos como se fossem “ganhos” esperando, com isso, receber mesmo que negativamente, algum tipo de atenção.

A verdade é simples, quem deseja caminhar em direção ao sucesso deve tomar a própria vida em suas mãos; tornar-se e sentir-se responsável por ela, alimentando assim a confiança em sua capacidade de enfrentar os obstáculos.

Somar à ousadia o bom ânimo e a perseverança é predicado determinante para quem aspira ser vencedor.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa