Menu

MAS, QUE MAU-HUMOR É ESSE?!

Atualizado dia 7/12/2007 1:54:28 PM em Autoconhecimento
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem é que nunca ficou mal-humorado ou caiu da cama de cara amarrada? Ou que no decorrer de um dia permaneceu apático e com cara de poucos amigos? Afinal, o famoso mau-humor pode ser ativado pelas mais diversas circunstâncias nos deixando irritadiços e enfurecidos, prontos a atacar sem piedade a vítima mais próxima!
Certamente uma mesma circunstância não aciona o mau-humor em todos, na mesma proporção. Existem os mais suscetíveis e ainda aqueles mais nervosinhos e encrenqueiros que costumam fazer um dramalhão até mesmo com situações banais!

Essa alteração de humor também está presente em características marcantes de figuras na história e até nos desenhos infantis, sendo os mais conhecidos, Hardy, a hiena famosa por viver resmungando "oh dia, oh azar, isso não vai dar certo"; Zangado, o anão sempre “do contra” da história da Branca de Neve e o gato Garfield, célebre por seu notável mau-humor!

Nos dias de hoje, o mau-humor persistente tem até ares de normalidade pela variedade de situações que nos assolam, e em meio a crises políticas, noticiários recheados de catástrofes, contrariedades ou uma fechada no trânsito, lá estamos nós facilmente emburrados! No geral, situações corriqueiras são enfrentadas com uma certa força de ânimo e, em circunstâncias normais, a “cara fechada” se dissipa depois de algum tempo! Mas se o mau-humor é freqüente e situações triviais o deflagram ou até mesmo acaba sendo visto como um “jeito mal-humorado de ser”, então é preciso atenção, pois este constante azedume pode ter um nome: distimia.

Na etimologia da palavra Dys significa mal e Thymos, espírito. Este “mal do espírito” caracteriza-se como um transtorno crônico do humor depressivo, uma depressão leve onde a vítima enxerga sempre o lado negativo de tudo e não consegue sentir prazer em nada. Está sempre preocupada com o que de ruim possa lhe acontecer na dura e cruel realidade da vida!

Pessoas assim estão sempre de mal com a vida, tendem ao isolamento e logo pela manhã sentem-se angustiadas pelas coisas que terão que enfrentar em seu dia-a-dia. Mostram-se desinteressadas ou ansiosas, apresentando problemas com o sono, constante cansaço devido à insatisfação habitual, impaciência e irritabilidade que pode chegar à agressão, pessimismo ao extremo (embora se enxerguem realistas!), baixa auto-estima e dificuldade de concentração, propiciando desconforto e prejuízos significativos para si mesmas e para as pessoas ao redor, principalmente para a família que muitas vezes acaba ficando com a responsabilidade de se moldar à situação.

Sentem-se também infelizes na maior parte do tempo, podendo apresentar sintomas somáticos, tornando-se mais suscetíveis a diversas doenças e carregando por vezes até um estigma de anti-sociais, causando em si mesmas sentimentos de inadequação e desânimo, que podem se agravar chegando a um quadro grave de depressão.

A distimia pode apresentar-se ainda na infância, ou surgir no início da idade adulta ativada por uma situação eminente. Pais que reclamam o tempo todo, também podem ensinar seus filhos a reagirem da mesma forma diante das mais diversas situações.

Em grande parte, a pessoa não consegue perceber ou aceitar seu problema e segue a vida afora como um verdadeiro resmungão, onde a culpa pelos infortúnios está sempre em alguém ou em alguma coisa pois, orgulhosos, acham que estão sempre certos! Alguns, percebendo o insucesso em controlar-se e motivados por perdas de alguém de seu convívio e até do emprego, tentam por si só driblar o problema com a auto-ajuda, o que certamente é benéfico mas insuficiente.

Este mau-humor crônico pode também ser herdado ou confundido como um traço de personalidade dificultando o diagnóstico, que deve ser feito por um profissional, levando-se em conta diversos fatores além de todo o histórico do indivíduo, verificando assim se realmente existem características relevantes da patologia que, dependendo do caso, devem estar presentes por mais ou menos dois anos.

O tratamento pode ser feito através da terapia, podendo também estar aliada a antidepressivos. Só o medicamento, apesar de trazer uma melhora no quadro por atuar diretamente nos sintomas, não realiza a transformação tão necessária à vida da pessoa. O auxílio da psicanálise está em possibilitar esta metamorfose ao encorajar a pessoa a lidar com situações e frustrações e a exercer o controle de suas emoções. Cabe aí a escolha do método ou profissional que melhor se adapte a cada um.

Claro que também nem todo mal-humorado é um distímico. É preciso separar as razões de um mau-humor, pois este pode estar presente apenas por se tratar de um período difícil de stress ou um acontecimento marcante. E também ninguém pode colocar a culpa de sua rabugice ou o fato de criticar, maltratar e ofender pessoas, nesta má disposição patológica e ainda esperar que a família e as pessoas de seu convívio sejam sempre compreensivas. Afinal, ninguém é obrigado a suportar um ranzinza inveterado, e certamente a maioria, quando percebe alguém assim, se afasta pra não se ver envolvido em seus arrogantes tentáculos!

Cada um tem seu próprio jeito de lidar com suas crises mal humoradas. Alguns conseguem isto se calando ou se afastando até que a perturbação passe, enquanto outros, munidos com artilharia temperamental, em descontrole atiram pra todos os lados com gritos e cara feia, afugentando todos! Conviver com um zangão é de fato complicado e desagradável!

Para aqueles que se encontram mais suscetíveis a crises de mau-humor, existem recursos simples e naturais tais como: os carboidratos que estimulam a produção de serotonina, alguns alimentos (alface, tomate, espinafre, banana, etc), exercícios físicos, atividades relaxantes como ioga ou outras que proporcionam prazer, música suave, massagem e uma dica: manter-se longe de pessoas mal-humoradas porque isto é contagioso!

Atualmente, devido à insatisfação geral que assola a sociedade, aliada a diversos outro fatores, as pessoas parecem ter perdido o prazer de viver. Parecem nunca estar satisfeitas com suas próprias vidas e nem felizes por suas realizações, estando sempre sisudas e preocupadas com o caminho a percorrer numa visão negativista da vida. Não é à toa que a distimia parece até ter se tornado uma epidemia psíquica!

Nem sempre é fácil, mas temos que nos esforçar em buscar o bom humor através das coisas positivas, e na medida do possível, encarar situações através de um divertido e colorido caleidoscópio, evitando focar apenas o lado ruim de tudo para não fazer do pessimismo um aliado doentio!

Somos todos um, dependemos uns dos outros para nosso equilíbrio e bem estar, portanto temos que procurar melhorar nosso ambiente perseguindo o otimismo e assim influenciar positivamente a vida das pessoas à nossa volta para vivermos mais e com melhor qualidade de vida! E se alguém munido de mau-humor cruzar nosso caminho e quiser contaminar nosso ânimo, em defesa de nossa integridade física e emocional, façamos então um brinde ao bom humor e à alegria contagiante!

"Qualquer um pode zangar-se. Isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa, não e fácil." Aristóteles

Silvana Lance Anaya
Psicanalista
Ok

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 82


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa