Menu

Música de Corpo e Alma - Musicoterapia no Pré-Natal

Atualizado dia 10/12/2015 9:01:16 PM em Autoconhecimento
por Estrela da Manhã


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você consegue imaginar a sua vida sem música? 
A música nos afeta de maneira voluntária ou não em diversos momentos da nossa vida. Enquanto executamos nossas atividades rotineiras, uma música tocando em um equipamento ao longe, nos traz recordações, ou por vezes a música invade nossos pensamentos associada a uma pessoa ou situação vivenciada.

E desde quando você se lembra da música em sua vida? Qual foi a primeira música que você escutou?

Na vida de uma pessoa, a música chega desde a vida intra-uterina. A partir do 2º trimestre de gestação, a criança já começa a se familiarizar com os sons biológicos de sua mamãe. Coração, respiração, movimentos peristálticos, são os primeiros ruídos perceptíveis pelo bebê. Em seguida, por transmissão na estrutura óssea e no líquido amniótico, tornam-se perceptíveis sons externos. Sons emitidos pela voz materna e dos demais familiares, principalmente quando ditas na altura do abdômen, são percebidos e se tornam familiares para o bebe.

Quando o bebê entra em contato com o mundo extra-útero, ele passa por um ajuste, porque os sons já não são novidade para ele. Sim, ele ouvia dentro do ventre materno.
É só uma adequação ao que não era conhecido... E nós, cheios de cuidados, porque lá dentro tudo era silêncio... Que engano!

A música que toca o emocional da mãe e faz com que ela relaxe e sonhe... projeta mentalmente seu mundo ideal, onde seu filhote vai crescer, cercado de amor e carinho, com os olhinhos curiosos descobrindo o mundo... Essa melodia, que foi repetidamente, escutada, cantarolada ou executada durante a gestação, vai fazer parte de um repertório próprio desse bebê.Certamente vai lhe trazer essas emoções, paz, tranquilidade, harmonia...

Além disso, sabemos que a música vai ativar várias regiões cerebrais do bebê, favorecendo o seu desenvolvimento neurológica ainda intra útero.

Nesse processo, nesse raciocínio é que se desenvolve o trabalho de musicoterapia no Pré-Natal.

Buscamos envolver a gestante no universo sonoro onde está inserido o bebê para que ela sinta como tal. E aos poucos fazemos com que o sentir-se dessa forma facilite o acolhimento e a interação entre mãe e filho.

Buscando a harmonia e equilíbrio, tentamos favorecer a auto confiança e fortalecer a relação do casal,objetivando diminuir o risco de depressão gestacional ou pós-parto. Esse trabalho de estreitamento de laços envolve também outros familiares como irmãos, tios, avós e quem mais desejar participar.

Criar um ambiente sonoro que seja familiar para o bebê na sua vida extra útero, irá favorecer sua adaptação, reduzindo cólicas,crises de choro e outras situações de estresse que ainda são consideradas por muito como um processo natural na vida da criança.

Assim, a música trabalha o desenvolvimento neurológico e emocional do bebê. Deste modo, a MUSICOTERAPIA PRÉ NATAL favorece um melhor ambiente familiar, constituindo verdadeiramente MÚSICA DE CORPO E ALMA.
 


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Estrela da Manhã   
Musicoterapeuta, Arteterapeuta. Atendimento também com Reiki e Florais. Fone- 71-99411-0107 Contato [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa