Menu

Não Olhe para Cima

Atualizado dia 1/27/2022 8:27:45 PM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

E aí, tá ligado? Você já deve ter ouvido falar ou já assistiu ao filme “Não Olhe para Cima”. Se não viu, perdeu, vivente!
O filme em questão vem gerando muitas discussões, não só no Brasil, mas, “on the World”. São inúmeras as opiniões a respeito da temática do filme, mas, vou evitar as ilações mais esdrúxulas ou imbecilizantes.
Alguns dizem que se trata de uma parábola, uma sátira ou uma metáfora, mas, a explicitude dos fatos elimina parte dessas suposições.
Digamos que os enunciados “metafóricos” estão presentes na história desde os primórdios da humanidade.
Sempre, mesmo que em outras palavras, fomos incitados, sem muita base, a acreditar, ou não, nisso ou naquilo:
Deus não existe, comer manga com leite faz mal, o comunismo é do mal, o capitalismo também, a culpa pelos males do mundo é do capeta, e por aí vai...
Alguns falam que o filme é uma comédia, claro que é; o ser humano é uma comédia. Sófocles, o dramaturgo grego, achava que era uma tragédia, então se unirmos as duas premissas, teremos que o ser humano é um misto tragicômico, tá ligado?

As análises sobre o filme variam muito, a depender do viés ideológico, da parcialidade, do conhecimento ou ignorância do crítico.
Porém, é possível constatar que há uma dose muito grande de crítica ao negacionismo, que é real e está também entre nós.
“Não olhe para cima” pode significar não tome vacina (“a covid é uma gripezinha”), não há alterações climáticas, não acredite na ciência, não há desmatamento na Amazônia e por aí vai, tá ligado?

Em suma, nos filmes como na vida real, cada um vê o que quer, mas, a parada é que estamos caminhando, a passos acelerados, para o caos ou o fim;
Não é necessário ser um apocalíptico para entender isso. Existe um aforismo que diz: “o pior cego é aquele que não quer ver”, eu completo dizendo que a ignorância é o que nos faz cegos ou surdos diante dos fatos e fenômenos.

Não olhe para cima, não olhe para baixo, não coma banana, não pise na grama, não desdenhe se quer comprar, não urine fora do vaso, não pense, não leia, não discuta religião, não discuta política, não diga não, não mate, não morra.
Na caverna de Platão todos acreditavam ser sombras. Então, sem sombras de dúvida, duvide, mas, busque o conhecimento para melhor conhecer; para não ser estúpido ao ponto de não acreditar naquilo que pode vir a ser verdade.

Algo vero é que na vida existem muitas variantes. Porém, somente você deve decidir por qual enveredar. Cuide bem da sua saúde, física, mental, anímica, ambiental e espiritual, tá ligado?
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 137


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa