auravide auravide

O AUTOCONHECIMENTO POR MEIO DA ASTROLOGIA



A difícil arte de olhar dentro de nós mesmos e aceitarmos a realidade de como realmente somos, nos faz refletir em uma pergunta que gera um grande paradoxo em nossa cabeça: O que é Autoconhecimento?

Se levarmos ao pé da letra, a palavra autoconhecimento significa: "tomar conhecimento, ter idéia ou noção de si mesmo". Assim, podemos perceber os valores, comportamentos e características peculiares à nossa existência.

Há muitas pessoas que param por aí, adotando uma postura de impessoalidade em relação ao seu meio. Tenho observado que não é bem assim que as coisas devem seguir. Quem está mais ligado e interessado na vida espiritual, mais cedo ou mais tarde se questiona a respeito desses valores. De maneira positiva questionam sobre o seu processo de vida, questionam os valores dos outros, da sociedade, dos comportamentos e padrões que circundam nossa existência.

Essas atividades mentais de ir em “busca” do autoconhecimento pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, pois mais cedo ou mais tarde, nos perguntamos: “Como posso controlar meus pensamentos?” ou “Como posso direcionar minha mente?” Essas atividades acabam por inibir percepções mais profundas, pois criamos o vício de pensar, questionar, pensar, refletir e pensar novamente...

Essas atividades não permitem que tenhamos reflexões. E também o simples pensar limita um pouco o processo de reflexão. Existe uma singela diferença entre pensar e refletir. Com refletir me refiro aos momentos do pensamento onde as percepções são mais profundas e aguçadas, compreendendo um momento de calmaria, no qual há uma real possibilidade de olhar a essência da vida. Em minha experiência, considero isso uma forma de meditação.

Vejo a astrologia como um instrumento de norteamento para o nosso autoconhecimento. Um mapa astral evidencia características marcantes, padrões que tendemos a seguir. Ao observar nosso mapa vamos descobrindo o que dentro de nós está latente. Contudo, a astrologia não oferece nenhum atalho para se chegar a esse estado de consciência, porque esse processo é gradual, impessoal e só depende da percepção individual.

De fato, a astrologia lança uma luz sobre as partes, funções, impulsos e potencialidades do indivíduo, fazendo com que tenhamos uma maneira de poder compreender melhor a nossa estrutura e, assim, conseguirmos meditar.

Por meio de um mapa astral podemos iluminar algumas características marcantes no nosso interior, examinando e transcendendo nossos padrões, tanto herdados de nossos pais, nossos familiares como de nossa cultura e sociedade. Poderemos, então, encontrar um sentido em nossas vidas, algumas respostas e considerações importantes para seguir no próximo passo em direção ao autoconhecimento.

O autoconhecimento nos leva a uma profunda viagem ao nosso interior, fazendo-nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente que, conseqüentemente, nos levará a uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativos.

Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida está presente no agora. E é no agora que o coração clama para que o sigamos, para que confiemos nele, pois é ali que está a verdadeira evolução e o verdadeiro aprendizado, junto com a verdadeira satisfação. Ao estarmos aqui, neste momento, somos responsáveis pela nossas vidas e não podemos ignorar que existe um lado oculto, um lado esotérico dentro da compreensão humana.

Assim, o autoconhecimento nos leva ao desenvolvimento de nossa Consciência, transcendendo as "máscaras" e indo em direção à nossa verdadeira essência. Um mapa astral pode mesmo nos informar sobre aspectos importantes e, então, transformar essa informação que temos dos astros, em conhecimento, em autoconhecimento.

Um abraço e até breve!

Prof. Marcelo Cintra
(61) 8128-0950
astrologiabrasilia@yahoo.com.br

Texto revisado por Cris
Publicado dia 15/2/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa