Menu

O BEIJA-FLOR e a VACA

Atualizado dia 5/13/2006 12:28:45 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

... um beija-flor lindo, com penas macias de matizes iridescentes da cor verde, aproximou-se de mim, batendo alegremente suas asas, suspenso no ar. Num vôo rápido, beijou delicadamente meu ouvido... Pude escutá-lo dizer: "Eu não vim trazer a paz... eu vim para inquietar, instigar, desacomodar!" E saiu voando em direção a uma flor com pétalas de cor púrpura e branco.

Fiquei sentindo seu beijo delicado e leve no meu ouvido e repetindo mentalmente a frase, intrigada: "Eu não vim trazer a paz... Eu vim para inquietar, instigar, desacomodar!"

Entendi que a PAZ é necessária mas para consegui-la, muitas vezes, é necessário sair da zona de conforto, da acomodação, da segurança. Entendi que a inquietação interior, que os questionamentos instigantes são importantes para o crescimento e desenvolvimento humano.

E hoje mesmo, sincronicamente, recebi este texto que repasso a vocês. Não é a historinha da vaca que conhecemos, mas um comentário a partir da tal história.

Jogue sua vaca no precipício
por Conrado Adolpho Vaz


"Existe um lugar psíquico em nossas vidas chamado de zona de conforto. Um local muito agradável porém, extremamente perigoso. Tal qual um sorvedouro de energia, ele lhe traga as forças, deixando-o prostrado numa cadeira durante todo um final de semana em frente a uma televisão ou lhe mantém durante vinte anos no mesmo emprego, que você nem gosta tanto assim.

Por que porém, é tão difícil mudar? Algumas teorias nos dizem que, quando nascemos, enfrentamos uma mudança tão brusca de ambiente que isso nos marca para toda a vida, fazendo com que encaremos a mudança como algo sempre negativo. Acreditamos que toda mudança leva a um agravamento de uma situação na qual você já tinha se acostumado. Você já deve ter ouvido o ditado: "Antes de melhorar, sempre piora"?

O problema é que nunca estamos dispostos a enfrentar o ônus cobrado pela mudança; a fase de transição nos fará pensar em novos caminhos, criar novas estratégias, novos métodos de adaptação, enfim, nos fará crescer como seres humanos.

Nietzsche dizia em "Assim falou Zaratustra": O que não me mata me torna mais forte. Após uma fase de mudança o espírito se fortalece e sai renovado. A zona de conforto, ao contrário, empobrece o indivíduo tornando-o escravo de seus medos e angústias.

Algumas teorias da psicanálise nos dizem que depois de estabelecido um equilíbrio entre as relações num grupo de pessoas: há uma imensa força que se opõe a todos aqueles que procurem perturbar o equilíbrio alcançado entre todas as partes, muitas vezes a duras penas. Você já deve ter visto algo parecido em sua empresa ou família: Armandinho sempre foi o coitadinho da empresa, todos sempre o viram dessa maneira sem ao menos perguntar o que ele pensava disso. Um belo dia, Armandinho resolve mudar suas atitudes e se rebelar contra as opiniões alheias. Resolve falar o que realmente pensa e age como se fosse uma outra pessoa, mais espontânea, mais adulta, mais madura.
Todos pensam: O que está havendo com Armandinho?

As forças para que Armandinho continue sendo Armandinho, e não o novo Armando que ele está se mostrando, são enormes e muitas vezes mais fortes do que a vontade dele próprio de mudar. Todos em um grupo sempre procuram manter o status quo. Sempre tentam deixar a situação como está, mesmo que esteja ruim. Mudanças nunca são muito bem-vindas, mesmo quando são para melhor.

Outro exemplo muito corriqueiro nas empresas: a nova máquina vai chegar. Ela vai aperfeiçoar os processos e melhorar as condições de trabalho de todos os colaboradores. Mas nada disso importa. Antes mesmo de ela chegar as opiniões adversas e as reclamações já se fazem ouvir: "Isso é coisa da matriz, sempre procurando dificultar nosso trabalho", ou ainda, "Quando começamos a nos acostumar com a última mudança, mudam tudo de novo". E quem nunca ouviu essa: "Em vez de nos darem aumento, preferem comprar uma máquina nova. Sabe-se lá a fortuna que não deve ter custado?"

O medo da mudança é inerente ao ser humano. Partir de uma situação já conhecida, mesmo que ruim, para algo desconhecido, sempre representa um gasto psíquico muito extenuante. Pense nisso quando estiver entrando em um novo grupo de trabalho: as relações que se formam nos primeiros minutos de convivência entre pessoas que não se conhecem já são suficientes para colocá-las em um drama. Tal qual uma peça teatral esse drama se desenrola lentamente. Cada um vai assumindo um determinado papel e assim permanece durante muito tempo: o coitadinho, o dominador, o imaturo, o líder e vários outros. Após a definição desses personagens a mudança perante os outros é muito rara; é o conhecido, a primeira impressão é que fica. Pode parecer chavão, mas é a pura verdade. As pessoas precisam de segurança psíquica em suas relações e quanto mais imaturo é o grupo, maior a rigidez para a manutenção desses papéis. Maior a resistência para a mudança.

Você deve conhecer a história da família pobre que só prosperou depois que sua vaquinha, seu único bem, caiu em um precipício e morreu. Saia da zona de conforto de vez em quando. Jogue a sua vaca no precipício."

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa