Menu

O HOMEM DE MUITAS FORMAS - PEQUENA REFLEXÃO

Atualizado dia 4/17/2007 9:34:46 PM em Autoconhecimento
por Academia Mental


Facebook   E-mail   Whatsapp

1. O que devemos fazer com os dons que recebemos de herança?

2. O que acontece quando sentimos que temos o poder em nossas mãos e podemos ludibriar e enganar outras pessoas?

“Nos confins do Quênia vivia um homem chamado Mbokothe e seu irmão. Seus pais tinham morrido, deixando-lhes apenas duas vacas. “Se eu as der para o feiticeiro, ele vai me conferir poderes mágicos.”, Mbokothe falou.
Tratou então de levá-las para um famoso feiticeiro do país que lhe conferiu o poder de se transformar em qualquer animal que desejasse. Feliz da vida voltou para casa e contou tudo ao seu irmão, mas lhe recomendou que guardasse segredo.
Num dia ele se transformou num belo touro e disse ao irmão para ir vendê-lo no mercado. Um homem o comprou por duas vacas e cinco cabras. No caminho Mbokothe escapou e, usando seu poder mágico, transformou suas patas traseiras em patas de leão. Quando o homem viu as pegadas na terra concluiu, com tristeza, que um leão tinha devorado o touro e foi embora.
Mbokothe esperou um pouco, retomou sua forma humana e rumou para casa.
Na semana seguinte novamente virou touro e seu irmão o vendeu no mercado por dez cabras. O que ele não sabia era que o atual comprador também recebera poderes mágicos do mesmo feiticeiro famoso. Assim, quando o touro lhe escapou, o homem se transformou em leão e correu atrás dele. Prestes a ser capturado, Mbokothe virou pássaro e voou. Então seu comprador se transformou num imenso papagaio e o perseguiu. Mbokothe desceu para o chão e virou antílope. Mais que depressa seu perseguidor assumiu a forma de um lobo.
As transformações foram se sucedendo até que Mbokothe, exausto, desistiu de fugir. “Você venceu”, disse, reconhecendo que mesmo um homem com poderes mágicos um dia encontra alguém capaz de derrotá-lo. “Venha comigo até minha casa que vou lhe devolver suas cabras”, acrescentou.”

Questionamentos e reflexões

1. O que devemos fazer com os dons que recebemos de herança?
Usá-los em beneficio de nosso desenvolvimento.

2. O que acontece quando sentimos que temos o poder em nossas mãos e podemos ludibriar e enganar outras pessoas?
Estamos fadados a sofrer um golpe.

Comentários

Esse conto revela que o que buscamos como recursos no mundo são possibilidades partilhadas por todos. Quando imaginamos que o poder é só nosso, logo perceberemos que isso não é verdade. No conto Mbokothe buscou uma riqueza pessoal acreditando gananciosamente que somente ele poderia alcançar esse recurso, esqueceu que todos têm a possibilidade de percorrer o mesmo caminho. Ele teve que entrar em contato com o fato de que não tinha nenhum poder nem privilégio especial. Pois este privilégio é partilhado por quem busca.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Academia Mental   
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa