Menu

Para que serve a paciência?

Atualizado dia 5/22/2024 11:37:14 PM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

 Para que serve a paciência? Não sei ao certo de quem é esta frase: “a paciência é a ciência da paz”, eu me inspirei em Pierre Weil[1] quando a utilizei pela primeira vez com uma explicação um tanto semelhante.
Sendo assim, eu creio que esta frase praticamente define para que serve a paciência que, a meu ver, serve para pacificar a mente e a alma, proporcionando inúmeros benefícios para a totalidade da vida humana. Porém, podemos nos aprofundar no tema para que fique mais claro a referência.
A paciência pode ser considerada um hábito a ser desenvolvido, uma conduta consciente e persistente em direção a um objetivo ou propósito, pode também ser entendida como a base para a serenidade e paz de espírito. De outro modo, visto como ciência no sentido de estar ciente, consciente do valor da paz.
Ser paciente está na base da persistência e da resiliência, ambos elementos e condutas de superação que permeiam a rota de sucesso e evolução.

Existem centenas de definições para a paciência, algumas simplistas ao extremo, outras de cunho absolutamente filosófico ou religioso, e por aí vão. Ocorre que a paciência de modo mais profundo pode também ser observada como um valor, ou uma virtude que se baseia principalmente no aspecto mental e do aprendizado do autocontrole.
Olhando assim, então vemos que a paciência não é algo assim tão simples ou banal, é algo que em nível consciencial deve ser nutrido profundamente com muita persistência e sabedoria.

 A paciência é um antídoto para a ansiedade, alguns até diriam que é um “santo remédio”. Pura verdade. Não é fácil ser paciente, por isso já afirmei que exige afinco, tenacidade. Alguns até dizem que ser paciente é ser mole, muito devagar etc..
Eu durante um tempo de má convivência familiar, ouvi muitos impropérios (uma palavra elegante para definir xingamentos, desqualificações), simplesmente porque não me adaptava aos quereres que tentavam me impor. Daí que só me libertei deles quando resolvi investir meu tempo e vida naquilo que eu acreditava, ao invés de querer mudar a visão que eles tinham de mim.

Deu certo. De modo paciente fui galgando degrau por degrau até atingir algumas metas existenciais como cursar uma boa universidade, adquirir conhecimento, conquistar um bom trabalho, vida digna etc.. Tudo isso demorou um bom tempo, mas, a paciência e o esforço prevaleceram.
Espero que você seja paciente e perceba que está é apenas uma breve reflexão, talvez o início de um aprendizado maior ou um indicativo para o seu autoaprimoramento. Seja qual for a utilidade deste escrito, ele foi elaborado com muita paciência.
 
[1] Pierre Weil – 1924/2008 - Conhecido educador e psicólogo francês, que residiu muito tempo no Brasil e foi fundador da UNIPAZ, escreveu mais de 50 livros; entre estes O Corpo Fala e A Arte de Viver a Vida.
 
Texto Revisado


 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa