Menu

Para que você precisa ser um salvador?

Atualizado dia 6/2/2022 12:31:18 AM em Autoconhecimento
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

Série Triângulo Dramático - Capítulo 1 - O Salvador
Você é tido como a pessoa a quem todos podem recorrer? 
Sempre disponível para ajudar, preocupado com todos, se culpa quando não consegue fazer o que pedem? 

Uma pessoa boa, caridosa, dedicada, um exemplo para a sociedade. 

Faz tudo pelos outros, pois eles têm tantos problemas e sofrimentos, são verdadeiros necessitados. E, sendo assim, você não tem tempo de olhar para os seus próprios problemas, os quais ficam “sem solução”? 

Mas claro, pedir ajuda está fora de cogitação, é muito mais fácil, por razões inconscientes, “dar” do que “receber”.

Atenção, parece que você está fazendo tudo certo, mas, provavelmente, está aprisionado na “síndrome do salvador”, a qual faz parte do Triângulo Dramático (TD) descrita pelo psicoterapeuta Karpmann, da Análise Transacional. 

Essas são dinâmicas que adoecem a vida e os relacionamentos.

Se você vive como um “Salvador”, terá sempre próximo a você em suas relações, os outros polos da tríade, as “vítimas” e “acusadores”, e é muito comum os papéis se trocarem continuamente entre si.

Quando você for convidado, aberta ou ocultamente, a participar de qualquer relação no formato Triângulo Dramático (TD), esteja consciente e pense bem antes de aceitar. Só se envolva se conseguir trazer soluções saudáveis, sem agravar ainda mais as dinâmicas doentias.

O saudável, para conseguir sair dessas dinâmicas é ser adulto e consciente, e agir como um bom “Ajudante”, conforme nos ensinou Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares no livro “Ordens da Ajuda”. Mas isso fica para outro tema.

Em nossas famílias e relações, como profissionais, advogados, pedagogos ou terapeutas, precisamos estar bem atentos para não nos emaranharmos nas tão comuns relações de triângulos dramáticos.

Dr. Roberto Debski

Médico e psicólogo

Facilitador em Constelações Sistêmicas

Leia o Capítulo 2: O acusador
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa