Menu

QUAL É A SUA EQUIPE?

Atualizado dia 1/25/2009 10:38:47 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em matérias organizacionais fala-se muito de trabalho em equipe. Mas qual será a equipe ideal ou a que, pelo menos, se aproxime da excelência necessária para ser considerada uma boa equipe? Se não há dúvidas de que o sucesso de qualquer empreendimento requer uma equipe de alto nível afinada com os objetivos pré-estabelecidos, então é necessário formular critérios para a escolha e até mesmo para a permanência dos seus membros. Alguns até existem, mas nem todos possuem objetividade suficiente para garantir um modo de aferição confiável ou real. Outros pecam pelo “achismo”, muito em voga hoje em dia.

Para ser objetivo, pergunto: Sendo você um empreendedor admitiria em sua equipe alguém com baixa auto-estima?

À primeira vista pode parecer despropositada tal questão, já que muitos se remeteriam, em primeiro lugar, ao nível de conhecimento que o pretenso candidato deveria possuir e a outros tantos requisitos.

Mesmo assim, insisto: de que vale o conhecimento se o indivíduo não demonstra confiança em suas aptidões? Se ele não possui a mínima noção do seu valor pessoal ou da sua própria competência? Se ele não sabe expressar ou nem tem ciência do grau da sua ambição pessoal ou do significado de sua auto-realização? Se ele não sabe comunicar quais os valores ou princípios que regem sua vida?

Para efeito de informação, todas as situações impressas nestas questões estão relacionadas direta ou indiretamente com o grau de auto-estima do indivíduo.


A auto-estima, excluídas as banalizações decorrentes da ignorância sobre o tema, é um elemento de superior relevância no universo do trabalho e inevitavelmente no sucesso de uma equipe. Indivíduos com baixa auto-estima costumam carregar suas “mochilas” de problemas para o ambiente de trabalho. Têm dificuldades de atuar em equipe, se comunicam mal, são individualistas, pouco criativos e competem negativamente. Estão sempre incorrendo em “jogos psicológicos”, seja no papel de críticos exacerbados ou vítimas; às vezes são submissos demais, “pensam pobre” e contentam-se com qualquer ganho; outras vezes são rebeldes extremados e estão sempre descontentes. Isso sem citar figuras como o bajulador (puxa-saco), o perfeccionista, o sabe-tudo, o dedo-duro, o sabotador, o fofoqueiro, o carreirista e outras tantas figuras que perfazem o rol das pessoas de baixa auto-estima e de difícil relacionamento no trabalho.

 

Neste momento desta breve reflexão o leitor atento já deve estar se perguntando: e o que fazer?

Minha vasta experiência no trato da auto-estima me faz crer que a boa e equilibrada auto-estima é essencial em qualquer setor da existência humana; logo, no trabalho não seria diferente.

Desta conclusão decorre também a idéia de que seja qual for o tamanho da empresa, ela deve estar atenta às gradações comportamentais dos seus trabalhadores; raramente encontramos pessoas totalmente equilibradas existencialmente que não necessitem de alguma atenção qualificada.


Vale lembrar ainda que não se trata de descartar indivíduos de baixa auto-estima, mas de incluí-los através de programas, cursos, palestras, etc., a fim de fornecer-lhes elementos e conteúdo para que desenvolvam suas capacidades de superação para agirem com interdependência, criatividade, dinamismo e outras tantas habilidades, de modo a serem pró-ativos e produtivos no conjunto da equipe de que venham a fazer parte.

O sucesso de toda boa equipe reflete no sucesso pessoal dos seus membros e vice-versa. Logo, por excelência, ela deve possuir no conjunto das suas qualidades e aptidões, uma auto-estima elevada.

 

Boa reflexão e viva conscientemente.


Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa