Reconstrução Afetiva - Em busca de Si mesmo

Reconstrução Afetiva - Em busca de Si mesmo
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tania Paupitz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/22/2025 12:19:34 AM


Diante de uma relação afetiva, especialmente, quando ela chega ao fim, não temos vencedores ou perdedores, apenas duas pessoas que deixaram de cultivar o amor, o respeito, o carinho e a amizade, pois um deles ou, ambos terminam por abandonar todo investimento que um dia prometeram fazer para que o relacionamento não sucumbisse.
Sem que se dessem conta, o amor cedeu lugar ao tédio, ao vazio, a solidão a dois, à amargura, transformando-se numa relação tóxica. 

Muitos, seguem o relacionamento afetivo vivendo sob o mesmo teto, diante de expectativas frustradas, acreditando que, como num passe de mágica tudo possa  repentinamente mudar diante de uma nova chance, do ato de perdoar o outro, ou autoperdoar-se, buscando através do processo de ressignificação e  da aceitação, a realidade de que não podemos mudar o outro e, nem mesmo a situação, mas, sempre haveremos de encontrar uma forma de mudar a nós mesmos.

O despertar da consciência, chega de mansinho à medida que, vamos adentrando no nosso interior, em busca de respostas que, até então acreditávamos estar fora. 
É quando somos surpreendidos sobre o quanto nos encontrávamos distanciados de nós mesmos – do nosso propósito de vida, dos amigos, dos desejos e sonhos acalentados por nossa alma.

Geralmente, nesta fase é quando começam os conflitos emocionais, responsáveis por drenar nossa energia mental, espiritual e física onde,  de alguma maneira,  somos direcionados  para  o “autoencontro”, esse lugar para dentro, onde somos confrontados diante de  nossas próprias verdades internas, geralmente, desvirtuadas da realidade que vivemos...

Isso me faz recordar da frase do famoso Psicanalista Carl Gustav Jung: “Quando um homem olha para fora ele sonha; quando olha para dentro desperta”.

Acredito que é através do despertar da consciência, que damos início ao nosso processo interno de RECONSTRUÇÃO, resgatando nossa própria identidade, redescobrindo quem de fato somos e para onde desejamos seguir, diante do processo de autoconhecimento. 
Esta jornada nos permite que reconheçamos e sejamos gratos,  por todos aprendizados diante das experiências passadas, trazendo-nos a clareza de uma imagem pessoal mais autêntica e verdadeira.

Libertos do jugo das emoções tóxicas que nos tornavam prisioneiros de nós mesmos, seguimos resolutos, confiantes e abertos  para novas possibilidades que se descortinam à nossa frente; integrando nossa escuridão à luz que nos habita. Um ciclo se fecha para o novo entrar,  despertando-nos para a momentos de paz, plenitude e harmonia, diante de um novo caso de amor conosco mesmos.
 
Texto Revisado





 

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Deixe seus comentários:

Veja também


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home