Menu

Respiração boca-a-boca e massagem cardíaca

Atualizado dia 11/20/2007 9:29:19 PM em Autoconhecimento
por Eliane A. Delamuta


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estes procedimentos de emergência para ressuscitação cardiopulmonar, que são baseados nos procedimentos recomendados pela Amercian Heart Association, foram extraídos, com autorização, de Home Organizer for Medical Emergencies, 1992. Direitos reservados ao American College of Emergency Physicians. Utilizados com permissão.

As informações abaixo têm o objetivo de lembrar-lhe como fazer um atendimento de primeiros socorros que não substituem a realização de um curso de ressusitação cardiopulmonar. Todas as pessoas da família deveriam fazer um curso desses.

A. Vias aéreas

1. Se você encontrar uma pessoa desmaiada verifique se ela está inconsciente. Se ela não responder, grite por socorro/ajuda. Ligue para 193 ou o número do serviço de resgate local.
2. Se a vítima não estiver deitada sobre as costas, "role" a vítima, movimentando todo o corpo de uma só vez como um bloco, posicionando-a sobre as costas.
3. Abra as vias aéreas da vítima. Levante delicadamente o queixo da vítima com uma das mãos, enquanto empurra a testa para baixo com a outra mão, movimentando assim a cabeça para trás. Lesão no pescoço/coluna: se a vítima tiver sofrido uma lesão no pescoço ou na coluna (como em acidentes ocorridos em mergulhos, acidentes automobilísticos, quedas de altura, etc.) abra as vias aéreas levantando o queixo, mas sem inclinar a cabeça da vítima para trás. Se as vias aéreas continuarem bloqueadas, incline a cabeça vagarosamente e delicadamente até que elas fiquem desobstruídas.
4. Uma vez abertas as vias aéreas, verifique se a pessoa está respirando.
5. Se abrir as vias aéreas não fizer com que a pessoa respire sozinha, você deve iniciar a respiração boca-a-boca.

B. Respiração boca-a-boca

1. Tampe o nariz da vítima usando o seu polegar e o indicador. Ponha a palma da sua mão sobre a testa da vítima para manter a cabeça na posição inclinada. A outra mão deve permanecer embaixo do queixo da vítima, levantando-o.
2. Imediatamente, expire 2 vezes na boca da vítima, mantendo a sua boca na dela, para evitar que o ar saia sem ir para os pulmões da vítima.

C. Circulação (Massagem cardíaca)
1. Depois de dar duas expirações completas, localize o pulso da vítima para verificar se o coração está batendo. Para encontrar o pulso, use a mão que está dando suporte ao queixo para localizar o pomo-de-adão (caixa vocal). Escorregue os dedos para baixo, dentro do vão logo ao lado do pomo-de-adão. Sinta o pulso. Se você não conseguir sentir o pulso, deve providenciar uma circulação artificial associada à respiração boca-a-boca.
2. Ajoelhe-se ao lado do peito da vítima.
3. Com os dedos indicador e médio da sua mão que está mais próxima das pernas da vítima, localize o ponto onde as costelas inferiores se juntam no meio do peito.
4. Coloque a palma da mão sobre o osso no meio do peito (esterno), junto do ponto onde as costelas inferiores se juntam. Coloque a sua outra mão sobre a mão que já está posicionada sobre o osso do peito (esterno). Certifique-se de manter os seus dedos afastados da caixa torácica (costelas). Você pode achar mais fácil entrelaçar os dedos.
5. Posicione os seus ombros exatamente na direção do esterno da vítima. Pressione para baixo, mantendo os braços retos (não dobre os cotovelos). Em vítimas adultas, comprima o esterno em torno de 3,5 a 5 centímetros. Então relaxe completamente a pressão exercida sobre o esterno. Não retire as mãos do peito da vítima entre uma massagem e outra, apenas diminua a pressão exercida, permitindo que o peito da vítima retorne à posição inicial. As compressões e relaxamentos devem ter a mesma duração.
6. Se você precisar fazer sozinho tanto a respiração boca-a-boca quanto a massagem cardíaca, a proporção adequada de movimentos deve ser de 15 compressões no peito para cada 2 respirações. Você deve fazer a massagem cardíaca comprimindo o peito da vítima com uma freqüência de 80 a 100 vezes por minuto.
7. Continue fazendo o atendimento de primeiros socorros - respiração boca-a-boca e massagem cardíaca - até a chegada do resgate.

No caso de bebês até 1 ano e crianças de 1 a 8 anos

A. Vias aéreas
Tenha cuidado para não inclinar demais a cabeça para trás. O pescoço da criança é tão flexível que se inclinado em excesso, pode bloquear em vez de abrir passagem do ar.

B. Respiração
Não tente tampar o nariz de um bebê que não está respirando. Cubra o nariz e a boca com sua boca durante a respiração boca-a-boca e respire devagar (1 a 1 e meio segundo por respiração), colocando uma pressão de ar suficiente para fazer com que o peito da criança se eleve. Em crianças pequenas, tampe o nariz com sua mão e cubra apenas a boca com sua boca, e respire na mesma velocidade usada em bebês.

C. Circulação
PULSO: Em bebês, procure o pulso sentindo a parte de dentro do braço, entre o ombro e o cotovelo. Em crianças, o pulso é verificado da mesma maneira que nos adultos (no pescoço).
MASSAGEM CARDÍACA:
BEBÊS:
1. Use apenas as pontas do dedo médio e o indicador de uma das mãos para comprimir o peito sobre o esterno. A outra mão pode ser colocada em baixo da criança para fornecer firmeza e suporte à compressão.
2. Comprima o esterno entre 1,5 e 2,5 centímetros com uma velocidade de pelo menos 100 vezes por minuto.
3. As respirações devem ser feitas em uma pausa da massagem cardíaca, após cada 5 compressões no peito.
4. Continue fazendo a respiração boca-a-boca e a massagem cardíaca até a chegada do socorro.
CRIANÇAS de 1 A 8 ANOS:
1. Use apenas a palma de uma mão para fazer a massagem cardíaca.
2. Comprima o esterno entre 2,5 e 3,5 centímetros, dependendo do tamanho da criança. A velocidade deve ser de 80 a 100 vezes por minuto.
3. As respirações devem ser feitas durante a pausa da massagem cardíaca, a cada 5 compressões no peito.
4. Continue fazendo a respiração boca-a-boca e a massagem cardíaca até a chegada do socorro.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eliane A. Delamuta   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa