Menu

SEGUNDA ATITUDE - ALIMENTE-SE CORRETAMENTE (PARTE II)

Atualizado dia 10/21/2007 12:45:56 PM em Autoconhecimento
por Pousada Casa de Pedra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por Donezetti Teixeira de Oliveira

Conhecer melhor os nutrientes de que o organismo necessita é de vital importância. A alimentação saudável evita grande quantidade de doenças da vida moderna. Cientistas afirmam que 72% das doenças são causadas por alimentação desequilibrada.

Assim como cada célula no universo, o organismo humano foi destinado a uma finalidade única: a realização completa e perfeita de cada parte que o compõe. Este corpo magnífico que nos carrega por toda a parte é destinado a controlar a dificuldade natural mais externa e ultrapassá-la sem um traço qualquer de perda de eficiência. Esta máquina altamente sensível fornece mobilidade, prazer, força e ação e proporciona o lugar de repouso para a alma.

É somente pelos atrativos da vida moderna que o homem se esquece de como empregar as energias dentro de si mesmo de forma construtiva. A perda da consciência custou-lhe tudo que uma vez lhe foi caro e valioso. Uma de suas perdas mais pungentes é a saúde e a mobilidade de seu próprio corpo. O corpo humano tem esperado bastante tempo para readquirir sua força. Ele deve uma vez mais ser capaz de funcionar de acordo com a finalidade para a qual foi destinado: a realização própria e a expressão da alma humana. E através das escolhas com consciência, isso pode voltar a ter lugar em nossas vidas.

O corpo exige bom alimento, alimento integral, cheio de vida e energia. Quando recebe energia ativa para empregar como combustível pode realizar todas as suas funções com um mínimo de desgaste, enquanto proporciona o máximo de energia. Todo o alimento que não for facilmente convertido em força vital pelo corpo pode ser considerado inútil. Os alimentos que criam energia ativa, por outro lado, são úteis e benéficos. Para que o peso do corpo seja equilibrado a balança energética deve estar também equilibrada, isto é, a assimilação de energia deve ser equivalente ao seu consumo. A regulação da assimilação de energia deve ser equivalente à qualidade dos alimentos ingeridos e é comandada por complexos mecanismos.

Os hormônios, certos produtos metabólicos, o sistema nervoso e ainda fatores fisiológicos desempenham também um papel importante. A pessoa saudável pode confiar nas suas sensações de fome e saciedade como indicadores para a quantidade correta de alimentos que deve ingerir, desde que se alimente de forma equilibrada. A fome é um estado permanente que apenas é interrompido pela sensação de saciedade. Tal como muitas outras funções de importância vital, a exigência de alimento também é definida pelo cérebro. Existem estímulos internos e externos que são transmitidos através do sistema nervoso e do aparelho circulatório e que atuam sobre a sensação de fome ou de saciedade. Alimentação forma sangue e o sangue forma células; sendo assim, a qualidade da alimentação forma a qualidade do sangue e a qualidade do sangue forma a qualidade das células somáticas, formando saúde e qualidade de vida.

Não queremos aqui fornecer regras nem normatizar ou padronizar o tipo de alimentação, mas, sim, criar uma consciência mais elevada onde cada indivíduo assuma essa consciência e aprenda a usar o poder da livre escolha com equilíbrio. Existe uma série de alimentos que devemos evitar, que são aqueles que diminuem a capacidade de eliminar os resíduos ou aqueles que provocam obstruções no corpo, prejudiciais ao seu crescimento. Os alimentos que purificam e libertam seus sistemas de energia estagnada auxiliam seu crescimento e sua evolução para um estado mais saudável e de maior consciência.

A cura está baseada no movimento e liberação da energia presa ou bloqueada, estabelecendo um fluxo livre. Carne, ovos, queijo, frango e outros produtos de origem animal produzem endurecimento ou tensão no corpo, reduzindo a flexibilidade e o fluxo de energia através dos chacras, dos meridianos e das células do corpo. Podemos também estar preocupados com problemas externos como trabalho, dinheiro, saúde e o tempo para reagir com satistação e criatividade ao estímulo sexual.

Por outro lado, uma alimentação rica em açúcar, refrigerantes, chocolates, temperos fortes, frutas tropicais e outros alimentos muito yin dissipam a energia a ponto de nos fazer sentir incapazes de realizar as tarefas diárias, incluindo as que envolvem a sexualidade e o relacionamento.

Portanto, o que comemos afeta não apenas as condições físicas, mas também a perspectiva do sexo. Os alimentos de origem animal estimulam o corpo a produzir testosterona e outros hormônios mais yang e suprimem a produção de estrogênio e de outros hormônios yin, exceto nos casos em que o gado tenha sido alimentado com estrogênio artificial. O excesso de hormônios masculinos pode fazer com que as pessoas pensem e ajam de forma mais agressiva.

Quando estamos saudáveis as dificuldades e as pressões do dia-a-dia são vistas como desafios que nos revigoram e nos energizam. A flexibilidade de nossos pensamentos está relacionada à flexibilidade de nosso corpo. Se reagimos aos desafios de forma criativa ou se nos sentimos sobrecarregados por eles, isso se deve ao nosso estado de saúde.

O momento da alimentação deve se revestir de um completo cerimonial em que o alimento conversa com o organismo e lhe oferece todas as coordenadas para que se antecipe, preparando a recepção de maneira harmoniosa e produtiva, sem atropelos. O homem é uma máquina de combustão e necessita de "gasolina" da melhor qualidade. É pela absorção da matéria-prima vinda da alimentação que o organismo vai elaborar substâncias vitais para a renovação celular e que são responsáveis por todo o seu funcionamento e equilíbrio.

Em última análise, cada pessoa deve encontrar seu próprio equilíbrio de alimentos e suas curas dietéticas. Penetre em sua própria consciência e ouça seu corpo cuidadosa e honestamente. Isso nem sempre é fácil. Além de seus próprios padrões negativos que podem estar longe de lhe conceder um controle, você encontrará dúzias de diferentes teorias sob todos os ângulos. Faça experiências com seus alimentos até encontrar o equilíbrio de acordo com a sua estrutura. Informe-se e tempere a sua alimentação com sensibilidade honesta e consciente das necessidades de seu corpo. Seus verdadeiros valores e desejos lhe orientarão a uma conscientização a respeito do alimento. Quanto mais rápido o processo digestivo, mais energia é produzida e mais equilibrado estará o seu sistema nervoso. Seu corpo foi projetado para durar 180 anos com saúde e não para adoecer ou viver cansado. Cada célula, cada sistema em seu corpo foi projetado para funcionar com perfeição. Todos os instintos básicos do ser humano foram aparelhados com esta finalidade.

Com a permissão de executar a sua função, o corpo humano se restabelecerá e se rejuvenescerá de uma maneira que a ciência ainda não foi capaz de pretender compreender. Os princípios da natureza são explícitos. Uma motivação invariavelmente vai acontecer com os progressos que se estão realizando com o seu coração, que ganha mais disposição e energia.

“Conhece-te a ti mesmo e estarás mais próximo de mim”, disse o Mestre Jesus. Ouça a voz profunda do seu coração que anseia por uma vida melhor. Tome uma atitude, decida melhorar a sua alimentação e certamente terá uma saúde perfeita.

Aguarde a próxima atitude!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Pousada Casa de Pedra   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa