Home > Autoconhecimento
Ser Autêntico II

Ser Autêntico II

por Willes S. Geaquinto

Numa palestra sobre o tema, fizeram-me a seguinte pergunta: “Meus pais nunca me ensinaram a autenticidade; durante muito tempo eu os vi mentirem para outras pessoas, então, como posso ser autêntico? ” Esta reflexão tem como base a resposta dada naquele momento.
Infelizmente, o modelo de educação que impera já há muito tempo não estimula a autenticidade, parece inexistir vontade de dar clareza ao verdadeiro valor da honestidade. Pelo contrário, desde a mais tenra idade ensina-se a negar ou disfarçar sentimentos, emoções e, muitas vezes, os próprios sonhos e desejos. Aprende-se que, para “se dar bem na vida” e ser bem aceito pelos outros, o indivíduo deve privar-se de ser ele mesmo.

Por variados motivos, desde cedo alguns pais, professores e outras pessoas que influenciam na educação da criança, “ensinam”, equivocadamente, que sentimentos como raiva, dor, tristeza e medo e, até mesmo, sentimentos positivos como amor, afeto, alegria, não devem ser manifestados a todo o momento, como se houvesse ocasião certa para externar o que se sente.
O que decorre disso, segundo Nathaniel Branden, é que essa prática inibidora e inadequada pode transformar-se “numa das mais dolorosas e perturbadoras experiências da infância, que a maioria das pessoas tende a reprimir, que é a percepção de que todos os adultos são mentirosos. Essa percepção pode se transformar numa barreira ao entendimento e à valorização da autenticidade...”.


Embora seja tolice, alguns indivíduos acreditam que em determinados ambientes, é imperativo reprimir emoções autênticas para que uma falsa harmonia seja mantida. É próprio também de pessoas inseguras utilizarem essa repressão como mecanismo de defesa diante de situações onde deveriam se expressar com maior firmeza. O que só faz prejudicar o desenvolvimento delas, pois, em razão dessa atitude, que é repetitiva, vivem a fugir constantemente dos seus desafios ou dificuldades existenciais.

Pessoas autênticas talvez sejam minoria, porém, são mais afortunadas, já que praticam aquilo que acreditam e lutam pelo que almejam. Em sendo assim, creio que este é um bom motivo para que você apreenda ser o mais verdadeiro possível. Lembrando ainda que nosso crescimento espiritual está intimamente ligado à autenticidade com que vivemos.
Texto Revisado



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 2 Atualizado em 09/01/2018

Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: willesterapeuta@bol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Como ganhar espaço interno
Como anda o meu julgamento?
A geração dos homens banana
Como livrar-se das angústias
Estar feliz não é ser Feliz
Reprograme seu cérebro: Como lidar com emoções intensas?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa