Home > Autoconhecimento

Ser Autêntico II
por Willes S. Geaquinto

Ser Autêntico II

Numa palestra sobre o tema, fizeram-me a seguinte pergunta: “Meus pais nunca me ensinaram a autenticidade; durante muito tempo eu os vi mentirem para outras pessoas, então, como posso ser autêntico? ” Esta reflexão tem como base a resposta dada naquele momento.
Infelizmente, o modelo de educação que impera já há muito tempo não estimula a autenticidade, parece inexistir vontade de dar clareza ao verdadeiro valor da honestidade. Pelo contrário, desde a mais tenra idade ensina-se a negar ou disfarçar sentimentos, emoções e, muitas vezes, os próprios sonhos e desejos. Aprende-se que, para “se dar bem na vida” e ser bem aceito pelos outros, o indivíduo deve privar-se de ser ele mesmo.

Por variados motivos, desde cedo alguns pais, professores e outras pessoas que influenciam na educação da criança, “ensinam”, equivocadamente, que sentimentos como raiva, dor, tristeza e medo e, até mesmo, sentimentos positivos como amor, afeto, alegria, não devem ser manifestados a todo o momento, como se houvesse ocasião certa para externar o que se sente.
O que decorre disso, segundo Nathaniel Branden, é que essa prática inibidora e inadequada pode transformar-se “numa das mais dolorosas e perturbadoras experiências da infância, que a maioria das pessoas tende a reprimir, que é a percepção de que todos os adultos são mentirosos. Essa percepção pode se transformar numa barreira ao entendimento e à valorização da autenticidade...”.


Embora seja tolice, alguns indivíduos acreditam que em determinados ambientes, é imperativo reprimir emoções autênticas para que uma falsa harmonia seja mantida. É próprio também de pessoas inseguras utilizarem essa repressão como mecanismo de defesa diante de situações onde deveriam se expressar com maior firmeza. O que só faz prejudicar o desenvolvimento delas, pois, em razão dessa atitude, que é repetitiva, vivem a fugir constantemente dos seus desafios ou dificuldades existenciais.

Pessoas autênticas talvez sejam minoria, porém, são mais afortunadas, já que praticam aquilo que acreditam e lutam pelo que almejam. Em sendo assim, creio que este é um bom motivo para que você apreenda ser o mais verdadeiro possível. Lembrando ainda que nosso crescimento espiritual está intimamente ligado à autenticidade com que vivemos.
Texto Revisado


 


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Com método próprio trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos e fobias. Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 3212-5653 site: www.viverconsciente.com.br 
E-mail: willesterapeuta@bol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 09/01/2018

Veja também
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?
A releitura da nossa infância sob a ótica reencarnacionista
Estar no mundo sem ser do mundo

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 20 de março de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa