Menu

SER FELIZ

Atualizado dia 4/23/2007 11:11:33 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ser feliz! Eis uma questão que muitas vezes suscita mais debates filosóficos do que algo prático. Alguns questionam se existe felicidade, outros querem saber o que é felicidade e, ainda, há uma grande maioria que quer mesmo saber a receita da felicidade ou onde encontrá-la; melhor ainda se isso não lhes exigir nenhum esforço.

Eu, de minha parte, acho tudo isso debalde, inútil mesmo. Porque entendo que a felicidade é um conjunto de estados de bem-estar e, em sendo assim, ela está presente em cada bom e prazeroso momento da vida.

Partindo desse enfoque positivo a questão que se apresenta não é se a felicidade existe ou não existe, mas se sabemos qualificar esses estados de bem-estar, se sabemos valorizá-los adequadamente. Em síntese, este é o desafio a ser vencido por quem deseja ser feliz. Porque desafio? Porque para a maioria das pessoas é mais fácil falar de infelicidade, infortúnios e frustrações do que confrontar esse viciante modelo existencial que superestima as ocorrências negativas e alimenta o vitimismo, o sentimento de pena de si mesmo.

Posto que seja natural em nós o desejo de sermos felizes, a solução está em aprimorarmos nossa racionalidade para melhor aquilatarmos o que realmente nos faz ou fará felizes evitando, assim, a perda de tempo de corrermos atrás de ilusões ou prazeres efêmeros que, além de não nos preencherem a existência nos fazem perder a fé em nós mesmos.

Acredite: ser feliz depende de multiplicarmos nossos estados de bem-estar, nossos momentos felizes. E essa prática está ligada substancialmente à qualidade do que sentimos e vivenciamos, porquanto a felicidade se alimenta de tudo quanto de positivo nos nutre o corpo, a mente e o espírito. Daí decorre a certeza de que mesmo em porções a felicidade existe e está ao alcance de quem conscientemente faz o melhor por si mesmo.

Boa reflexão para você.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa