Menu

SER ou TER - Eis a questão!

Atualizado dia 3/14/2008 2:38:42 PM em Autoconhecimento
por Daniela M. P. de Azevedo


Facebook   E-mail   Whatsapp

O fenômeno “The Secret” (O Segredo) contaminou o mundo inteiro. Depois do documentário, milhares de pessoas expõem sua visão contrária ou partidária ao filme. O assunto é tratado em todos os lugares.

“Com o Segredo você pode ser ou ter tudo o que quiser!” Esta é uma das frases do filme. Refletindo sobre ela, passei a observar o quanto nós estamos mais ligados em TER do que em SER. No próprio documentário, o que mais prevalece é aquilo que você pode TER com a utilização correta da Lei de Atração, mas pouco se fala em SER. Como utilizar a Lei de Atração para SER melhor? Como utilizar O Segredo para transformar quem somos em pessoas mais inteiras, sem tantos medos, angústias e tristezas?

Penso que o TER vem depois do SER. Quando sabemos quem somos podemos TER tudo que quisermos. Então, porque buscamos primeiro o TER? Passamos a maior parte do tempo numa busca frenética por conquistar essa ou aquela pessoa, ou então, em ter mais dinheiro, em ter um carro melhor, uma casa maior, enfim, inúmeras possibilidades de TER sempre mais.

É hipocrisia dizer que não precisamos de nada. É claro que precisamos! Queremos ter coisas, objetos, melhorar de vida. Isso é natural e acredito que se estamos na Terra, temos esse direito. No entanto, quantas vezes em nome disso, nos perdemos? Deixamos de saber quem somos, perdemos nossa essência, colocando máscaras para conseguirmos sobreviver num mundo onde a maior parte busca a mesma coisa.

Acredito que saber quem somos envolve muito mais do que essa vida que vivemos agora. Quem somos hoje é reflexo de quem fomos ontem, em outras experiências reencarnatórias. Trazemos ao longo dos séculos crenças e comportamentos que muitas vezes estão inconscientes e que, por isso, impedem o nosso caminhar no presente.

É necessário um trabalho sério e profundo para identificarmos quais crenças de quem SOMOS impedem de conquistarmos o que queremos e o que precisamos TER hoje.

Caso Clínico*

B. de 30 anos tem muita vontade de ter um relacionamento gratificante, com um homem especial, ter uma família e ser muito feliz. Após assistir “O SEGREDO” passa a pensar que vai ter o que deseja na sua vida. Mentaliza o que quer todos os dias. Observa que “como por milagre” os homens começam a aparecer na sua vida, convidando-a para sair. Ela pensa: “Nossa, isso funciona!” E funciona mesmo. No entanto, no segundo ou terceiro encontro ela sente algo que já conhece há muito tempo: MEDO, que chega de mansinho sem saber exatamente porquê. Esse medo aumenta tanto que a impede de passar do terceiro encontro.

Quando vem pra terapia, através da regressão de memória, ela se vê em várias vidas sendo abandonada pelos homens. Se apaixonava, se entregava e aí eles iam embora. B. percebe que essas experiências fizeram com que em determinado momento decidisse não mais se entregar aos homens, a uma relação afetiva. Decidiu que não mais se apaixonaria. E essa decisão refletia a cada encontro, a cada nova tentativa de realizar seu sonho de amar, ser amada e ter uma família.

Esse exemplo serve para refletirmos sobre a utilização da Lei de Atração. Atraímos aquilo que pensamos e realmente foi o que aconteceu com B. Porém, ela atraiu o que queria, ou seja TER um relacionamento, mas não conseguiu mantê-lo, pois algo mais forte dentro dela impedia, isto é, ela precisava SER diferente de suas personagens do passado, precisava se desidentificar de sua decisão no passado de não mais se entregar por medo de sofrer. Teve que tomar uma nova decisão de se permitir ser feliz hoje para assim atrair e manter o amor em sua vida.

Acredito que para utilizarmos O Segredo em nossas vidas precisamos conhecer um pouco mais de nós mesmos. A Lei de Atração funciona, mas como tudo na vida, não é mágica. É necessário autoconhecimento para que possamos distinguir se queremos SER ou TER, em primeiro lugar.

* O caso clínico foi exposto de forma bem resumida somente para exemplificar a Lei de Atração e as crenças que mantemos e que dificultam o processo de conquista daquilo que desejamos.

Daniela M. P. Azevedo
Psicóloga, terapeuta floral e terapeuta de vida passada.
Atua em consultório realizando atendimentos a adolescentes e adultos.
Cons.: (11) 3699-3517
www.psicoterapiatranspessoal.blogspot.com
[email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Daniela M. P. de Azevedo   
Daniela M. P. Azevedo, psicóloga e psicoterapeuta. Possui consultório em Osasco, realizando atendimentos para crianças, adolescentes, adultos e casais. Para agendamento de consultas, entrem em contato por meio dos telefones: (11) 3699.3517 ou (11) 8643.6826
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa