Menu

SHIRODHARA - A Terapia Ayurvédica da Mente

Atualizado dia 6/22/2008 2:30:47 AM em Autoconhecimento
por Erick Schulz


Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra Shirodhara em sânscrito significa: Shiro = Cabeça e Dhara = Fluxo.

Shirodhara é o fluxo de óleo morno sobre a testa logo acima das sobrancelhas, na região do Ajana Chakra. É uma das mais divinas e relaxantes terapias que se possa experimentar. Após essa terapia o paciente irradia frescor na pele, saúde, vitalidade e profundo bem estar, demonstrando um sorriso de serenidade.

Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro. Então, determinados distúrbios cuja causa principal está no sistema neurológico podem encontrar, através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo.

A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara. Segundo essa filosofia, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotálamo, ou do centro motor; é necessário que se nutra o prana. Através da nutrição do prana o indivíduo poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.

Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.

É uma terapia indicada para todas as estações do ano e para os três doshas. Deve ser aplicada entre 7hs e 10hs da manhã (preferencialmente). Pode ser aplicada também entre 14hs e 17hs. Em último caso, pode ser aplicada à noite, quando o paciente não se expuser ao frio e nem ao sereno.

Procedimento:
O paciente fica deitado sobre uma maca com a cabeça apoiada em uma almofada. No formato original a maca é de madeira com um desenho apropriado para que o óleo possa escorrer e ser recolhido pelo terapeuta.
O Dhara (dhara patra ou bowl - reservatório de óleo pendurado acima da cabeça do paciente) deve estar a uma altura de 6 a 7 cm. O terapeuta prepara o óleo adequado ao paciente na quantidade de cerca de 1 litro. Com um fogareiro, deve-se aquecer o óleo e em seguida despejá-lo dentro do Dhara (bowl). O fluxo do óleo deve ser contínuo e com temperatura no máximo 2° acima da do paciente. Antes de acabar o óleo do Dhara (bowl), deve-se aquecê-lo novamente e despejá-lo de volta. Repetir o procedimento até atingir o tempo necessário da terapia.

O importante é analisar como o paciente se encontra no momento em que se realiza o shirodhara; não se ater em minutos e sim na atenção do paciente. Seguir um tempo médio de 45 minutos é o ideal; o tempo mínimo é de 30 minutos.

É totalmente normal o paciente não se sentir confortável ou sentir algum incômodo durante as primeiras seções de shirodhara. Recomendamos que faça o shirodhara gradualmente, com o tempo aumentando a cada seção, pois quando o paciente perceber já estará realizando shirodharas de 1 hora.

Os atendimentos são realizados no Instituto de Cultura hindu Naradeva shala, numa sala apropriada, com maca de madeira, por Erick Schulz e sua equipe, treinada por profissionais no Brasil e na Índia.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Erick Schulz   
Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa